voltar

RCG comemora 50 anos

18.03.2021
RCG comemora 50 anos

Considerando o período pandêmico que estamos vivendo, é inevitável que ocorram adaptações, por parte de toda a população e, principalmente, pelas organizações empresariais. O esforço para manter rotinas, foco e organização no trabalho acabou sendo bem maior do que na época pré-coronavírus. Tendo em vista os desafios enfrentados, a RCG ganha destaque por ser uma das empresas que tiveram boa adaptação aos novos modelos e conseguiram gerar oportunidades em um período tão conturbado quanto este que vivemos. 

 

A RCG é uma empresa multinacional conhecida como modelo de excelência na análise de risco, controle de perdas e implantação de programas de gestão de riscos. Os serviços da RCG são fornecidos mundialmente para diversos segmentos da indústria, sendo referência em suporte estratégico e apoio essencial para que as organizações atendidas possam compreender o impacto das ameaças que estão expostas, sempre avaliando as vulnerabilidades de suas operações. Após seus 50 anos de formação, a RCG continua em busca de ampliar seus negócios, aprimorar a qualidade dos serviços aos seus clientes e conquistar um público ainda maior.  

"Celebrar os 50 anos de uma empresa que tem como atividade central a lida diária com diferentes nuances de riscos é uma grande conquista, ainda mais em um momento tão desafiador para muitos negócios. Segundo a nossa filosofia, as ameaças são um elemento natural que faz parte do modelo de negócios de todas as organizações, entretanto, saber prevê-las, tratá-las e revertê-las requer experiência, tradição e rigor técnico”, enfatiza Jorge Luzzi, CEO Global da RCG. "Vamos comemorar o momento e criar oportunidades que possam ser transformadas em vantagens competitivas. Graças à nossa trajetória de sucesso, temos avançado a passos largos na missão de ampliar serviços e atender às novas demandas que surgem no mercado”, completa. 

Entre os benefícios gerados pela marca aos clientes, destaca-se a redução de prejuízos patrimoniais, a adequação dos custos de seguro, a otimização dos investimentos em segurança, a redução ou eliminação de riscos que podem resultar em perdas decorrentes de ações trabalhistas, multas ou indenizações, a diferenciação mercadológica, entre outros. Sendo assim, os clientes podem se sentir seguros e ter a possibilidade de contar não só com uma, mas com diversas opções existentes e oferecidas pela RCG para garantir sua satisfação.  

 

De Herco para RCG  

Fundada inicialmente como Herco, em 1971, na cidade de Blumenau (Santa Catarina), a organização foi a pioneira do segmento no Brasil e tinha a finalidade de atender demandas específicas de uma das maiores empresas da indústria têxtilÀ época, o desafio foi reestruturar por completo o departamento de engenharia que era designado para desenvolver e controlar o programa de gestão de risco. A partir deste acontecimento, a Herco passou a se destacar por apresentar um alto rigor técnico, tendo precisão operacional, sofisticação tecnológica e criatividade para aperfeiçoar a gestão de riscos corporativos. 

Após a sua consolidação, em 1994, a Herco passou a focar no aprimoramento e na especialização técnica do processo de análise de riscos operacionais e industriais, além de atuar na interface com outros segmentos da indústria e com o mercado segurador. Na época, além dos clientes do segmento têxtil, a empresa atendia marcas renomadas de diferentes segmentos de mercado, como óleo e gás, siderurgia, geração e distribuição de energia, telecomunicações, bens de consumo, entre outros. 



A partir de 1996, a 
Herco passou a utilizar ainda mais ferramentas tecnológicas e modelagens matemáticas para realizar estudos de análise de riscos com cálculo de consequências. A companhia se tornou pioneira na aquisição do PHAST, um dos mais vigorosos softwares do mercado em Análise Quantitativa de Riscos. 



