voltar

SEGURO RURAL: POR QUE VALE A PENA CONTRATAR PARA O AGRONEGÓCIO?

04.01.2022
Seguro Rural MDS Brasil

O Seguro Rural é uma importante ferramenta que protege produtores de problemas climáticos. De modo geral, a agricultura é um setor da economia com riscos a céu aberto, uma vez que desastres naturais acabam com as lavouras, prejudicando a vida financeira dos agricultores.  

Para se ter uma ideia, um relatório recente da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) mostrou um salto de três vezes o número de ocorrências por desastres mundiais. Afinal, granizos, enchentes, tempestades, secas e outros problemas que afetam a capacidade produtiva do setor. 

Para contornar esse tipo de situação, entender como funciona o Seguro Rural pode levar agricultores a repensarem estratégias para reverter o atual cenário. Por isso, continue com essa leitura e saiba mais sobre o assunto. 

O que é Seguro Rural? 

O Seguro Rural é uma medida cautelar para reduzir os danos na agricultura, impactando positivamente na vida dos produtores. Na conjuntura atual, o benefício tornou-se uma questão de necessidade, permitindo que as novas tecnologias cheguem na produção e na colheita com mais facilidade. E, em caso de falha, os profissionais não terão perdas significativas, já que a seguradora os compensará. 

A importância do seguro rural ganha dimensão em vista dos altos impactos dos desastres naturais na agricultura, como: 

  • Redução de produção, o que diminuiu a renda dos agricultores; 
  • Aumento do desemprego; 
  • Perda de safras inteiras, como das culturas soja, arroz, trigo, milho, etc.; 

 Percebeu o quanto pode ser prejudicial realizar uma colheita sem a segurança necessária? Nesse sentido, o seguro agrícola é um benefício de curto a longo prazo. 

Como funciona o Seguro Rural? 

Para que o produtor se resguarde das possíveis perdas, existem várias opções de seguros para o agronegócio: 

  • Seguro Agrícola para GrãosOlerícolas e Frutas; 
  • Seguro Pecuário para Bovinos, Equinos, CaprinosOvinos, Bubalinos e etc.; 
  • Seguro Florestal para espécies implantadas para fins comerciais; 
  • Seguro Aquícola.
 

Quais são as modalidades de Seguro Rural? 

As seguradoras oferecem três tipos de seguros. São eles: 

  • Custeio: o segurado especial rural busca um benefício que cubra os custos da produção; 
  • Produtividade: esse tipo de seguro agrícola corresponde aos custos da produção e expectativa de produtividade, levando em conta a localidade, o nível tecnológico da propriedade e o histórico do produtor; 
  • Receita: além dos custos da produção, cobre a variação de preço do produto no período segurado.  


Quais são as vantagens do Seguro Rural?
 

Como vimos, o objetivo do seguro rural é proteger a sua atividade de imprevistos, consequentemente, acarretando a redução de custos com improdutividade, por exemplo.  

Mas não é somente isso que vale a pena considerar antes de entrar em contato com um corretor. Veja, então, os principais motivos para contratar o serviço: 

Redução das dívidas

apólice de seguro agrícola ajuda o agricultor a quitar seus empréstimos mesmo em período de baixa safra. 

Estabilidade na receita 

Assegura perdas por quebra de safra, atuando como ferramenta que administra riscos de rendimento e preço. 

Tecnologia ao alcance 

Os avanços tecnológicos permitem que as seguradoras utilizem plataformas digitais para fortalecer a produção agrícola. 

Proteção de rendimento 

A seguradora disponibiliza plantio preventivo e segurança de replantio. 

Conscientização 

Os agentes, que atuam no campo junto aos produtores, têm como papel principal assessorar o produtor a adquirir o melhor produto de seguro para sua safra. Um ponto favorável é que, a partir desse acolhimento, esses produtores aprendem a usar a ferramenta de gestão de risco. 

O que é o Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural? 

O Programa é um incentivo do Governo Federal para os cuidados com a produção agrícola. As autoridades auxiliam financeiramente a safra e complementam os valores por subvenções concedidas por estados e municípios. Em 2021, por exemplo, o Governo Federal anunciou junto ao Plano Safra o aumento de recursos para o seguro estimados em R$1,181 BI. 

Como escolher uma seguradora de confiança? 

A consultoria de uma corretora otimiza o tempo e o gasto do investidor, facilitando o processo de revisão, seleção e manutenção das apólices. Além disso, um corretor representa um advogado durante problemas que você pode encontrar ao longo do caminho. 

No agronegócio, a MDS Brasil pode ser um respaldo e evitar que você perca capitais e receitas devido algumas das causas apresentadas anteriormente. Aqui, reconhecemos os riscos nas plantações e, com as diversas parcerias com seguradoras agrícolas, encontramos uma apólice ideal para o seu negócio. 

Entre em contato com nossos especialistas e saiba qual a solução mais assertiva para o dia a dia do seu negócio: 

Seguro Rural MDS Brasil


Siga também as nossas páginas no LinkedInFacebook e Instagram para acompanhar o panorama, as tendências e as novidades do mercado.