voltar

VOCÊ SABE A IMPORTÂNCIA DE REALIZAR O CHECK-UP ANUAL? EXAMES PREVENTIVOS MANTÉM A SAÚDE EM DIA!

25.03.2022
VOCÊ SABE A IMPORTÂNCIA DE REALIZAR O CHECK-UP ANUAL? EXAMES PREVENTIVOS MANTÉM A SAÚDE EM DIA!

Os exames preventivos são essenciais para manter o controle de uma vida mais saudável. Após a consulta, os pacientes aumentam a qualidade produtiva na vida pessoal, profissional e também a autoestima. Além de serem uma importante ferramenta para ter ciência de doenças antes de se tornarem um problema e tomar atitudes proativas.

Porém, apesar de extremamente benéficos e fundamentais, nem todos enxergam essa categoria de exames da mesma forma. Algumas pessoas classificam esses procedimentos como desconfortáveis ou constrangedores e, além disso, o medo da descoberta de algum tipo de doença, também é um fator preponderante para evitar os exames preventivos, o que é, compreensível a nível sentimental. Mas não saber que você tem uma doença não alteraria o fato dela estar presente no seu corpo. Você apenas não estaria ciente do fato.  

Será que já não está na hora de reverter este quadro? Neste artigo, vamos explicar o que é exame preventivo, como ele é realizado para ambos os sexos e como escolher o plano correto para as empresas. Vamos lá? 


O que é exame preventivo? 

Há diversos exames preventivos para mulheres, como a Mamografia, o Ultrassom de mamas, Ultrassom Vaginal, a Colposcopia, Densitometria óssea e o mais conhecido: o Papanicolau.

Esses exames possuem funções preventivas, buscam garantir o bem-estar das pessoas que tem vida sexualmente ativa. Confira abaixo um pouco sobre os 7 principais exames preventivos para as mulheres:

Papanicolau: é mais indicado para analisar o colo do útero, permitindo saber se existem indícios de infecção pelo HPV, vírus responsável pelo câncer de colo do útero ou por microrganismos transmissíveis. De forma rápida e indolor, a paciente é orientada a realizar o exame anualmente com orientação de uma ginecologista.

Mamografia: É indicado para todas as mulheres após os 40 anos. Atualmente, é o principal exame para diagnosticar o câncer de mama. Deve ser realizado até mesmo em paciente de baixo risco, pelo menos uma vez ao ano. 

Ultrassom de mamas: Diferente da mamografia, listada acima, o ultrassom de mamas não tem indicação de idade para ser realizado. É prescrito para pacientes que possuem mamas densas, doloridas ou com sintomas incomuns. Também pode ser indicado como um complemento ao exame de mamografia. Pode durar entre 10 e 15 minutos. 

Ultrassom Vaginal: Este exame é indicado apenas para mulheres que já tenham a vida sexual ativa, e é realizado com a inserção de um transdutor no canal vaginal. O equipamento captura imagens dos ovários e auxilia no diagnóstico de câncer de ovário, cistos ou miomas. Dura de 10 a 15 minutos e é considerado não invasivo. 

Colposcopia: Esse exame é indicado caso o Papanicolau apresente resultados alterados. A colposcopia serve para examinar o colo do útero, a vulva e a vagina. O procedimento é feito com o auxílio de um colposcópio e leva cerca de 20 minutos para ser concluído. 

Densitometria óssea: Indicado apenas para mulheres que iniciaram a menopausa, esse exame tem como intuito avaliar um possível risco para osteoporose e a perda da massa óssea. É realizado com um aparelho que emite radiação ionizante, analisando o corpo inteiro da paciente. 

Exames hematológicos, sorologias e dosagens hormonais: Considerados os mais simples, são exames de sangue que buscam investigar algum diagnóstico no organismo da mulher. Entre os exames integrantes da categoria estão: colesterol total e frações, creatinina, hepatites B e C, sífilis, HIV, THS, T4livre, glicemia de jejum, FSH, LH e hemograma. 

