voltar

PLANO DE SAÚDE CORPORATIVO: TUDO O QUE SUA EMPRESA DEVE SABER E DICAS PARA O USO DOS COLABORADORES

18.02.2022
Seguro Saúde Corporativo MDS Brasil

Ao aceitar um novo emprego, em geral, os trabalhadores buscam saber os benefícios que a empresa oferece, como os que proporcionam o bem-estar físico e mental. É nesse momento que as instituições contratam o plano de saúde corporativo 

Uma vez que o Sistema único de Saúde (SUS) ainda seja irregular, a adesão a um plano de saúde empresarial melhora o comportamento dos trabalhadores, muitas vezes preocupados com a própria saúde e a dos familiares. Nesse sentido, a pandemia do Coronavírus ainda levou à queda da contratação dos planos de saúde em 2020. Por sua vez, a reversão de 2021 voltou a gerar lucros para as operadoras.  


De acordo com o boletim recentemente divulgado pela
Agência Nacional de Saúde (ANS), no segundo semestre deste ano 82% do que as operadoras arrecadaram com as mensalidades foi repassado a hospitais, clínicas, laboratórios e profissionais de saúde para cobrir não somente a epidemia, mas outras doenças. Isso demonstra o aumento da circulação monetária no segmento, como a maior procura para exames e tratamentos, ou seja, um cuidado maior com a própria saúde. 


Mas, afinal, como é definido o plano de saúde para empresas? Tire essa e outras dúvidas neste artigo e acompanhe cinco dicas para saber como usar melhor o seu plano de saúde. Acompanhe a gente!
 

O que é plano de saúde corporativo? 

Plano de saúde corporativo trata-se de um plano coletivo com grupo de pessoas dentro de uma empresa, e geralmente apresentam preços mais acessíveis do que os individuais devido ao grande número de clientes. 

Vale ressaltar que o plano de saúde corporativo não é obrigatório, ou seja, o funcionário não precisa optar pela contratação ao fazer parte da instituição. 

Que vantagens possui o plano de saúde corporativo? 

  • O plano de saúde para empresas pode ser integrado tanto para o colaborador quanto para seus dependentes. Isso significa que familiares, cônjuges, filhos e outros podem usufruir os benefícios, como exames ou consultas médicas; 
  • As carências reduzidas atraem mais clientes;
  • Quando o funcionário arca com parte do valor da mensalidade, os custos podem ser deduzidos no Imposto de Renda. 


Como funciona o plano de saúde corporativo?
 

O funcionamento do plano de saúde corporativo acontece da seguinte forma: a organização determina um contrato com a operadora de saúde escolhida com os principais recursos que a beneficiará. No contrato também consta o tempo de carência para o plano entrar em vigor. 

Nesse contexto, existem duas regras importantes para o uso do plano de saúde, como: 

  • Empresas com mais de 30 colaboradores que contratam planos de saúde em até 30 dias após a admissão têm direito ao uso do plano de saúde sem a necessidade de esperar o tempo de carência; 
  • Diante de uma boa conversa com a operadora, a companhia pode negociar a redução do prazo de carência para o uso de qualquer funcionário. 


Qual é a importância da apólice do plano de saúde corporativo?
 

A apólice do plano de saúde corporativo é um documento onde compõe todos os direitos e deveres de ambas as partes (empresa e operadora) definidas em formas legais. Ela serve como instrumento para evitar conflitos que possam acusar a falta, suspensão ou cancelamento de algum benefício, servindo de garantia para o contratado e o contratante. Por isso, quando se contrata pela primeira vez um plano de saúde corporativo ou se renova as apólices atuais, as companhias contratam um especialista no assunto que traduz os termos técnicos, modalidades, coberturas e condições. 


O que deve constar no plano de saúde corporativo?
 

A cobertura de um plano de saúde depende do acordo entre a instituição e a operadora. No entanto, existem elementos essenciais que geralmente fazem parte dos contratos. São eles: 

  • Segmentação: serviço ambulatorial; hospitalar com obstetrícia; hospitalar sem obstetrícia; referência; odontológico; 
  • Rede credenciada: lista de estabelecimentos e profissionais que podem ser utilizados no plano de saúde; 
  • Viscossuplementação: procedimento para quem sofre de osteoartrose. Ele deve ser custeado pelo plano de saúde a partir da indicação de um médico que, nesta situação, não precisa estar credenciado ao plano; 
  • Home care: pacientes que possuem um plano de saúde com internação hospitalar têm direito de usufruir da internação domiciliar. 


Como usar melhor seu plano de saúde corporativo?
 

Listamos cinco dicas importantes para você usar o seu plano de saúde de forma segura. Veja: 

1. Utilize o pronto-socorro em caso de urgência e emergência, mas vale ressaltar que as despesas podem custar 15% mais caro em exames e medicamentos; 
2. Seja atendido por um clínico geral sempre que precisar, pois ele está apto a entender o que se passa com você e, consequentemente, indicará profissionais especializados; 
3. Não assine guias em branco antes de ser atendido, pois caso seja lançado algum procedimento que você não fez, a empresa pagará por algo que não precisa; 
4. Guarde exames e leve-os sempre com você para consultas; 
5. Mantenha consultas regulares com o mesmo especialista. É uma prática segura, já que ele conhece você. 

Como a MDS Brasil ajuda no bom funcionamento do plano de saúde corporativo? 

Inconsistências nos benefícios dos planos de saúde podem surgir nas empresas em momentos inoportunos e dificultar o andamento da produtividade.  

Dados cadastrais errados; duplicidade de informações; planos de saúde ativos mesmo após o desligamento dos funcionários, gerando custo para a empresa, ou seja, uma série de situações indesejadas que podem ser revertidas. Assim, a MDS Brasil, empresa especialista em seguros, resseguros e gerenciamento de riscos, usa sua tecnologia para identificar erros e reduzir despesas na gestação de benefícios.  

Para o bem das companhias e suas equipes, ela criou a Gestão Integrada de Benefícios, um conjunto de soluções que inclui uma ferramenta automatizada para apontar esses problemas e solucioná-los. Nesse sentido, ela otimiza a gestão de planos, gerencia afastamentos, compila e mapeia dados da carteira dos beneficiários, trazendo maior eficácia para o RH das empresas.

Claudia Leite, Diretora Comercial de Saúde e Benefícios da MDS Brasil salienta a importância do serviço: "A satisfação da população corporativa está diretamente atrelada à carteira de benefícios. Por isso, quando as coisas funcionam de forma organizada, aumenta o comprometimento e a produtividade da população corporativa em todos os níveis”. 


Acesse a página do produto e conte com a MDS para ter mais tranquilidade e respaldo:



Gostou da ideia?

FALE COM UM DE NOSSOS ESPECIALISTAS 

Conheça a nossa solução e deixe-nos ajudar a impulsionar a sua gestão! Acompanhe a MDS também no
Facebook, LinkedIn e Instagram