voltar

POR QUE O SEGURO CRÉDITO É UM DIFERENCIAL COMPETITIVO?

23.06.2022
Imagem que representa pessoa que possui seguro crédito
Em tempos de retração econômica, o Seguro de Crédito surge como uma alternativa segura e estratégica para que empresas se mantenham mais competitivas no mercado e, inclusive, aumentem suas vendas na crise. 

Isso porque este tipo de apólice é considerado uma solução de proteção ampla em casos de inadimplência, garantindo que o credor (sua empresa) receba pelos valores de serviços e produtos vendidos a prazos, mesmo que o cliente não pague ou atrase suas parcelas. 

Portanto, se você quer saber mais sobre o Seguro de Crédito e como ele pode ajudar o seu negócio a prosperar neste período de incertezas e turbulências, fique até o final do texto e confira as dicas e informações úteis que separamos aqui. 

Boa leitura! 

Afinal, o que é o Seguro de Crédito? 


Como bem resumido, o Seguro de Crédito é uma proteção contra possíveis inadimplências de vendas a prazo. Dessa forma, a apólice visa indenizar a empresa credora que, por um acaso, não receber os créditos concedidos aos seus consumidores. 

Vale destacar ainda que o Seguro de Crédito cobre também atrasos e falta de pagamentos em vendas internacionais por meio de exportação. 

Como funciona este tipo de apólice? 


Basicamente, toda a operação sobre o Seguro de Crédito envolve a participação de 3 players básicos: a corretora, o segurado e o devedor. 

No geral, a apólice contratada cobre faturas geradas dentro de um ano e para que esta cobertura seja devidamente ativada, é necessário definir os limites de crédito para os seus parceiros. 

Feito isso e realizada as vendas, caso um dos clientes deixe de pagar ou atrase uma fatura, sua empresa comunica a corretora contratada, que por sua vez, inicia a cobrança. Tal prêmio pode ser cobrado em cima dos limites de crédito aprovados para este consumidor, como também sobre um percentual de faturamento. 

Os sinistros são pagos com base entre 85% e 90% da perda e tem um prazo de 30 dias para ser efetuado em caso de insolvência da situação. 

No entanto, em casos de mora prolongada e perdas com riscos políticos, este prazo pode ser estendido para alguns meses. 

E por que o Seguro de Crédito se tornou ainda mais essencial agora?




Os últimos anos vêm mostrando um crescimento significativo na busca por apólices de Seguro de Crédito no Brasil e a atual situação econômica ajuda a explicar tal fenômeno. 

O fato é que nenhuma outra solução estratégica apresenta proteção e oportunidades de igual tamanho que este tipo de apólice. 

Ou seja, o seguro é uma das poucas saídas em momentos de crise e de incertezas para a economia de diversos setores, garantindo que empresas de todos os tamanhos possam conceder mais crédito a clientes e aumentar suas vendas sem riscos de inadimplência. 

Além disso, o aumento por essa procura também se dá pelo motivo de que o público em geral perdeu o poder de compra de alguns anos para cá no país. 

Para se ter uma ideia maior, o total de famílias com contas atrasadas no Brasil atingiu o maior nível em 12 anos e as expectativas não são as melhores para os próximos períodos. 

Como o Seguro de Crédito pode ajudar empresas nesse momento? 


Não é só garantindo o pagamento de valores inadimplentes que o Seguro de Crédito pode ajudar a sua empresa neste momento. 

Se visto como uma estratégia de vendas também, este tipo de apólice pode permitir inclusive um crescimento sustentável de suas negociações e sem riscos.  

Além disso, ainda vale destacar uma melhora na avaliação de crédito e na gestão de riscos de sua empresa, contando com o suporte de especialistas do setor. 

Quer mais benefícios práticos que podem ser agregados por uma empresa segurada? Então, ainda podemos ressaltar as seguintes vantagens: 

  • Aumento de venda para clientes novos e atuais 
  • Oferece mais informação de crédito, uma segunda opinião ao conceder crédito 
  • Oferece um sistema de cobrança protegendo a imagem do vendedor da empresa, que não se desgasta ao cobrar o cliente, já que a seguradora especializada assume este papel; 
  • Possibilita exportar de forma segura na modalidade internacional, incluindo a cobertura do risco político; 
  • Pode ajudar no financiamento de seu negócio. 


Como contratar um Seguro de Crédito? 


Hoje, há diversas seguradoras de crédito disponíveis no mercado nacional, cada qual com características, apólices e planos específicos. 

A CredRisk é uma das principais referências no país, tendo em vista a sua especialização neste setor e a experiência de quase duas décadas neste setor. 

Hoje, a empresa faz parte da MDS, uma das principais corretoras do país no segmento de seguros, resseguros, gestão de benefícios e consultoria de riscos, com participação ativa em mais de 126 países, agregando assim ainda mais valor à seguradora e às suas apólices. 

Com vasto conhecimento e uma equipe completa de especialistas, contratar um Seguro de Crédito com a CredRisk pode garantir muito mais do que proteção e segurança para as suas vendas a prazo. 

A empresa também oferece consultorias estratégicas para a sua gestão de riscos, possibilitando que sua empresa se torne mais competitiva, sustentável financeiramente e atrativa para os olhos de clientes e investidores. 

Em resumo, essas são algumas dicas e informações úteis sobre a importância do Seguro de Crédito neste momento de crise e de incertezas econômicas, e como este tipo de apólice pode agregar não só proteção financeira, como também gerar oportunidades de crescimento e faturamento para o seu negócio. 

Gostou do post? Quer saber mais sobre o Seguro de Crédito e fazer um orçamento sem compromisso com a CredRisk, uma empresa MDS? Então, converse agora com um de nossos especialistas e confira os nossos planos especiais.