voltar

RCG comemora 50 anos

18.03.2021
RCG comemora 50 anos

Considerando o período pandêmico que estamos vivendo, é inevitável que ocorram adaptações, por parte de toda a população e, principalmente, pelas organizações empresariais. O esforço para manter rotinas, foco e organização no trabalho acabou sendo bem maior do que na época pré-coronavírus. Tendo em vista os desafios enfrentados, a RCG ganha destaque por ser uma das empresas que tiveram boa adaptação aos novos modelos e conseguiram gerar oportunidades em um período tão conturbado quanto este que vivemos. 

 

A RCG é uma empresa multinacional conhecida como modelo de excelência na análise de risco, controle de perdas e implantação de programas de gestão de riscos. Os serviços da RCG são fornecidos mundialmente para diversos segmentos da indústria, sendo referência em suporte estratégico e apoio essencial para que as organizações atendidas possam compreender o impacto das ameaças que estão expostas, sempre avaliando as vulnerabilidades de suas operações. Após seus 50 anos de formação, a RCG continua em busca de ampliar seus negócios, aprimorar a qualidade dos serviços aos seus clientes e conquistar um público ainda maior.  

"Celebrar os 50 anos de uma empresa que tem como atividade central a lida diária com diferentes nuances de riscos é uma grande conquista, ainda mais em um momento tão desafiador para muitos negócios. Segundo a nossa filosofia, as ameaças são um elemento natural que faz parte do modelo de negócios de todas as organizações, entretanto, saber prevê-las, tratá-las e revertê-las requer experiência, tradição e rigor técnico”, enfatiza Jorge Luzzi, CEO Global da RCG. "Vamos comemorar o momento e criar oportunidades que possam ser transformadas em vantagens competitivas. Graças à nossa trajetória de sucesso, temos avançado a passos largos na missão de ampliar serviços e atender às novas demandas que surgem no mercado”, completa. 

Entre os benefícios gerados pela marca aos clientes, destaca-se a redução de prejuízos patrimoniais, a adequação dos custos de seguro, a otimização dos investimentos em segurança, a redução ou eliminação de riscos que podem resultar em perdas decorrentes de ações trabalhistas, multas ou indenizações, a diferenciação mercadológica, entre outros. Sendo assim, os clientes podem se sentir seguros e ter a possibilidade de contar não só com uma, mas com diversas opções existentes e oferecidas pela RCG para garantir sua satisfação.  

 

De Herco para RCG  

Fundada inicialmente como Herco, em 1971, na cidade de Blumenau (Santa Catarina), a organização foi a pioneira do segmento no Brasil e tinha a finalidade de atender demandas específicas de uma das maiores empresas da indústria têxtilÀ época, o desafio foi reestruturar por completo o departamento de engenharia que era designado para desenvolver e controlar o programa de gestão de risco. A partir deste acontecimento, a Herco passou a se destacar por apresentar um alto rigor técnico, tendo precisão operacional, sofisticação tecnológica e criatividade para aperfeiçoar a gestão de riscos corporativos. 

Após a sua consolidação, em 1994, a Herco passou a focar no aprimoramento e na especialização técnica do processo de análise de riscos operacionais e industriais, além de atuar na interface com outros segmentos da indústria e com o mercado segurador. Na época, além dos clientes do segmento têxtil, a empresa atendia marcas renomadas de diferentes segmentos de mercado, como óleo e gás, siderurgia, geração e distribuição de energia, telecomunicações, bens de consumo, entre outros. 



A partir de 1996, a 
Herco passou a utilizar ainda mais ferramentas tecnológicas e modelagens matemáticas para realizar estudos de análise de riscos com cálculo de consequências. A companhia se tornou pioneira na aquisição do PHAST, um dos mais vigorosos softwares do mercado em Análise Quantitativa de Riscos. 



