voltar

GESTÃO DE SEGUROS MDS BRASIL: EXPERTISE E TECNOLOGIA AO SEU ALCANCE

20.04.2021
GESTÃO DE SEGUROS MDS BRASIL: EXPERTISE E TECNOLOGIA AO SEU ALCANCE

A gestão de seguros requer um amplo esforço técnico e demanda a expertise de profissionais especializados dentro das empresas. A depender do porte, complexidades e riscos de suas atividades, não é incomum que os responsáveis por seguros e/ou compliance sejam dedicados à administração dos diversos seguros empresariais necessários para proteger suas operações, seu equilíbrio financeiro, seu patrimônio e seus recursos humanos. 

Frente ao cotidiano corporativo, uma gestão de seguros concisa e eficiente exige estratégias que vão muito além de consultar apólice de seguro e lidar com o trato burocrático de toda a documentação necessária para estar em conformidade com a  legislação securitária nacional e internacional.  

"O escopo da gestão de seguros empresariais engloba múltiplas disciplinas, habilidades, conhecimentos específicos, diligência e, consequentemente, muita força de trabalho, principalmente nas etapas do mapeamento e gerenciamento de riscos e da mediação entre as empresas seguradas e as seguradoras”, explica Thiago Tristão, CEO da MDS Re Brasil & VP de Riscos Corporativos da MDS Brasil.

 

Os riscos e desafios da Gestão de Seguros 


O ambiente de negócios nacional impõe uma série de desafios à 
gestão de seguros, principalmente após a crise global causada pela pandemia do novo coronavírus e seus impactos diretos na economia que ainda podem ter consequência de médio e longo prazos.  

Apenas no primeiro semestre de 2020, cerca de 716.000 companhias fecharam as portas, segundo dados levantados pela pesquisa Pulso Empresa, do IBGE. Em muitos casos, programas de gestão de riscos e a adoção de apólices para proteção financeira, como por exemplo, o Seguro Garantia e/ou Credito, podem ser cruciais para amparar o capital empresarial e, eventualmente, evitar uma falência. 

Há ainda os riscos que envolvem a segurança do ambiente de negócios. O setor logístico, por exemplo, é vítima de constantes perdas atrelados à infraestrutura de transportes de cargas e também aos altos índices de violência. Segundo dados apurados pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), o país registrou mais de 18.000 roubos de cargas em rodovias no país apenas no ano de 2019, acarretando prejuízos de R $1,4 bilhões. Neste panorama, um programa de gestão de riscos logísticos e a adoção do Seguro Transporte são fundamentais para mitigar perdas. 

Os riscos patrimoniais também não ficam de fora desse complexo cenário que baliza a gestão de seguros e de riscos. Um levantamento realizado pelo Instituto Sprinkler Brasil detectou um aumento de 63% nas ocorrências de incêndios estruturais no Brasil em 2019. Dessas, a maioria ocorreu em estabelecimentos comerciais.  

E além dos riscos estruturais, a gestão de seguros também precisa estar atenta a à integridade do patrimônio digital da empresa e a suas responsabilidades para com os dados de seus clientes e parceiros. Cada vez mais sofisticados e perigosos, os ciberataques atingem pessoas, governos e empresas em todo mundo, principalmente neste momento que o trabalho remoto passou a ser amplamente difundido durante as medidas de isolamento social para conter a covid-19. Números do Panorama de Ameaças na América Larina 2020, realizado pela Kaspersky, as empresas são o principal alvo dos criminosos cibernéticos, sendo o Brasil a maior vítima dos ataques.  

Diante da multiplicidade de variáveis que envolvem a gestão dos programas de seguros empresariaisos responsáveis por essa tarefa devem manter o controle de toda e qualquer apólice e sinistros de seguros que envolvem as atividades, bens e receita do negócio, já que esta vertente administrativa está diretamente atrelada à eficiência da gestão do patrimônio empresarial. E é justamente neste cenário que a MDS Brasil se enquadra como uma referência global.   

 

O papel da MDS Brasil na Gestão de Seguros 


A MDS Brasil conta com uma equipe de relacionamento formada por especialistas em 
gestão de seguros corporativos prontos para prestar um atendimento personalizado de acordo com as especificidades de cada empresa, considerandos as nuances do seu segmento para traçar um mapeamento de riscos preciso, assim como sua mitigação através da mediação com o mercado segurador. 

O relacionamento da MDS Brasil com as principais seguradoras nacionais e internacionais permite que as empresas parceiras possam redimensionar suas coberturas e renovar suas apólices com valores atrativos e excelente custo-benefício para proteger suas finanças, responsabilidades e seu patrimônio. Isso é possível graças a mais de três décadas de atuação no mercado de seguros mundial, desde a fundação da MDS em Portugal até sua notável capilarização global por meio da Brokerslink, uma das maiores empresas internacionais de corretagem de seguros que reúne experts especializados e conectados com as tendências e melhores práticas do segmento. 

A MDS Brasil também desenvolveu tecnologias dedicadas à gestão de seguros que facilitam processos e simplificam o controle das principais operações administrativas dessa frente de trabalho, como o MDS Proximity. Mais do que um software de gestão de seguros, a ferramenta possibilita o acesso online, protegido e centralizado às informações referentes às apólices, histórico de sinistros, vencimentos e endossos, além de medidas e prazos de mitigação de riscos.  

MDS Proximity centraliza e organiza todas as informações necessárias para gestão e armazenamento de apólices e oferece atendimento personalizado e especializado à disposição dos usuários para assessorar a administração da carteira de seguros. 

 

 


Entre em contato para saber como a MDS Brasil vai otimizar a gestão de seguros e mitigação de riscos de sua empresa. Acompanhe também nossas páginas no LinkedIn, Facebook e Instagram e conheça os insights, tendências e as novidades do mercado.