No início dos anos 2000, 
foi criada a Herco Portugal quemais tarde, se integrou à Herco BrasilEm Portugal, surgiu uma nova linha de negócios que incluía a incorporação de serviços voltados para os riscos de acidentes trabalhistas. Nesta mesma época, a fim de corresponder ao desejo da empresa de expandir as suas atividades para atender diversos segmentos de mercado, foi criado o departamento de Gestão de Riscos em Logística e Transportes, que é voltado para o controle dos riscos estratégicos. A partir de 2013, a marca iniciou sua expansão: abriu escritórios na Europa, África e América do Norte e, atualmente, a logo da marca já se faz presente em Blumenau, São Paulo e Rio de Janeiro, e em cidades tão diferentes como Lisboa, Porto, Dallas, Cidade do México, Luanda e Valletta.  



Em 2018, a Herco 
passou a ser chamada de RCG Powered by Herco. A sigla é uma abreviatura de Risk Consulting Group, e a mudança foi realizada com o objetivo de ampliar ainda mais a visibilidade da empresa e conquistar novos mercados, colocando a marca em evidência e destacando-a como a melhor opção dentro do segmento em que opera. "Este foi um movimento importante para a consolidação da companhia nos cinco continentes. A nossa natureza de consultoria de riscos foi mantida, assim como a expertise e a eficiência que conquistamos. O reposicionamento atrelado ao nome RCG Powered by Herco reafirma a nossa internacionalização e tende a atrair potenciais clientes em outros mercados”, comenta Jorge Luzzi 

 

Destaque de Serviços 

A RCG atua com diversos serviços, em nível mundial, para auxiliar empresas a mapear, gerir e mitigar riscos. Com uma equipe técnica extremamente qualificada composta por engenheiros de segurança do trabalho, químicos, civis, eletricistas, mecânicos e especialistas em logística e transportes, a organização é capaz de avaliar os riscos das operações que serão realizadas em qualquer parte do mundo e, então, aumentar a segurança dos investimentos realizados, otimizando a redução de riscos de prejuízos patrimoniais e também a Continuidade do Negócio (Business Continuity) 

Divididos em cinco pilares, os serviços oferecidos pela RCG são: 

  • Gestão de Riscos Estratégicos: Strategic Risk Management (SRM); Operational Risk Management (ORM); Strategic Risk Financing (SRF) e Estudos de Viabilidade e Implementação de Empresa de Seguros Cativa.  
  • Enterprise Risk Management: Gestão de Riscos Operacionais; Gestão de Riscos Ambientais; Soluções tecnológicas; Business Impact Analysis (BIA); Análise de Risco; Análise Preliminar de Perigo (APP); Análises de Perigo e Operacionalidade (HAZOP); Estudo de classificação de áreas e inspeção de equipamentos "ExEstudos de Modelagem Matemática para avaliação de efeitos de incêndio, explosão e dispersão de gases perigososPlano de resposta a emergências e Gestão de Crises; Auditoria de Compliance e Adequação de Normas Regulamentadoras (NRs); Implantação do Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO); Gestão, Planejamento e Auditoria de Segurança e Saúde em Paradas de Manutenção; Treinamentos e Formação de Multiplicadores, entre outros.  
  • Gestão de Riscos em Transportes: Programa de Gerenciamento de Riscos em Transportes (PGR); Diagnósticos de análise e identificação das falhas na logística (roubos, acidentes, danos à mercadoria); Avaliação do cumprimento dos planos de Gerenciamento de Riscos; Inspeção de riscos e controle de perdas durante o transporte e armazenagem de cargas; Avaliação e Implementação dos processos de segurança patrimonial; Serviços para área de Seguros das Empresas. 
  • Serviços para Seguradoras e Corretoras: Inspeção de riscos para seguros; Apresentações técnicas – Road Show; Cálculo técnico de DMP (Dano Máximo Provável); PMP (Perda Máxima Possível) e PNE (Perda Normal Esperada) e Underwrinting Information. 

 

Por mais que a RCG já disponibilize um leque de serviços, a marca está sempre em busca da inovação e mantém seu olhar atento às constantes inovações do mercado a fim de desenvolver programas de gerenciamento estruturados especificamente para cada cliente. "A RCG tem um portfólio de soluções que pode atender com eficiência, proximidade, solidez e confiança qualquer empresa em qualquer localidade do planeta. É uma consultoria feita para somar, que pensa em estratégias e soluções que protegem bens, reputações e pessoas”, finaliza Jorge Luzzi.