voltar

DICAS PARA MANTER A MENTE SAUDÁVEL

27.04.2019
Saúde mental MDS Brasil

Manter a mente e o corpo em equilíbrio é uma busca diária e, nos últimos tempos, tem sido um desafio ainda maior. 

Um dos principais pontos de atenção é a forma que nos alimentamos. Por exemplo: existem estudos que revelam que uma dieta baseada em legumes, verduras e peixes pode reduzir o risco de desenvolvimento de depressão. Sabemos também que a prática de atividades físicas é outro fator fundamental para o nosso bem-estar. 

Pensando em melhorar sua rotina, separamos 6 dicas indispensáveis para você e sua família. Confira:

1. Exercite-se: praticar atividade física está associado à formação de novos neurônios, além de aumentar a sobrevida deles. Nesse momento, o que vale é a criatividade de cada um: faça treinos em casa e utilize objetos comuns para complementar os exercícios. 

2. Medite: pode ser difícil encontrar tranquilidade nesse momento, mas procure atividades que te permitam se desligar dos problemas. Permanecer no quadro de estresse por período prolongado abre precedente doenças emocionais.

3.  Evite bebida alcoólica e cafeína: o consumo dessas substâncias de forma excessiva está associado ao aumento da ansiedade e ao desenvolvimento de quadros demenciais.

 4. Mantenha o cérebro ativo: exercitar o cérebro com leitura, jogos de  tabuleiro, palavras-cruzadas, quebra-cabeça, e até cozinhar seguindo uma receita são exercícios que estimulam a parte cognitiva. 

5. Aprenda algo novo todos os dias: aprender coisas novas estimulam a atividade dos neurotransmissores. Temos diversidades de conteúdos para o momento, procure o que te agrada mais e aproveite para aumentar seu conhecimento.

6.  Durma bem: dormir, no mínimo, de 6h a 8h contínuas por noite é necessário. O cérebro trabalha durante o sono para se organizar, fazendo uma "faxina” na mente. A privação de sono causa danos aos neurônios em regiões que são responsáveis pela cognição, emoções e memória.


Cuidar da nossa saúde emocional é tão importante quanto cuidar da nossa saúde física!


"O corpo alcança o que a mente acredita!!”

 

#MDSBrasil #DeBemComAVida #FiqueBem #DicasMDS