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Oportunidade para conhecer Amoroso, uma biografia de João Gilberto

26.11.2021
Oportunidade para conhecer Amoroso, uma biografia de João Gilberto

Assinado pelo jornalista, pesquisador e produtor musical, Zuza Homem de Mello (1933-2020), o livro Amoroso, primeira biografia realizada do compositor João Gilberto (1931-2019), foi lançado oficialmente nos dias 25 e 26 de novembro, pelo Itaú Cultural.

Para apresentar a obra ao público, o evento, que integra a série Palco Virtual, começou com o debate Amoroso, uma biografia de João Gilberto por Zuza Homem de Mello, no dia 25, mediado pela jornalista Patrícia Palumbo, com a participação da cantora Anelis Assumpção, do jornalista cultural Juarez Fonseca, do intérprete Marcelo Pretto e do compositor e pesquisador musical Dr. Sérgio Molina.  


Para encerrar a semana, na sexta-feira, dia 26, também como parte da programação da série Palco Virtual, o cantor e violonista Renato Braz e o clarinetista 
Nailor Proveta apresentaram o show Tributo a João Gilberto. Com um repertório inspirado em canções memoráveis da MPB, só que com um toque autoral, a dupla reverencia a musicalidade do baiano de Juazeiro. O debate foi transmitido via Zoom.


AMOROSO 

Publicado pela editora Companhia das Letras, o livro não apenas revisita a vida e obra de João Gilberto, criador da Bossa Nova, como também é uma celebração da admiração do autor para com o amigo. Considerado um dos maiores críticos musicais do país e apaixonado pela música brasileira, Zuza faleceu quatro dias após ter concluído o livro, aos 87 anos. A obra é a primeira biografia dedicada a de João Gilberto, que é retratado no livro pelo prisma de sua arte. Nas 328 páginas, o leitor percorre de Salvador a Tóquio, passando por Nova York, Rio de Janeiro e Cidade do México, nos estúdios, teatros, bares, clubes e festivais por onde o artista circulou. Zuza usou de forma leve, alegre, elegante e precisa para reconstruir a trajetória musical do amigo e ídolo.

 O projeto de edição do livro foi realizado pela Zuza Produções, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Banco Itaú, apoio do Instituto Itaú Cultural e MDS Brasil, uma das principais corretoras do país no segmento de seguros, resseguros, gestão de benefícios e consultoria de riscos. Foram produzidos 2.000 exemplares e distribuídos gratuitamente a instituições culturais e educacionais públicas e também privadas sem fins lucrativos.  

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