É importante reconhecer também que homens transsexuais homens que nasceram biologicamente mulheres, mas se identificam com o gênero masculinonão deixam de possuir órgãos sexuais femininos. Logo, essas pessoas também devem consultar um ginecologista para esse tipo de exame.  

O mesmo se aplica a mulheres transsexuais que ainda possuem o órgão genital masculino; elas deverão consultar um urologista.

Apesar de poder ser uma experiência desconfortável, é importante ser r
esponsável, prezando sempre o cuidado com sua saúde e a preservação do bem-estar. 
 



Assista o vídeo abaixo e fique por dentro do assunto:




Como funcionam os exames preventivos para mulher? 

Para a realização de alguns exames, a mulher não deve: 

  • estar no período menstrual; 
  • ter utilizado cremes, medicamentos ou anticoncepcionais por, no mínimo, 2 dias antes; 
  • ter relações sexuais durante o período; 
  • ter usado duchas vaginais. 


Como é realizado o exame preventivo? 
 

Vale lembrar que cada exame possui sua própria especificidade. Sendo assim, é importante se conscientizar sobre as preparações necessárias para realizar o exame em questão. 

Alguns procedimentos não possuem nenhum requisito, enquanto outros precisam de cuidados para que os resultados não sejam impactados.


Como são feitos os exames preventivos para homem? 

Não é de hoje que os exames preventivos deixaram de ser realizados apenas para o sexo feminino. Os homens também têm necessidade de cuidar da própria saúde, no entanto, ainda existe um grande tabu nesse sentido. Conforme o Ministério da Saúde, os homens realizam seis vezes menos exames do que as mulheres


Entre os homens, quem deve fazer os exames preventivos?

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda exames preventivos para homens de acordo com a faixa etária e o histórico de saúde. Sendo assim, devem se prevenir: 

  • Homens acima dos 40 anos, de dois em dois anos; 
  • Homens a partir dos 35 anos, se houver patologia na família; 
  • Homens a partir dos 30 anos que sejam fumantes, sedentários, estejam acima do peso ou que tenham antecedentes familiares; 
  • Homens até os 50 anos devem realizar avaliações preventivas pelo menos duas vezes ao ano. 


Principais exames
 

  • Exame de próstata: o toque retal deve ser feito de acordo com as idades abordadas no tópico anterior. No entanto, o procedimento deve ser realizado em pessoas com dificuldade para urinar, jato urinário fraco ou sensação de esvaziamento incompleto da bexiga; 
  • Colonoscopia: este é um exame do intestino grosso e do distal do íleo, em que um tubo óptico avalia se há feridas ou mudanças na mucosa intestinal que possam gerar tumores; 
  • Autoexame testicular: resume-se ao apalpamento do testículo para verificar alterações no tamanho, forma ou dores na região escrotal; 
  • Exames cardiovasculares: em caso de problema cardiovascular ou histórico familiar, é indicado um check-up para avaliar os fatores de risco. 

Como é o plano de exame preventivo?

Além de imprescindíveis, a maioria dos exames mencionados é simples, e por isso contar com um plano de saúde facilita o processo, desde os primeiros exames até a finalização de um eventual tratamento.  

Para ajudá-lo a buscar as melhores opções do mercado, a
MDS Brasil  possui equipes de especialistas com ampla expertise em propostas de ações que compõem o sistema de Gestão de Saúde. Médicos, enfermeiros, e outros profissionais têm a função de analisar os dados de saúde, propondo ações e programas que avaliem o seu estado de saúde. 

Teremos o maior prazer em orientá-lo para fazer os exames preventivos no momento certo e com quem entende do assunto
, para clarear sua mente e deixá-lo tranquilo.
 



Siga também as nossas páginas no LinkedInFacebook e Instagram para acompanhar o panorama, tendências e as novidades do mercado.  

Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, você está consentindo o seu uso.Saiba mais

Compreendi