voltar

Tecnologia e saúde na gestão de recursos humanos

29.06.2021
Tecnologia e saúde na gestão de recursos humanos

Tecnologia e saúde, dois mercados em forte crescimento que se unem na gestão de recursos humanos: por um lado, o progresso tecnológico, impulsionado pela crescente transformação digital, abre novas oportunidades para prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças. 

Por outro lado, a crise no sistema de saúde global, agravado pela Covid-19, continua a ser a preocupação das organizações ao mudar o cotidiano dos escritórios e o estilo de vida dos funcionários em home office.

Um objetivo importante da tecnologia na gestão de recursos humanos é a implementação abrangente de ferramentas modernas de gestão empresarial que aceleram os processos de gestão de saúde. Além disso, um novo padrão de assistência médica virtual (telemedicina) por meio da digitalização de informações de saúde também é uma meta abrangente. 

O ritmo do avanço tecnológico está mudando fundamentalmente a maneira como trabalhamos nas organizações em todo o mundo. De acordo com a CB Insights, tecnologia corporativa agora é um mercado de US $148 bilhões em soluções de RH em nuvem para atender às necessidades do futuro do trabalho.

Compreenda como a tecnologia impacta na gestão de saúde dos funcionários.

Qual o papel da tecnologia na gestão de benefícios?

Os avanços na tecnologia e saúde mudaram a maneira como os recursos digitais são utilizados para melhorar a gestão de Recursos Humanos. E quando se trata de tecnologia, uma das áreas que mais sofrem alteração com a modernização é o  recursos humanos. 

Hoje, as empresas aproveitam a tecnologia de ponta de recursos humanos (RH 4.0) para atrair e contratar novos candidatos, trabalhar para aumentar a retenção de funcionários de alto desempenho e fornecer suporte na gestão e administração do local de trabalho. 

Como um todo, a automação do RH para administração de benefícios é mais recente do que as tarefas básicas de Gerenciamento de Capital Humano (HCM),  e não apenas coloca informações sobre benefícios online, mas também permite que os funcionários se envolvam com as escolhas de benefícios mais facilmente.

À medida que a transformação digital ganhou velocidade nos últimos anos, os benefícios passaram a significar mais do que apenas ter plano de saúde, 13º salário, FGTS, tirar licenças e sair de férias.

Por exemplo, o bem-estar baseado em aplicativos e consultas com profissionais, se tornou fundamental para os programas de benefícios de muitos empregadores, tanto online, quanto no local de trabalho.

Outra tendência notável na administração de benefícios de tecnologia de RH é o surgimento de ferramentas que otimizam os benefícios do plano de saúde ao aplicar análises de dados de sinistros e adaptar os pacotes de benefícios para cada trabalhador.

 

Tecnologia e saúde: software para gestão de saúde e bem-estar

As tarefas administrativas são a espinha dorsal do departamento de RH. Você precisa colocar em ação as ideias desenvolvidas durante o planejamento estratégico de RH e isso inclui educar os funcionários sobre benefícios. O seu principal desafio agora é administrar uma série de benefícios diferentes.

Gerenciar benefícios de saúde de maneira eficaz e garantir que os colaboradores recebam a cobertura certa no momento certo é uma tarefa complexa e demorada de gerenciar. Essa é apenas a ponta do iceberg de benefícios. Pode ser por isso que mais e mais profissionais de RH estão recorrendo à tecnologia de RH para aliviar algumas das cargas. 

Uma plataforma de RH com tecnologia robusta pode ajudar a gerenciar muitas funções básicas de RH, por exemplo os benefícios de saúde.

O HealthLink envolve uma camada adicional de funções. Nele é possível integrar as informações do plano de saúde, dentre elas, os indicadores de utilização dos planos de saúde e o mapeamento dos estilos de vida da organização.

A solução empresarial HealthLink oferece uma visão 360° da saúde de um funcionário - incluindo dados clínicos, prêmio mensal, taxa de sinistralidade, dentre outros – juntamente com fluxos de trabalho inteligentes e tecnologia configurável. 
Ao inserir dados clínicos e comportamentais juntos, a plataforma capacita o gerenciamento eficiente e proativo de doenças crônicas e outras, ajudando a sua equipe de RH a melhorar os resultados e reduzir os custos de saúde.



Benefícios do HealthLink na gestão de recursos 

Vários são os benefícios vindos da união entre tecnologia e saúde na gestão recursos humanos que já foram observados, incluindo administração 360º dos benefícios e autoatendimento.

Aqui está uma breve olhada em outras vantagens do sistemas de gerenciamento de benefícios:

  • Examinar histórico de sinistralidades (dentro do período que desejar);

  • Verificar especialidades e exames mais ou menos utilizados;

  • Checar dados para ações preventivas focadas no histórico de saúde dos colaboradores; 

  • Apontar, através de análises preditivas, beneficiários que estejam elegíveis para exames preventivos e programas de qualidade de vida, monitoramento ou de atenção especial (especialidades sob consulta).



 

Use a tecnologia para organizar e rastrear as métricas de RH

Os avanços em tecnologia e saúde permitem a você, profissional de RH, analisar as métricas importantes para compreender melhor a saúde e a vitalidade da organização e força de trabalho.

A tecnologia de RH pode facilitar o rastreamento, medição e análise da saúde dos funcionários. Avanços na tecnologia, como painéis, podem ser usados para analisar o desempenho e identificar áreas de melhoria da organização.

Executivos e líderes de Recursos Humanos podem trabalhar juntos para revisar os dados de que precisam para tomar decisões baseadas em fatos quando se trata de gestão de saúde do funcionário.

Esta é apenas uma das múltiplas soluções que a MDS Brasil disponibiliza para a gestão de saúde e para assessorar o  plano de benefícios corporativos. Entre em contato para saber como podemos ajudar a modernizar seu RH e torná-lo mais estratégico:

FALE COM UM DE NOSSOS ESPECIALISTAS 

Siga também as nossas páginas no LinkedIn, Facebook e Instagram para acompanhar o panorama,  tendências e as novidades do mercado.