A GESTÃO DE RISCO EM CENÁRIO NO SETOR ALIMENTÍCIO

18.07.2022
A GESTÃO DE RISCO EM CENÁRIO NO SETOR ALIMENTÍCIO
Por Caio Carvalho, Diretor de Riscos Corporativos da MDS Brasil

Como um dos principais segmentos da economia brasileira e mundial, o setor alimentício lida com grandes riscos e responsabilidades em uma base diária. Sofre diretamente as consequências de conflitos políticos, ambientais e sanitários e precisa enfrentar prejuízos e despesas aos quais todas as corporações do departamento estão suscetíveis.

Sabe-se que a pandemia do coronavírus afetou de forma brusca as importações e exportações e deixou vestígios de uma crise generalizada na economia global, contudo, o setor de alimentos se mostrou resiliente e até mesmo próspero para a conjuntura em que se encontra. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia), em 2021, a indústria alimentícia brasileira fechou o ano com faturamento de R$ 922,6 bilhões; um crescimento de 16,9% quando comparado com 2020. Ainda segundo o levantamento, as exportações representaram 26,5% do faturamento total, apontando para um aumento de 18,6%. Esse foi o maior número já registrado, uma quantia equivalente a US$ 45,2 bilhões.

Gestão de Riscos e a Indústria Alimentícia

Embora as pesquisas indiquem sinais de boa recuperação da indústria alimentícia, os grandes riscos do setor não deixam de existir. Anualmente, são milhões de itens retirados das prateleiras e chamadas de recolhimento de produtos, seja por possível contaminação, adulteração ou ordem governamental. Atenta a tais contratempos e ameaças, a Brokerslink Conference 2022, que aconteceu no Porto, em Portugal, trouxe insights relevantes sobre este mercado e os riscos que o cercam.

O evento, que reuniu mais de 300 líderes de todo o mundo da área de Seguros, Resseguros e Gestão de Risco contou com o painel "Risk Management at Nestlé”, no qual Laurent Freixe, vice-presidente Executivo e CEO para a América Latina da Nestlé, nos trouxe uma visão geral da gestão de riscos na companhia – que hoje é uma das maiores do ramo – e pontuou a necessidade de se ajustar a um ambiente em constante mudança e se manter em compliance com obrigações e legislações de todas as esferas.

De maneira simplificada, um programa abrangente e efetivo de Risk Management para a indústria de alimentos se caracteriza por um conjunto de ações coordenadas com o objetivo de neutralizar, prevenir e controlar situações que possam gerar despesas e prejuízos ao negócio. A etapa de mitigação de ameaças conta com uma análise quantitativa e qualitativa para saber quais riscos devem ser priorizados e, por fim, culmina na definição de uma reposta ou solução para erradicar a ameaça.

Para 2022, o desafio da indústria alimentícia continua sendo a segurança para os consumidores em meio a um cenário incerto. Nesse sentido, vale destacar que um bom programa de Gestão de Risco atrelado ao uso de ferramentas tecnológicas é uma ótima opção. Além disso, lançar mão de softwares especializados – que podem fazer esse gerenciamento de maneira eficaz e segura – e estar atento às constantes mudanças políticas, socioeconômicas e logísticas são medidas essenciais para a vitalidade e boa performance de qualquer empresa, seja de pequeno, médio ou grande porte.