No início dos anos 2000, 
foi criada Herco Portugal quemais tarde, se integrou à Herco BrasilEm Portugal, surgiu uma nova linha de negócios que incluía a incorporação de serviços voltados para os riscos de acidentes trabalhistas. Nesta mesma época, a fim de corresponder ao desejo da empresa de expandir as suas atividades para atender diversos segmentos de mercado, foi criado o departamento de Gestão de Riscos em Logística e Transportes, que é voltado para o controle dos riscos estratégicos. A partir de 2013, a marca iniciou sua expansão: abriu escritórios na Europa, África e América do Norte e, atualmente, a logo da marca já se faz presente em Blumenau, São Paulo e Rio de Janeiro, e em cidades tão diferentes como Lisboa, Porto, Dallas, Cidade do México, Luanda e Valletta.  



Em 2018, a 
Herco passou a ser chamada de RCG Powered by Herco. A sigla é uma abreviatura de Risk Consulting Group, e a mudança foi realizada com o objetivo de ampliar ainda mais a visibilidade da empresa e conquistar novos mercados, colocando a marca em evidência e destacando-a como a melhor opção dentro do segmento em que opera. "Este foi um movimento importante para a consolidação da companhia nos cinco continentes. A nossa natureza de consultoria de riscos foi mantida, assim como a expertise e a eficiência que conquistamos. O reposicionamento atrelado ao nome RCG Powered by Herco reafirma a nossa internacionalização e tende a atrair potenciais clientes em outros mercados”, comenta Jorge Luzzi 

 

Destaque de Serviços 

A RCG atua com diversos serviços, em nível mundial, para auxiliar empresas a mapear, gerir e mitigar riscos. Com uma equipe técnica extremamente qualificada composta por engenheiros de segurança do trabalho, químicos, civis, eletricistas, mecânicos e especialistas em logística e transportes, a organização é capaz de avaliar os riscos das operações que serão realizadas em qualquer parte do mundo e, então, aumentar a segurança dos investimentos realizados, otimizando a redução de riscos de prejuízos patrimoniais e também a Continuidade do Negócio (Business Continuity) 

Divididos em cinco pilares, os serviços oferecidos pela RCG são: 

  • Gestão de Riscos Estratégicos: Strategic Risk Management (SRM); Operational Risk Management (ORM); Strategic Risk Financing (SRF) e Estudos de Viabilidade e Implementação de Empresa de Seguros Cativa.  
  • Enterprise Risk Management: Gestão de Riscos Operacionais; Gestão de Riscos Ambientais; Soluções tecnológicas; Business Impact Analysis (BIA); Análise de Risco; Análise Preliminar de Perigo (APP); Análises de Perigo e Operacionalidade (HAZOP); Estudo de classificação de áreas e inspeção de equipamentos "ExEstudos de Modelagem Matemática para avaliação de efeitos de incêndio, explosão e dispersão de gases perigososPlano de resposta a emergências e Gestão de Crises; Auditoria de Compliance e Adequação de Normas Regulamentadoras (NRs); Implantação do Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO); Gestão, Planejamento e Auditoria de Segurança e Saúde em Paradas de Manutenção; Treinamentos e Formação de Multiplicadores, entre outros.  
  • Gestão de Riscos em Transportes: Programa de Gerenciamento de Riscos em Transportes (PGR); Diagnósticos de análise e identificação das falhas na logística (roubos, acidentes, danos à mercadoria); Avaliação do cumprimento dos planos de Gerenciamento de Riscos; Inspeção de riscos e controle de perdas durante o transporte e armazenagem de cargas; Avaliação e Implementação dos processos de segurança patrimonial; Serviços para área de Seguros das Empresas. 
  • Serviços para Seguradoras e Corretoras: Inspeção de riscos para seguros; Apresentações técnicas – Road Show; Cálculo técnico de DMP (Dano Máximo Provável); PMP (Perda Máxima Possível) e PNE (Perda Normal Esperada) e Underwriting Information. 

 

Por mais que a RCG já disponibilize um leque de serviços, a marca está sempre em busca da inovação e mantém seu olhar atento às constantes inovações do mercado a fim de desenvolver programas de gerenciamento estruturados especificamente para cada cliente. "A RCG tem um portfólio de soluções que pode atender com eficiência, proximidade, solidez e confiança qualquer empresa em qualquer localidade do planeta. É uma consultoria feita para somar, que pensa em estratégias e soluções que protegem bens, reputações e pessoas”, finaliza Jorge Luzzi. 

Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, você está consentindo o seu uso.Saiba mais

Compreendi