voltar

MDS DESENVOLVE MAPEAMENTO DE SAÚDE PARA COVID-19 NA VOLTA AO TRABALHO

03.07.2020
Pesquisa Mapeamento covid-19 MDS

Desde o início de junho, muitos estados e municípios vêm anunciando medidas de reabertura gradual de algumas categorias de estabelecimentos comerciais e prestação de serviços após medidas de isolamento social e quarentena. 

A cidade de São Paulo, por exemplo, determinou as regras e protocolos para o funcionamento de shoppings, concessionárias de veículos e escritórios de prestação de serviços.  Para isso, a prefeitura criou) uma série de medidas de manutenção do isolamento social e de higiene e segurança no trabalho, como expedientes reduzidos, atendimentos com horários marcados, sanitização dos ambientes e orientações sobre os cuidados individuais para evitar novos casos de covid-19.

Para reforçar todos os cuidados e determinações contra o coronavírus estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e demais órgãos sanitários nacionais, a MDS desenvolveu uma importante medida complementar para proteger nossos colaboradores: o Mapeamento da Saúde e de grupos de risco da covid-19.



Mapeamento da Saúde: estratégia para segurança de todos

O Mapeamento da Saúde é uma forma de acessar e acompanhar os principais indicadores de saúde e de comportamento de nossos colaboradores em relação à covid-19  tanto dentro quanto fora da empresa. Trata-se de uma forma de entender como está a saúde das equipes e qual o padrão de cuidado que cada colaborador tem consigo.

Nesse sentido, e contando com a colaboração de todos os times, o Mapeamento da Saúde pode ser o maior aliado para redução e controle de riscos e na implementação de cuidados ao retornar ao trabalho com o coronavírus ainda circulando pelo país. Sua aplicação revela dados essenciais sobre o perfil de saúde da população corporativa para as estratégias mais eficientes nesta nova etapa de combate à covid-19.

Para isso, são utilizadas algumas metodologias específicas que serão apresentadas aos colaboradores. A principal delas é a aplicação de um questionário desenvolvido especialmente para averiguar características e ocorrências de saúde dos funcionários.

Este questionário que atua exclusivamente para o Monitoramento da Saúde é sigiloso, objetivo e virtual, permitindo que os colaboradores respondam as perguntas rapidamente e de qualquer lugar, economizando recursos e tempo. 

O documento eletrônico aborda questões importantes relacionadas ao histórico de saúde do trabalhador e de seu núcleo familiar, resultando em uma série de insumos e indicadores para a empresa possa compreender a essa nova realidade e desenvolver as respostas mais efetivas contra novos casos da covid-19.

Em um momento em que o mundo todo ainda está extremamente cauteloso e não descarta a possibilidade de uma segunda onda de contágio do novo coronavírus, é fundamental e imprescindível criar uma cultura de saúde na empresa, encorajando equipes a adotar comportamentos e práticas positivas para a vida, dentro e fora do trabalho. 

Nesse aspecto, o Mapeamento da Saúde é uma ferramenta extremamente importante e bem-sucedida dentro e fora da MDS. Qualquer empresa pode aplicar essas metodologias e estratégias de retomada para evitar a proliferação do vírus nos espaços de trabalho. A ferramenta permite, assim, entender onde é necessário concentrar esforços e quais são as principais ações a serem implementadas para uma cultura de saúde na companhia.

Vale lembrar que esta é apenas mais uma das muitas iniciativas da MDS para proteger seu mundo. Também elaboramos um Guia Prático de Retorno ao Trabalho, disponível gratuitamente para download em nosso portal De Bem com a Vida, e o #MDSFOCUSCOVID - um hotsite  com notícias nacionais e internacionais sobre o vírus, quizzes, artigos e conteúdos exclusivos para manter a população bem informada e bem cuidada.

Mesmo antes da pandemia, o De Bem com a Vida sempre esteve integralmente voltado à disseminação de informações atualizadas e apuradas para boas práticas de saúde, qualidade de vida e bem-estar.  O portal é elaborado por nossos especialistas que sempre trazem informações da área, campanhas de saúde e conscientização. Nele, também há uma série de materiais gratuitos para promover a educação de todos. Se você ainda não conhecia esta frente de saúde da MDS, vale a pena conferir e compartilhar com colaboradores, familiares a amigos.

Quer saber como o Mapeamento de Saúde para covid-19 pode ser implantando na sua empresa para consolidar um ambiente de trabalho mais protegido para todos?

E não deixe de nos acompanhar no
LinkedIn, Facebook e Instagram para saber como podemos te ajudar a atravessar este momento delicado com aparo e segurança.



#MDSBrasil #RetornoSeguroMDS #Saude #Health #Gestao #Management #DeBemcomaVida #covid19 #pandemia