voltar

SINISTRO DE SEGURO: COMO PREVENIR NA PRÁTICA + CASO DE SUCESSO

11.05.2021
SINISTRO DE SEGURO: COMO PREVENIR NA PRÁTICA + CASO DE SUCESSO

sinistro de seguro é um evento que circunda toda e qualquer empresa. Uma ameaça tratada como mera hipótese pode se transformar em um problema real e vir acompanhado de prejuízos a diversas frentes da companhia. Em casos extremos, estas consequências podem até levar ao encerramento de suas atividades.

Como especialistas em Gestão de Risco, nós da MDS já falamos sobre os programas de gerenciamento que oferecemos, mas o que fazer quando o sinistro de seguro acontece?

 Chegou a hora de conhecer nossos bastidores e conferir histórias de sucesso. Continue a leitura!

 

Tipos de Sinistro de seguro


No dicionário do segurador, sinistro é todo evento que causa prejuízos a um bem segurado, entretanto, como se sabe, nem todo bem é material. 

Por essa razão, além de conhecer os seguros, programas e ferramentas de contenção de ameaças existentes, é importante saber a natureza das perdas e o que elas acarretam. 

 

Sinistros de seguro indenizáveis


São as perdas que podem ser contidas ou minimizadas com ressarcimento financeiro. São eles: 
  • Sinistro patrimonial: quando os danos afetam a infraestrutura física de uma companhia. Eventos em galpões, escritórios, maquinários e outras ferramentas ou espaços de trabalho pertencem a esta classe. 
  • Sinistro financeiro: o tipo de perda mais frequente e mais comumente associado às demais categorias. Ocorre quando o sinistro de seguro afeta o capital, fluxo de caixa, orçamento, balanço e outras bases financeiras de uma empresa. 


Sinistro de seguro não indenizáveis


Perdas que não podem ser remediadas com valores financeiros, mas podem ser contidas ou previstas a partir de contratação de um programa contínuo de análise de risco. São eles: 

  • Prejuízos à reputação: caracterizados pelas consequências geradas à imagem da empresa e de seus funcionários, líderes, acionistas e demais stakeholders. Escândalos e vazamentos de informações são algumas das principais causas deste tipo de perda. 
  • Prejuízos ao relacionamento: quando o sinistro de seguro afeta a relação com clientes, prospects e outros players do mercado que consomem a marca e costumam advogar em favor da empresa. Exposição de dados e problemas no atendimento ou entrega dos serviços tendem a ocasionar este tipo de problema.  


Case: como tratar do sinistro de seguro na prática? 


O que fazer para que os sinistros de seguro citados acima não se concretizem? Existem os processos de gerenciamento de risco. 

Os processos são divididos em etapas que se iniciam antes de qualquer perda acontecer. Mas mesmo quando o risco chega a impactar a empresa, ainda é possível minimizá-lo e até revertê-lo, e para isso, é essencial contar com ajuda especializada, poder de análise e olhar atento. 

Na fase de regulação de sinistro de seguro, muitas informações e dados são compartilhados pelo segurado para viabilizar a apuração da causa, natureza e extensão dos prejuízos. 

"Enquanto grande parte desses dados tramita formalmente via e-mails ou documentos, o restante é coletado em reuniões e vistorias. Por esta razão, a equipe responsável pela análise do sinistro de seguro deve ser especializada, consultiva e atenta a cada detalhe”, explica Caio Carvalho, Diretor de Riscos Empresariais. 

Para ilustrar este processo, Caio relembra um case de Responsabilidade Civil em uma indústria metalúrgica,que teve desfecho positivo graças à atenção e ao nível técnico da equipe MDS. 

Na situação, o cliente havia produzido mercadorias fora das especificações técnicas estabelecidas, gerando uma perda da ordem de R$1 milhão. Após um levantamento de informações, o time conseguiu captar detalhes importantes que permitiram que o processo fosse reanalisado e indenizado. 

"A partir de uma minuciosa análise, demonstramos que as perdas eram, na verdade, danos diretos decorrentes da mão de obra empregada na desmontagem do equipamento final. Nossa ação mitigou um prejuízo significativo ao nosso cliente e abriu espaço para melhorarmos o gerenciamento do risco futuramente”, destaca o Diretor.  

A experiência da equipe também foi determinante para resolver um sinistro patrimonial: um incêndio ocorrido em uma indústria de algodão. Durante o processo de carregamento para o setor de produção, um dos fardos de algodão iniciou um incêndio que se alastrou para os demais, ocasionando um prejuízo da ordem de R$ 850 mil. 

"Inicialmente, a análise dos peritos indicava que o evento era decorrente de combustão espontânea, no entanto, depois de um estudo detalhado das evidências liderado pelo nosso time de sinistros de seguros em conjunto com a seguradora, captamos detalhes e chegamos a um desfecho positivo para nosso cliente”, explica Caio.   

O que fazer quando o sinistro de seguro ocorrer?

Que tal aprender algumas atitudes básicas para tomar diante de um eventual sinistro de seguro? Acompanhe abaixo as dicas de Caio Carvalho:

1.  Agir imediatamente

    Contactar o segurado a fim de instruí-lo e assessorá-lo é um procedimento muito importante nos primeiros momentos da ocorrência do sinistro de seguro. Este contato é apropriado para indicar ações de mitigação, minimização de perdas, preservar bens e itens não danificados. 

    2. Realizar o registro fotográfico do evento

    As fotografias atuam como importantes provas. 

    3. Não iniciar as atividades de reparo dos danos sem prévia autorização

    Ações não autorizadas podem comprometer os indícios que comprovam a ocorrência do sinistro, além de prejudicar eventuais indenizações.

    4. Contribuir com a regulação

    Permitir que os representantes da seguradora e corretora acessem o local ou contexto da ocorrência é fundamental para garantir uma análise correta e um levantamento aprofundado de todos os dados necessários à resolução do problema.

    FALE COM UM DE NOSSOS ESPECIALISTAS

     

    Aproveite para nos acompanhar no FacebookLinkedIn e Instagram e ficar sempre por dentro dos melhores seguros e serviços para proteger seus bens, sua família e seus negócios!