voltar

GESTÃO DE SAÚDE E BENEFÍCIOS: BEM-VINDOS À ERA DO RH 4.0!

18.03.2021
Tecnologia Gestão de Saúde MDS Brasil

A área de RH está em constante evolução, e isso acontece para que empresas e colaboradores estejam melhores alinhados e tenham um fluxo de trabalho e relacionamento mais eficiente e humano. E o RH 4.0 veio para reforçar essas relações, utilizando a tecnologia não como uma protagonista, e sim uma aliada na otimização da gestão de pessoas através da coleta e análise de dados. 


O que é RH 4.0? 

Antes de entender sobre RH 4.0 é importante entender sobre revolução 4.0, que é o movimento que estamos onde a tecnologia atua como uma importante aliada no gerenciamento e coleta de informações que ajudam as pessoas a gastarem seu tempo profissional de maneira mais estratégica e menos operacional. E a implementação dessas tecnologias trouxe a necessidade de profissionais que saibam utilizá-las de maneira inteligente, sabendo interpretar as informações recebidas e implementá-las nas estratégias da empresa ou projeto que atuam. 

E quando se fala em RH 4.0, é justamente ressaltar que a área precisa se utilizar da tecnologia como um braço inteligente que traz dados que irão ajudar os profissionais a fazer a gestão das pessoas de maneira mais estratégica, efetiva e humana, podendo olhar para questões mais sensíveis e complexas com mais eficiência. 

 

O RH 4.0 e a gestão de saúde 

gestão de saúde e benefícios é uma das frentes mais favorecidas nas estratégias desenhadas pelas áreas de RH. As empresas buscam atratividades com relação ao pacote de benefícios. Mais do que nunca, a assistência médica está bastante valorizada. Além disso, os serviços e tecnologias que cercam os pilares da saúde e benefícios  podem trazer fluidez nos processos administrativos — que, via de regra, demandam muito tempo e força de trabalho —, mas este tipo de suporte especializado traz avanços significativos para que o RH colabore ainda mais com o crescimento dos negócios nas organizações. 

O coronavírus redesenhou muitos modelos de trabalho, migrou uma série de processos presenciais e analógicos para o digital e trouxe muitos desafios para a área de recursos humanos, que por sua vez colocou em prática a resiliência e a reinvenção durante a pandemia.  Junto aos profissionais e equipes de gestão de saúde, de imediato, incluíram  atribuições e planos de contingência para a covid-19 e estratégias de apoio ao bem-estar emocional dos colaboradores. O trabalho das esquipes de RH nesse contexto é executar o melhor cuidado com a saúde e o bem-estar das pessoscom a salubridade do ambiente de trabalho para os colaboradores e também desempenhar seu papel fundamental na gestão de crises, direcionando com responsabilidade e eficiência os recursos da empresa para os custos voltados à saúde . 

"O RH é parte essencial na sustentabilidade da empresa. Ele é o setor responsável pelas análises e pelos direcionamentos necessários para a qualidade de vida, eficiência e a produtividade das pessoas que trabalham nela”, ressalta Gustavo Quintão, Vice-Presidente de Saúde e Benefícios da MDS. "Com o acesso à dados específicos e automatização de processos burocráticos, a área de RH se torna mais qualificada e consegue utilizar melhor seu tempo e recurso na gestão de saúdeno plano de benefíciospara gerar economias significativas para a empresa e para tornar o ambiente profissional mais acolhedor sem perder a produtividade", esclarece Quintão.  


Como transformar os serviços e processos na gestão de saúde e benefícios? 
 

Um dos maiores desafios que a área de RH enfrenta para implementar um modelo de trabalho mais ágil  está na organização e na análise dos dados. O volume de informações e processos de verificações é cada vez maior e mais detalhado e a automatização de processos de RH é um passo importante para unificar e salvaguardar dados e agilizar seu processamento. Além disso, processos manuais demandam mais tempo e podem estar mais sujeitos à inconsistências . 

Além disso, os gestores à frente de posições estratégicas precisam coletar, organizar e monitorar seus dados para analisar seus indicadores, apresentar os resultados do setor com transparência e tomar as decisões pertinentes às metas e objetivos do RH e da empresa. Todo esse processo de inteligência empresarial precisa do suporte de algoritmos e softwares capazes de retratar todo o cenário, seja para tomar decisões ou para realizar uma auditoria operacional. 

Pensando em agregar recursos e qualidade operacional dentro das empresas, a MDS trouxe ao mercado soluções sob medida para estruturar assertivamente um RH estratégico: 

FlexBen 

Um RH estratégico prima pela proteção do patrimônio humano e para sua satisfação dentro da empresa. Para isso, a gestão de saúde e do plano de benefícios corporativos precisa de constante acompanhamento, controle de custos e eficiência. Para isso, FlexBen atua como uma importante plataforma de gestão integrada de benefícios. 

 


 

Considerando a satisfação e o bem-estar dos colaboradores e a otimização de custos da empresa, o  FlexBen auxilia o RH a: 

  • Criar ou adaptar seu plano de benefícios com foco na atração e retenção de talentos e evitar o aumento nos indicadores de rotatividade. 
  • Otimizar o plano de benefícios sob critérios de análises de riscos e consultoria de gestão, alinhando as expectativas dos funcionários com o custo-benefício mais adequado para a empresa. 
  • Agilizar a concessão de benefícios flexíveis através das demandas e do perfil dos colaboradores, de acordo com suas reais necessidades. 
  • Assegurar a proteção dos colaboradores com uma diversidade de ofertas de seguros de saúde, vida e acidentes pessoais. 

 

Plataforma de Gestão de Benefícios 

Com o objetivo de automatizar todo o processo operacional envolvido na administração dos benefícios, a Plataforma de Gestão de Benefícios pode ser acessada via desktop ou notebook e também é responsiva em dispositivos mobile. Sua usabilidade simples e intuitiva permite que a equipe possa: 

  • Acompanhar as apólices com máximo controle, rastreabilidade e segurança. As consultas são feitas através de um Portal web com dados consolidados. 
  • Realizar a gestão de elegibilidade, conferir faturas, rateios, reembolsos  e também controlar prazos de permanência de dependentes, entre outras especificidades cadastrais dos beneficiários.  
  • Apurar dados para auditorias internas cruzando as  informações das folhas de pagamento com a base de cadastro das operadoras. 
  • Enviar dados automaticamente para fornecedores externos e acompanhar a evolução dos atendimentos operacionais via dashboard. 

 

Essas são apenas algumas das múltiplas soluções que a MDS disponibiliza para a gestão de saúde e para assessorar o  plano de benefícios corporativos. 

Entre em contato para saber como a MDS Brasil pode ajudar a modernizar seu RH e torná-lo estratégico. Siga também as nossas páginas no LinkedIn, Facebook e Instagram para acompanhar o panorama,  tendências e as novidades do mercado.  



#MDSBrasil #Seguros #Insurance #GestaoDeSaude #RH #HR #Health #Management #Estrategia #Beneficios


Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, você está consentindo o seu uso.Saiba mais

Compreendi