voltar

GESTÃO INTEGRADA DE BENEFÍCIOS: COMPREENDA OS IMPACTOS POSITIVOS PARA AS EMPRESAS

14.02.2020
MDS Brasil Gestão de Benefícios Corporativos
As inconsistências no faturamento dos benefícios de saúde  são um dos tipos de dificuldades mais comuns no dia da dia da Gestão de Recursos Humanos: divergências entre perfis e atualização de status dos beneficiários acarretam perdas financeiras e fiscais à empresa, principalmente quando se tornam recorrentes ou passam despercebidas. Já imaginou poder contar com a tecnologia para identificar erros e reduzir despesas na gestão de benefícios da sua empresa? Atualmente, graças às ferramentas de de gestão automatizada, esta já é uma realidade possível. 

Pensando nestas e em outras dificuldades que atrapalham uma gestão assertiva e eficiente, a MDS desenvolveu a Gestão Integrada de Benefícios. Trata-se de um conjunto de soluções desenhadas sob medida, que inclui ferramenta automatizada para registrar todos os dados operacionais dos benefícios administrados e apontar inconsistências. A partir daí, gestores e técnicos podem traçar o planejamento administrativo e financeiro com mais clareza, a fim de retificar problemas do dia a dia e eliminar despesas desnecessárias.

Cada detalhe da Gestão Integrada foi elaborado com um único propósito: desburocratizar processos cotidianos de RH para que seus esforços e expertise estejam focados no que realmente importa –  as ações estratégicas, o bem estar, desenvolvimento e a performance dos colaboradores


Como a Gestão Integrada de Benefícios funciona na prática?

O primeiro passo, por exemplo, é uma varredura nos dados cadastrais e na fatura de saúde da empresa para identificar possíveis inconsistências e definir as próximas etapas com as soluções para os desvios identificados. "Com esse processo, a eliminação de erros operacionais é uma consequência natural, assim como o aumento da eficiência da gestão dos benefícios”, explica Gustavo Quintão, Vice-Presidente de Saúde e Benefícios da MDS Brasil.

A cada dia, os responsáveis terão acesso a dados atualizados e fundamentais para garantir assertividade na concessão do pacote de benefícios. A plataforma traz à tona quaisquer divergências cadastrais, duplicidades, beneficiários demitidos, dependentes não elegíveis ao plano de saúde e todos aqueles que estejam aptos  progressão do benefício. A equipe também poderá contar com mapeamentos de perfis e de exceções – informações importantes para tomadas de decisões futuras. Além disso, os dados recebidos das operadoras de benefícios de saúde passam por auditorias de confiabilidade e rastreabilidade dos dados apurados. 

Essas são apenas algumas das possibilidades de melhorias para conquistar uma rotina mais descomplicada e administrar de forma mais eficiente serviços, ações e orçamentos voltados à saúde dos funcionários da companhia.


Implementação e resultados

Quando o assunto é despesa, a Gestão Integrada de Benefícios já contabiliza casos bem sucedidos de redução e readequação. "Em uma empresa de serviços de TI com 4 mil funcionários, a plataforma detectou 6,8% de colaboradores desligados que ainda permaneciam em sua fatura do plano médico, encarecendo desnecessariamente esta despesa”, acrescenta Quintão. 

Ainda falando em custos, os dados obtidos através do nosso método ajudou a detectar diferenças consideráveis em uma indústria automotiva. "Graças à implantação da plataforma, foi possível verificar diferenças de milhares de reais em coparticipação e duplicidades de beneficiários”, detalha o executivo.

Outro ponto importante da Gestão Integrada de Benefícios é sua atuação eficiente para determinar políticas de atração e retenção de talentos da empresa. A satisfação da população corporativa está diretamente atrelada à carteira de benefícios, que é um dos principais pilares para o comprometimento e o aumento de produtividade da população corporativa em todos os seus níveis. 

"Antes da auditoria realizada pela ferramenta da MDS, uma empresa da rede de varejo com 5 mil colaboradores não havia detectado que 16,5% dos funcionários elegíveis ainda não tinham sido incluídos nos planos de saúde ofertados. Com este levantamento, foi possível regularizar a situação”, finaliza Gustavo. 

Conheça a nossa solução e deixe-nos te ajudar a impulsionar a sua gestão!  Acompanhe a MDS também no Facebook, LinkedIn e Instagram