voltar

Conquistou o 1º veículo? Veja 6 dicas de seguro para carro

28.05.2021
Conquistou o 1º veículo? Veja 6 dicas de seguro para carro

Em virtude dos desafios da mobilidade urbana e do transporte público, a conquista do primeiro veículo é um marco para muitos brasileiros, principalmente os recém-habilitados. Contudo, tal realização também pode trazer certa insegurança, pois segundo o Detran/PR, 64% dos acidentes de trânsito são ligados a problemas com o condutor. Pensando nisso, listamos dicas de seguro para carro dedicadas a quem quer dirigir com mais tranquilidade.

Nesse cenário, o Departamento Nacional de Trânsito ressalta que, em geral, as causas desses acidentes são relacionadas a: imprudência (velocidade inadequada), dirigir sob o efeito de entorpecentes, imperícia e, por fim, negligência. Portanto, é primordial começar a vida de condutor já estando com o veículo segurado, mas essa recomendação é igualmente válida para os experientes no volante. 

E, apesar de parecer caro e burocrático, contratar o primeiro seguro de automóveis pode ser mais simples do que parece. Sugerimos começar pelo comparativo entre os produtos de cada seguradora em relação às suas necessidades e depois seguir outros passos listados neste artigo. Enfim, para fazer um seguro de carro que te deixe livre de transtornos, confira a seguir quais são os pontos-chave a considerar.

6 dicas de seguro para carro ao contratar a primeira seguradora

Selecionamos valiosas dicas de seguro para carro, em especial para os motoristas de primeira viagem ou mesmo para aqueles que já têm o costume de dirigir e, agora, estão finalmente conquistando o sonho do veículo próprio. 

  1. Compare diferentes seguradoras

Solicite propostas ao seu corretor e analise criteriosamente os diferenciais de cada uma, levando em conta os itens que são essenciais para o seu perfil. Isso porque o seguro mais barato nem sempre é o que você precisa, então, vale pesquisar bastante para encontrar uma  seguradora de automóveis que apresente soluções sob medida para sua rotina.

  1. Consulte as coberturas

Saber qual é o valor final do seguro é importante, sim. Porém, em paralelo, é fundamental entender se as coberturas realmente atendem às suas demandas. Logo, recomendamos a leitura de todas as cláusulas da apólice, além de esclarecer dúvidas com o corretor, a citar:

  • Valores da franquia e da indenização em caso de roubo ou perda total;

  • Cobertura de danos a terceiros, sejam eles corporais ou materiais;

  • Itens que não estão cobertos na apólice.

  1. Escolha as melhores assistências

É possível economizar consideravelmente ao optar por certas assistências que combinam com o seu cotidiano e, assim, deixar de lado outros itens que não são vistos como prioridades. Para exemplificar, se o condutor tem o hábito de curtir um happy hour com os amigos e não quer se privar de beber, ele pode contar com o motorista amigo para levá-lo em segurança para casa. 

  1. Preste atenção na franquia

Trata-se da "contrapartida” que o segurado paga quando precisa acionar o seguro. Esse ponto deve ser objeto de ponderação cautelosa, de modo a avaliar os prós e contras no ato da contratação. Além da franquia convencional, há ainda as seguintes opções: ampliada, reduzida e, finalmente, isenta, lembrando que isso impacta no valor final do produto. 

  1. Considere uma cobertura para terceiros

Evitar dores de cabeça em momentos de imprevistos é uma das principais dicas de seguro para carro, sobretudo quando falamos de responsabilidade civil. Ou seja, quem causa um acidente deve se responsabilizar pelos consequentes danos materiais e físicos. Por exemplo, imagine o prejuízo no caso de uma colisão com um veículo importado ou um clássico de colecionador, cujos reparos podem custar muito, muito caro. 

  1. Organize documentos e prazos

É crucial ficar atento às questões burocráticas para que seu seguro esteja sempre em dia: vistoria, renovação dos documentos, prazos de pagamento e afins, bem como reportar as eventuais atualizações cadastrais, a exemplo da mudança no estado civil. Dessa forma, você assegura as coberturas e assistências que estão previstas na apólice. 

Por sinal, para saber como contratar seguro de carro com economia e eficiência, vale lembrar que as soluções tailor-made da MDS Brasil têm o melhor custo-benefício do mercado, visto que estamos comprometidos em proteger o seu mundo


Dirigindo com tranquilidade: mais dicas de seguro para carro

Além das dicas de seguro para carro já citadas, também vale a pena considerar:

  • Você sabia que economizar no seguro pode começar justamente pela escolha do carro? Por isso, pergunte ao seu corretor quais são os prêmios e os riscos de roubo para cada modelo;

  • Omitir informações (como a existência de um condutor adicional) pode ocasionar uma negativa de indenização, se a má-fé for confirmada;

  • Se você costuma viajar para longas distâncias, lembre-se de conferir o raio de quilometragem para o guincho;

  • Preencha o formulário com cuidado e paciência, pois as informações que constam no documento são fundamentais para determinar o preço do seguro; 

  • Estatisticamente falando, os condutores de 18 a 24 anos têm mais chances de se envolver em acidentes de trânsito, sendo assim, o seguro pode encarecer para esse perfil.

Em síntese, juntamente com as dicas para fazer seguro de automóvel, cabe relembrar que o álcool e a direção não combinam, tal como preceitua a Lei Seca, além de reforçar os preceitos da direção defensiva (ou condução preventiva), em prol da segurança de todos. 


 

Gostou das dicas de seguro auto? Para mais informações sobre como escolher o melhor seguro de automóvel, faça uma cotação com a MDS e dirija com mais tranquilidade, porque, afinal de contas, você, sua família e seus bens merecem toda segurança e proteção. 

Por falar nisso, confira o amplo leque de vantagens da nossa corretora para preservar o patrimônio e rodar seus quilômetros tranquilamente: 

  • Cobertura básica contra roubos, colisões e incêndios, além de serviços extras para garantir sua proteção perante outros transtornos; 

  • Nossos especialistas estão comprometidos em fechar ótimos negócios, viabilizando preços diferenciados e condições extensivas aos seus pais, cônjuges e filhos;

  • Motorista amigo disponível 24 horas para o retorno seguro;

  • Descontos no valor da franquia e, ainda, em redes de estacionamento;

  • Disponibilidade do carro reserva;

  • Assistência 24 horas para sua residência (incluindo nos finais de semana e nos feriados);

  • Check-up gratuito do automóvel;

  • Help-desk;

  • Pet shop.

Aliás, antes de colocar o pé na estrada, não esqueça de conferir outros conteúdos em nosso Blog:


Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, você está consentindo o seu uso.Saiba mais

Compreendi