voltar

4 VANTAGENS DA ASSESSORIA ATUARIAL PARA O MERCADO SEGURADOR

31.03.2021
Assessoria Atuarial MDS

Apesar dos graves efeitos da crise do coronavírus e das variações sofridas pelo PIB brasileiro durante todo o ano, o setor segurador registrou um crescimento de 1,3% em 2020. Os dados foram divulgados na edição 37 da Conjuntura CNseg.  Para o Presidente da entidade, Márcio Coriolano, "o setor cumpriu a sua missão de desonerar o Governo de gastos para o amparo à sociedade”.   

Nesse sentido, preparamos um blogpost para falar da importância da assessoria atuarial frente à nova dinâmica do mercado segurador, inclusive pelo crescimento das insurtechs, os produtos inovadores e, também, os novos riscos como consequência da pandemia de covid-19. Isso porque a expertise dos atuários é um ponto-chave para assegurar o crescimento sustentável dos negócios, o que inclui a gestão dos riscos inerentes aos programas de benefícios empresariais. 

Em 2019, o Brasil contava com 2.340 atuários, dos quais um quarto deles já trabalhava diretamente no segmento de seguros e resseguros, conforme as estatísticas do Instituto Brasileiro de Atuária (IBA). Ou seja, são profissionais muito requisitados, devido à especialização e à proficiência na hora de precificar e administrar as respectivas apólices. E não seria diferente quando falamos das cestas de benefícios que são disponibilizadas aos colaboradores.  

Qual é o significado de atuário nesse mercado segurador? 

A ciência atuarial compreende a análise dos riscos e, consequentemente, o cálculo dos prêmios, indenizações, probabilidades e reservas das operações de seguros. Em outras palavras, trata-se de uma função vital no mercado segurador. Aliás, o dia do atuário é celebrado em 3 de abril para reconhecer aqueles que ajudam a proteger o futuro das pessoas e das empresas. 

E como os atuários contribuem para essa nova dinâmica do segmento de seguros? 

A "nova era” do mercado segurador é marcada pelo "boom” das startups de seguros, bem como pela ampliação das coberturas (dos equipamentos portáteis até a saúde dos pets) em paralelo à modernização dos produtos, a exemplo do formato intermitente ou pague-pelo-uso (pay-per-use, em inglês).  

Portanto, as novas demandas exigem esforços redobrados por parte dos atuários, os quais atuam em dois ramos. O primeiro deles é focado nas análises e nos cálculos relativos aos eventos de nascimento, morte, doença, invalidez, desemprego e aposentadoria. Já o segundo abrange as demais áreas securitárias, como: fogo, garantia das obrigações contratuais, responsabilidade civil, veículos e outras. 

Mas qual é a relação do atuário com os benefícios oferecidos pelas empresas aos seus funcionários? 

Para facilitar o entendimento sobre o que é assessoria atuarial no contexto do mercado segurador, recomendamos o podcast a seguir, que aborda a importância da contabilização dos benefícios aos empregados, como compromissos de longo prazo nas demonstrações financeiras das companhias. Cabe ressaltar que esse é um procedimento de extrema relevância, no tocante à transparência e à governança, garantindo assim que a empresa não tenha "surpresas” em momentos críticos. 


Por sinal, nesse episódio do programa Atuária | Gestão de Riscos, os especialistas citam como exemplo a venda de uma unidade de negócios e os fatores que podem inviabilizar essa operação. No caso, um comprador geralmente avalia os referidos compromissos no processo chamado de Due Diligence, visando tomar decisões assertivas em face de um investimento em potencial.  


4 vantagens de contar com o apoio do profissional atuário no mercado segurador 

A solução de assessoria atuarial viabilizada pela corretora MDS propicia um amplo rol de vantagens, com ênfase em mitigar, reduzir e evitar os riscos relacionados aos programas de benefícios das organizações. 

Para tal, listamos cinco desses diferenciais: 

  1. Análise minuciosa dos riscos referentes aos pacotes de benefícios que são oferecidos aos funcionários, abrangendo: assistência médica, seguro de vida em grupo, bônus, plano de aposentadoria, multas do FGTS por eventuais demissões sem justa causa, etc. 
  2. Diagnóstico da situação atual dos benefícios mantidos pela empresa, seguido do aconselhamento para possibilitar a efetiva redução dos riscos de passivos atuariais. 
  3. Avaliação atuarial para fins de atendimentos às leis e demais normas definidas pelas  autoridades competentes, em âmbito nacional e internacional, como, por exemplo: CVM / CPCIFRS / IAS e, ainda, US GAAP. 
  4. Suporte contínuo, realizado por intermédio de uma equipe altamente qualificada, aliando o nosso know how na gestão de benefícios com a tecnicidade e a acuracidade dos  assessores atuariais. 


Em síntese, os atuários estão contribuindo muito para mudar a percepção de que os seguros são somente produtos, quando, na realidade, representam soluções efetivas, que resguardam as pessoas e as organizações de um amplo rol de imprevistos.
 

Expertise em ciência atuarial 

Na MDS, contamos com a Roberta Porcel, Atuária certificada e membro do Instituto Brasileiro de Atuária – IBA, com mais de 26 anos de experiência no setor, especializada nas áreas de Benefícios, Previdência Complementar, Seguros e Gestão de Riscos Atuariais. 

Por falar nisso, quer conhecer mais detalhes sobre as soluções taylor-made da MDS, que se destacam no mercado segurador, no Brasil e em vários outros países? Então, não perca tempo: 

Além disso, aproveite para conferir mais conteúdos em nosso Blog, que são voltados tanto para resguardar as pessoas quanto para fomentar a cultura de excelência na gestão empresarial. Afinal, a ambição da MDS reside justamente em proteger o seu mundo! 


#MDSBrasil #MDSGroup #Atuario #Profissoes 
Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, você está consentindo o seu uso.Saiba mais

Compreendi