voltar

DIA NACIONAL DO CICLISTA: DICAS DE SEGURANÇA PARA VOCÊ E SUA BIKE

19.08.2024
DIA NACIONAL DO CICLISTA: DICAS DE SEGURANÇA PARA VOCÊ E SUA BIKE
Este conteúdo também está disponível em áudio. Clique aqui e ouça!


Em 19 de agosto, comemoramos o Dia Nacional do Ciclista, uma data criada em 2006 em homenagem ao ciclista profissional Pedro Davison que, aos 25 anos, perdeu a vida ao ser atropelado enquanto pedalava em Brasília, sua cidade natal. O motorista estava embriagado e fugiu sem prestar socorro à vítima. 

Ao evocar a memória do ciclista, a data é um convite à reflexão de todos os cidadãos em relação às atitudes e comportamentos no trânsito, enquanto motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres, para que possamos tornar nosso trânsito mais seguro.  

Para além deste propósito, o dia visa também encorajar que mais pessoas considerem o ciclismo, não apenas como esporte, mas também como uma forma de locomoção mais saudável e sustentável.  

De acordo com dados do Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito, o Infosiga, em 2022 o estado de São Paulo registrou 357 mortes de ciclistas, 36 a mais que no ano anterior.  

7 Dicas para pedalar com segurança  


Listamos abaixo sete dicas essenciais para quem já pedala e para quem está pensando em adotar este hábito saudável, sem medo e com responsabilidade. 

1. Sempre utilize capacete e equipamentos de segurança 

A utilização do capacete já é uma medida de segurança muito conhecida entre os adeptos do ciclismo, pois ele ajuda a prevenir traumatismo craniano ou lesões graves na cabeça; mas ele não é o único equipamento de segurança que pode salvar a vida, ou ao menos reduzir danos, durante um acidente. Luvas e óculos devem ser considerados, especialmente em dias de chuva, pois, enquanto a luva evita deslize da mão no guidom e diminui ferimento em caso de queda, o óculos melhora a visão, especialmente em dias chuvosos ou em trechos com muita poluição. 

2. Invista na iluminação da sua bike 

Assim como qualquer outro meio de transporte, a bicicleta precisa de iluminação (frontal e traseira) para aumentar a chance de você ser visto por pedestres e motoristas e, assim, evitar acidentes. Além de passeios noturnos, a iluminação deve ser acionada em condições de pouca visibilidade como neblina, chuva e fumaça.  

3. Prefira sempre ciclovias e ciclofaixas 

Felizmente, com a popularização da bicicleta como meio de transporte e como resultado da mobilização pública por mais segurança, muitas cidades brasileiras têm constantemente ampliado os trechos cobertos por ciclofaixas e ciclovias, que são os espaços mais apropriados para ciclistas, devido ao distanciamento de carros. Caso não haja essa opção no seu trecho de deslocamento, procure alternativas seguras, evitando avenidas movimentadas e vias expressas. Nunca pedale entre veículos, pois o risco de acidente é maior, já que o motorista pode não estar vendo você, e nem nas calçadas, para não expor os pedestres ao risco de um atropelamento. 

4. Respeite as leis de trânsito 

As leis de trânsito também se aplicam às bikes, por isso, fique sempre atento à legislação. As principais dicas aqui, além de evitar circular pelas calçadas e outros trechos reservados a pedestres, como calçadões e parques, são respeitar o sinal vermelho e evitar pedalar na contramão, mesmo que isso implique em buscar um caminho mais longo. 

5. Pesquise rotas seguras 

Se você planeja adotar a bicicleta como meio de transporte para sua locomoção ao trabalho, você provavelmente vai estar exposto ao trânsito intenso nos horários de pico. Por isso, pesquise por rotas seguras, sempre buscando ciclofaixas, ruas pouco movimentadas e trechos mais planos e mais iluminados.    

6. Tenha cuidado ao fazer conversões ou atravessar cruzamentos 

Mantenha-se atento durante todo o percurso e redobre a atenção ao se aproximar dos veículos, especialmente em cruzamentos. Respeite os sinais de trânsito e sempre sinalize com as mãos quando for fazer uma conversão.  

7. Pedale em grupo 

Essa é uma dica excelente para qualquer ciclista. Muitos grupos se reúnem para a prática esportiva do ciclismo, geralmente no período noturno ou finais de semana, mas a prática tem se tornado mais popular entre aqueles que pedalam para o trabalho, criando assim uma caravana com horários e trechos combinados nos principais centros urbanos. A locomoção em grupo permite que os mais experientes possam ensinar adequadamente os novatos e evita que, no caso de acidente, o ciclista fique desamparado. 

4 Cuidados essenciais com sua bike 


Além do cuidado com a sua segurança, a manutenção adequada da sua bike vai garantir uma vida mais longa e segura para este meio de transporte que se não é, pode se tornar o seu preferido. Por isso, trazemos quatro dicas que são bem fáceis de seguir no dia a dia. 

1. Faça uma limpeza periódica 

Mantenha sua bike sempre limpa e faça uma limpeza mais rigorosa depois de pedalar em dias de chuva, por terrenos lamacentos ou empoeirados. Durante a lavagem, use apenas sabão neutro e enxugue-a bem para evitar ferrugem. 

2. Guarde sua bike em local seguro 

Isso significa manter sua bicicleta em um ambiente coberto, longe da exposição ao sol e à chuva. Novamente, isso vai garantir uma vida útil mais longa ao mesmo tempo em que todos os mecanismos, como freios, corrente e pneus, serão preservados. 

3. Faça você mesmo uma revisão frequente 

Fique sempre atento ao bom funcionamento da sua bicicleta. Isso significa seguir um checklist para conferir se todos os mecanismos estão funcionando adequadamente:  

  • Cheque se os freios estão funcionando quando acionados; 
  • Confira se os pneus estão cheios e as rodas alinhadas; 
  • Lubrifique frequentemente as correntes; 
  • Verifique se os câmbios estão funcionando corretamente; 
  • Verifique se os limitadores de marcha estão ajustados para evitar que a corrente se solte; 
  • Revise o quadro, procurando por sinais de desgaste e ferrugem; 
  • Fique atento a qualquer barulho estranho.  

4. Manutenção 

Além da auto-revisão, é essencial que sua bike seja avaliada por um profissional capacitado; quanto mais você usa sua bicicleta, maior deve ser a frequência de manutenção. Considere ao menos uma revisão semestral.  

Seguro para bicicleta 


O Seguro Bike é um recurso a mais de proteção tanto para o ciclista quanto para a bicicleta. Esta é uma proteção sob medida para qualquer um que se preocupa com saúde, bem-estar, mobilidade, sustentabilidade e segurança. 

As coberturas oferecidas abrangem todo o território nacional e incluem acidentes durante a pedalada, roubo, furto e danos corporais e materiais causados a terceiros.

O Seguro Bike está disponível para bicicletas nacionais, importadas, amadoras ou de competição, que sejam usadas para lazer, para trabalho ou para a prática de esportes.  


Solicite uma cotação e nossos especialistas entrarão em contato com você para entender suas necessidades e providenciar as melhores soluções disponíveis no mercado.  

Entre em contato com um de nossos especialistas!