voltar

COMO FUNCIONA O SEGURO DE VIDA E PARA QUE SERVE?

17.02.2022
Seguro de Vida MDS Brasil

Os dois últimos anos trouxeram à tona a consciência de que os riscos estão próximos e por toda a parte. E essa percepção de vulnerabilidade tem levado uma parcela cada vez maior de brasileiros a buscar um seguro de vida.  Um levantamento da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi), feito em setembro de 2021, apontou que apesar do setor apresentar sinais de crescimento, somente 15% da população brasileira possui um seguro de vida. 


A busca por esses seguros aumentou 19% no
s primeiros seis meses de 2021, os dados são positivos se comparado ao ano anterior. O crescimento, embora modesto, indica que as pessoas começaram a perceber como é importante se preparar com antecedência para os riscos. 
 

Ainda assim, o Brasil se destaca negativamente quando comparamos o cenário com outros países, como os Estados Unidos, que possuí uma taxa de 70% de americanos com seguro de vida. No Japão, os números são ainda mais impressionantes e chegam a bater 90%. 


Quando se trata de seguro de vida, muitas vezes surge a pergunta: como funciona o seguro de vida? Eu realmente preciso? Posso investir dinheiro de forma eficaz a longo prazo? As respostas não são tão simples porque dependem das circunstâncias.
 Por via de regra, as pessoas comparam este instrumento de investimento com um depósito bancário de rentabilidade, mas esquecem o principal objetivo do seguro de vida: cuidar do seu próprio futuro e de sua família

Dependendo dos objetivos de sua poupança e situação de vida, o seguro de vida é uma boa escolha para: provisão de pensões, proteção financeira para os dependentes em caso de morte, veículo de reembolso ou garantia de empréstimos.  

Saiba tudo sobre seguro de vida lendo este post até o fim!  

O que é o seguro de vida? 

O Seguro de Vida existe para proteger financeiramente sua família em caso de invalidez ou falecimento, para que os beneficiários não tenham dificuldades financeiras.  Trata-se de um planejamento financeiro que garante uma renda nos momentos mais delicados da vida por meio de indenização de valor previamente contratado e com liquidez. 


Por meio deste produto, você pode desfrutar de uma ampla rede de benefícios de seguradoras parceiras, como descontos em farmácias, academias, restaurantes, spas, clínicas de estética, teatros, e muitos outros estabelecimentos. 


Como funciona o seguro de vida?
 

O seguro de vida com formação é em sua essência um produto de poupança. O contrato é celebrado com uma seguradora em que se especifica o prazo, a importância segurada e os beneficiários. Você paga um valor que pode ser mensal ou anual, e quando ocorre o evento, a seguradora realiza o pagamento ao beneficiário ou ao próprio segurado.  

Por exemplo, se algo acontecer de repente com você, seus dependentes estarão financeiramente cobertos. O seguro de vida paga uma quantia acordada, o que permite à família compensar a perda de renda. A cobertura para doenças graves será paga se você for diagnosticado com uma das doenças cobertas, permitindo que você se concentre em melhorar.

Qual a importância do seguro de vida? 

Mas por que o seguro de vida é importante? Quando você tem uma família, quer que ela seja bem cuidada. O seguro de vida paga uma indenização no valor contratado previamente em caso de falecimento do segurado. Essa indenização auxilia em despesas emergenciais como custos com inventário, manutenção do padrão de educações dos filhos e de vida. 

Quanto custa um seguro de vida? 

Os custos do seguro de vida variam. Tomemos como exemplo uma pessoa com 30 anos, que opta por cobertura básica de Morte, Invalidez Permanente por Acidente + Assist Funeral e capital R$ 50.000,00.  

É possível pagar a partir de R$ 20,00 por mês. Lembre-se de que esse é o mínimo que você pode esperar pagar, já que os prêmios baseiam-se em uma série de fatores.  


O que determina o custo do seguro: 

Sexo e idade 

A taxa de pagamento é baseada na idade. Quanto mais novo for o segurado, menor o valor pago pelo seguro. Também é preciso levar em conta que a apólice vai custar mais para os homens, já que os riscos para eles são tradicionalmente maiores. 

Ocupação 

Se uma pessoa trabalha em condições que colocam em risco a sua vida e saúde, o seguro será feito tendo em conta o aumento das taxas. Profissões perigosas incluem: bombeiro, policial, médico infectologista, militar e alguns outros. 

Programa de seguro selecionado  

Pode incluir, além de morte e acidentes, invalidez, despesas com internação e cirurgia. No entanto, vale lembrar: quanto mais completa sua apólice, maior o seu custo.  

Estado de saúde 

Para análise de aceitação da seguradora, deve-se responder um questionário, indicando nele o histórico de doenças, estilo de vida como a prática de esportes de alto risco, e outras informações. 



Como fazer seguro de vida? 

Agora que sabe como funciona o seguro de vida, pense em quanto sua família precisa para viver confortavelmente na sua falta. Se você tem uma hipoteca ou quaisquer dívidas e deseja que seu pagamento seja liquidado, leve esses fatores em consideração também. O seguro de vida é uma rede de segurança, portanto, acertar é crucial. 

A MDS Brasil trabalha com seguradoras de vida altamente classificadas para ajudar a oferecer taxas competitivas e uma variedade de opções de seguro de vida simplificadas, dando a você a possibilidade de adquirir seguro de vida sem exame. Você pode comparar instantaneamente as opções de apólices de seguro de vida e as taxas estimadas de várias empresas líderes de seguro de vida para obter uma aprovação rápida e fácil.  


O seguro de vida pode ser uma boa solução se você deseja combinar proteção contra riscos e economia de forma segura para garantir seu futuro financeiro e de quem você ama.
 


Acesse a página do produto e conte com a MDS para ter mais tranquilidade e respaldo:


Como você já sabe agora como funciona o seguro de vida, aproveite para obter informação valiosa sempre. Para isso, basta seguir nossas páginas no LinkedIn, Facebook e Instagram e acompanhar o panorama, tendências e as novidades do mercado.