voltar

DIA DO PROFISSIONAL DE RH: DO SURGIMENTO À REINVENÇÃO

03.06.2022
DIA DO PROFISSIONAL DE RH: DO SURGIMENTO À REINVENÇÃO
03 de junho é um dia de celebração. Nós da MDS Brasil somos movidos por pessoas, e, por isso, é uma honra comemorar esta data ao lado de profissionais que compartilham do nosso propósito

Para tornar este dia ainda mais especial, separamos fatos e curiosidades que demonstram o quanto a sua profissão insubstituível. Continue a leitura: 

OS PRIMÓRDIOS  


Você sabia que existem cerca de 190 mil profissionais de Recursos Humanos espalhados pelo Brasil? A profissão surgiu na Revolução Industrial com o intuito de gerenciar o capital humano de indústrias, fábricas e comércios e coordenar contratações e desligamentos, mas, com o passar do tempo e a evolução dos processos, esse departamento se tornou uma peça-chave no cotidiano corporativo. 

A DATA AO REDOR DO MUNDO: 


O Dia do Profissional de RH remonta a 3 de junho de 1976, quando a World Federation of People Management Associations (WFPMA) foi fundada. Internacionalmente conhecida, a WFPMA é uma rede global que conecta profissionais em Gestão de Pessoas. Dos anos 70 em diante, as federações internacionais também adotaram a data como um evento unificado e, portanto, este marco tornou-se global. 

Em solo brasileiro, a consolidação do Dia do Profissional de RH se deu através do reconhecimento de Genézio Lucone, fundador da extinta Associação Paulista de Administração de Pessoal – hoje, a ABRH-SP. Durante a festa de inauguração da ex- Apap, Genézio fez um discurso em prol do enaltecimento da data que, por sua vez, também é chamada de Dia do Administrador de Pessoal 

ALÉM DA OPERAÇÃO: O RH DO PRESENTE E DO FUTURO 


Nos dias atuais, está cada vez mais claro que o papel do RH vai muito além das contratações, desligamentos e folhas de pagamento. Em seu artigo, do VP de Saúde e Benefícios da MDS Brasil, Paulo Loureiro, destaca que "as tendências aplicadas no setor de Recursos Humanos precisam, cada vez mais, se posicionarem com objetividade, precisão, flexibilidade e, ao mesmo tempo, com um olhar muito humanizado sobre cada desafio e necessidade dos profissionais”.  

Em resumo, dentro das organizações, este departamento tem a missão de gerir o capital humano, potencializar a riqueza extraída dos diferentes perfis e habilidades de cada colaborador e usá-la para mapear e direcionar novos caminhos em direção ao fortalecimento do clima e da cultura organizacional. Em poucas palavras, os profissionais de Recursos Humanos são a ponte entre o passado, o presente e o futuro das empresas. 

POR QUE CELEBRAR O DIA DO PROFISSIONAL DE RH? 


É simples. Ser um profissional de RH significa manter-se firme, mesmo diante das adversidades, a fim de acolher e direcionar colaboradores. É pensar em soluções inovadoras e metodologias ágeis para viabilizar campanhas de engajamento, treinamentos, feedbacks, avaliações e alinhamentos e, assim, continuar eficiente e próximo. Por essas e (muitas) outras razões, pessoas que abraçam essa vocação devem ser celebradas hoje e sempre. 

GESTÃO DE RH, SAÚDE E BENEFÍCIOS: RESPONSABILIDADES CORRELATAS 


Especialista em Gestão de Saúde e Benefícios, a MDS Brasil agrega ferramentas, tecnologias e expertise técnica que, somadas, auxiliam as empresas a gerar saving, e manter seus colaboradores engajados e motivados.   

Quer conhecer as nossas soluções? 


FALE COM UM DE NOSSOS ESPECIALISTAS