voltar

MERCADO DE OIL & GAS: COMO PROTEGER A SUA EMPRESA DOS RISCOS DESTA INDÚSTRIA?

22.04.2021
MERCADO DE OIL & GAS: COMO PROTEGER A SUA EMPRESA DOS RISCOS DESTA INDÚSTRIA?

O mercado de Oil & Gas desempenha um papel estratégico na geração de insumos para uma enorme gama industrial.  As extrações onshore1 e offshore2 são a base para o fornecimento de nafta, petrolatos, amônia, solventes e asfaltos que compõem as matérias-primas de cadeias produtivas diversificadas – que incluem desde um copo plástico até à composição dos fertilizantes necessários para o agronegócio.  

De acordo com o caderno A Relevância do Petróleo & Gás para o Brasil, mais de 90% da área de bacias sedimentares nacionais ainda não foram estudadas, e mesmo assim, dados da ANP repercutidos pelo Infomoney, a produção de petróleo e gás natural brasileira cresceu 52,71% de 2010 a 2020. Em 2019, o país quebrou seu recorde de produção, superando pela primeira vez a marca de 1 bilhão de barris, e além disso, o aumento da produção de gás natural chegou a 6,43% a mais que no ano anterior. Já em 2020, foram produzidos 3,74 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe/d), incluindo óleo e gás, uma alta de 5,22% em relação a 2019. Por fim, ainda segundo dados da instituição, a Bacia de Santos superou a produção de 2 milhões de barris diários em janeiro do ano passado, aumentando 56% na comparação anual. Sua produção de gás atingiu os 87 milhões de metros cúbicos diários. 

Mesmo diante das eventuais crises do setor – entre tantos outros que também são diretamente afetados pelas oscilações econômicas e geopolíticas –, o segmento de Oil & Gas ainda detém um papel incomparável na geração de receita, criação de empregos qualificados, arrecadação, desenvolvimento social e alavancagem tecnológica na exploração das reservas espalhadas pelo país.  

Gestão de riscos e desafios para um novo normal 

ano 2020 foi um marco para as transformações em médio e longo prazo em toda a cadeia global de Oil & Gas. Apenas dois dias antes de a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhecer a pandemia do novo coronavírus (em 9 de março), desavenças entre Rússia e Arábia Saudita derrubava o preço do barril de petróleo em uma velocidade galopante. Além disso, a superprodução mundial de petróleo somada à recessão econômica global e às medidas de isolamento social fechamento de fronteiras e diminuição da circulação de pessoas durante a pandemia — que segue em vigor —, mantêm aceso o sinal de alerta para novas estratégias e desafios ainda mais complexos.  

"O setor de transportes, que corresponde a praticamente metade da demanda dos produtos derivados do petróleo, sofre duros impactos com o coronavírus, por essa razão, o segmento de Oil & Gas precisa se adaptar a algumas transformações e exigências a médio e longo prazo” adverte Olímpio Guedes Amorim, Superintendente de Riscos Empresariais da MDS Brasil. Além da retomada econômica, o segmento ainda precisa avaliar o desenvolvimento de novas tecnologias de extração, automatização de processos e estratégias para gestão de riscos, sem mencionar as crescentes restrições ambientais de suas cadeias primárias e secundárias”, explica o executivo. 

Amorim ainda reforça que os novos desafios para Oil & Gas são tão complexos quanto sua própria natureza e demandam um imenso esforço técnico e executivo que não permite falhas.

"Além dos protocolos operacionaisque vão desde a análise de risco até a proteção de dados digitais, os negócios de Petróleo e Gás precisam dar um passo à frente no controle de perda e minimização de riscos financeiros”, alerta o executivo. 

 

EIC Membership: mais um marco na trajetória de especialização em Energia da MDS Brasil 

A MDS Brasil acompanha de perto as possíveis sinistralidades de altíssimo valor e os avanços acelerados dessa indústria. Além da capilaridade global, personalização, postura consultiva e capacidade técnica  que são fatores inerentes ao nosso DNA acabamos de dar mais um importante passo a fim de assinalar a expertise no setor de Energia: nos tornamos mebros do EIC, o Energy Industries Council. 

Fundada em 1943, o EIC é uma organização sem fins lucrativos que reúne mais de 650 empresas fornecedoras de bens e serviços para as indústrias de Energia em todo o mundo. Reconhecida como a principal associação comercial  do segmento, o EIC tem como principal missão ajudar os membros a compreender, identificar e buscar oportunidades de negócios globalmente. 

 

FALE COM NOSSOS ESPECIALISTAS  

 

Entre em contato conosco para uma avaliação precisa e comece a proteger o seu negócio diante de um cenário tão complexo. Aproveite também para curtir as nossas páginas no FacebookLinkedIn e Instagram e acompanhar as principais soluções da MDS Brasil. 

 

 

#MDSBrasil #Seguros #Insurance#RiscosEmpresariais #Corporate #Risk #Oil #Gas 

 


Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, você está consentindo o seu uso.Saiba mais

Compreendi