voltar

QUAL A IMPORTÂNCIA DO SEGURO RURAL NO BRASIL?

28.07.2021
QUAL A IMPORTÂNCIA DO SEGURO RURAL NO BRASIL?

Nos últimos anos, o mundo enfrentou uma série de choques: secas, inundações, incêndios, vendavais e, mais recentemente, uma pandemia mundial que ceifou 3,5 milhões de vidas.  Embora a pandemia passe, o próximo desafio global já está sobre nós: o aquecimento global. Segundo o periódico científico One Earth, um terço da produção mundial de alimentos está em risco por conta das emissões de gases do efeito estufa e do aquecimento global. 

 

Além de ameaçar a estabilidade e a segurança alimentar mundial, esses efeitos podem prejudicar os meios de subsistência, interromper as cadeias de valor e até mesmo minar a estabilidade macroeconômica.  

 

A  ONU reconheceu o agronegócio no Brasil como parte importante na estratégia global de impactos causados por mudanças climáticas e pode contribuir para salvar o planeta.  O agronegócio, um dos setores mais importante no Brasil, é diretamente afetado por choques climáticos. Segundo o Censo Agropecuário, são mais de 63 milhões de hectares de lavouras.  

 

Conforme estatísticas do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Esalq/USP, no último ano, em meio a pandemia, o setor agro brasileiro desempenhou papel importante na economia, uma vez que ponderou as perdas de setores como serviços e indústrias. Enquanto o PIB sofreu queda de 4,1%, a agropecuária cresceu 2%, puxada pela soja (7,1%) e pelo café (24,4%), que atingiram produções recordes para o momento.  

 

Já no primeiro trimestre de 2021, em que o país cresceu 1,2% em relação a igual período do ano anterior, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a agropecuária avançou 5,2%. Apesar do bom resultado, especialistas alertam que, para o desenvolvimento da economia brasileira, outros segmentos também precisam se consolidar.  

 

Eventos de impacto climáticos causaram volatilidade orçamentária significativa nos últimos anos. O seguro para o agronegócio pode ser uma proteção para o agricultor pois:  

  • diminui o risco de operações de crédito ao setor agrícola  

  • permite a manutenção e continuidade dos créditos;  

  • reduz a volatilidade orçamentária das despesas fiscais;  

  • aumenta o espaço fiscal durante anos de choque e;  

  • estimula o crescimento do setor agrícola. 

 

O que é o Seguro Rural? 

O Seguro Rural é um tipo de ferramenta de gestão de risco criado para cobrir danos econômicos aos agricultores. 

 Auxilia no planejamento para estabilizar a cadeia produtiva e reduzir os efeitos negativos que pode causar em seus negócios.  

É uma necessidade ter uma proteção para o impacto extremo de eventos não controlados que podem ocorrer contra as atividades no campo.  

Tipos de seguro rural  

Seguro Agrícola de Produtividade, Custeio e Receita: o seguro possui coberturas que protege o investimento do produtor frente a volatilidade na produção e/ou no preço da commodity. 

Estas modalidades são baseadas no conceito de Seguro Multirrisco, no entanto, a principal diferença entre eles é que na opção Receita possui a variável preço.

 

Seguro Agrícola de Índices Climáticos: seguro é feito sob medida para cobrir eventos específicos a que os produtores podem atribuir mudanças no seu rendimento. A cobertura pode incluir:  

  • oscilação de temperatura;  

  • precipitação mínima e máxima diária; 

  • precipitações médias mensais e;  

  • qualquer outra variável climática. 

 

Por que você precisa de um seguro agrícola? 

Enfrentar os danos e a perda do seu trabalho árduo colocaria você em um planejamento infinito de recuperação. Se você investir de novo, o risco é alto, então você precisa da garantia de que, se tudo não der certo, você não terá uma perda total.

  

Aqui estão algumas das vantagens do porque você precisa adquirir um seguro agrícola para sua segurança: 

 

  • Ajuda a lidar e se recuperar de condições climáticas extremas; 

  • Ajuda a evitar perda de dinheiro e falência; 

  • Ajuda no angariamento de crédito, reembolsar o capital ou dinheiro para crescer e melhorar o negócio. 

  • Ajuda a estabelecer um fluxo de caixa estável e negócios contínuos que aumentam a confiança de possíveis investidores.   

  • Ajuda na comercialização de suas safras. 

 

Isso garante que você permaneça no negócio e continue a plantar para a próxima safra.

 

A necessidade de garantir que seu investimento no negócio agrícola esteja na rede de segurança aumenta cada vez que você tem dificuldade de se recuperar de perdas financeiras.

 

Ver a suas áreas de plantio ou de produtores vizinhos parcial e ou totalmente devastadas após um desastre climático é um sinal de alerta. A escolha do seguro agrícola lhe dará tranquilidade e garantia de manutenção do seu negócio.

 

Como escolher entre seguradoras agrícolas no Brasil 

A consultoria do produto certo para garantir sua proteção adequada requer uma corretora de seguros experiente, qualificada com conhecimento e visão para ajudá-lo a avaliar completamente os riscos de sua safra ou negócio agrícola. 

 

Lhe fornecerá informações sobre pontos importantes como coberturas e regras padrões de cada produto, podendo descrever quais soluções de seguro agrícola são mais benéficas para atender às suas necessidades.

 

Uma Corretora pode ajudar a economizar tempo, agilizando o processo de revisão, seleção e manutenção das apólices que oferecem a cobertura de que você precisa. E, no caso de uma reclamação, o corretor pode agir como seu advogado para ajudar a chegar a um acordo. 

 

O agronegócio no Brasil nunca foi fácil, mas com a ajuda da MDS Brasil, você pode deixar de lado o medo de perder capitais e as receitas diminuírem. O impacto alarmante desses eventos infelizes provocados pelos desafios climáticos é resolvido por meio de avanços tecnológicos e serviços financeiros. 

 

Trabalhar no campo com o objetivo de produzir safras e fazer crescer o seu negócio será inteligente e satisfatório se você confiar sua propriedade aos meios sistemáticos de seguro agrícola.  

 

Na MDS Brasil, entendemos os desafios e riscos que acompanham suas plantações e ativos. Por isso, temos parceria com diversas seguradoras agrícolas no Brasil para encontrar uma apólice ideal para o seu negócio. 

 

Entre em contato com nossos especialistas e faremos o possível para acomodá-lo com mais informações e ajuda necessária para que você aprenda mais sobre o seguro agrícola. 

FALE COM UM DE NOSSOS ESPECIALISTAS  

Siga também as nossas páginas no LinkedInFacebook e Instagram para acompanhar o panorama, tendências e as novidades do mercado.