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O seguro de garantia é um instrumento desenvolvido para assegurar as obrigações previstas em um contrato, em uma ação judicial, em uma importação para admissão temporária, etc. Por norma, este instrumento garante ao segurado todo o suporte necessário em caso de inadimplementos previstos em obrigações contratuais ou processuais.
Entre as vantagens do Seguro Garantia estão os custos menores em comparação às demais modalidades, como carta fiança ou caução em dinheiro. Esta modalidade de seguro também não impacta o balanço financeiro da empresa, uma vez que não há a necessidade de utilização de linhas de crédito bancárias ou aportes em dinheiro. Além disso, a apólice é criada de acordo com as necessidades do cliente (taylor made), garantindo cobertura sob medida e proteção personalizada.
Como funciona o Seguro Garantia?
O processo envolve três partes contratantes: segurado, seguradora e tomador da obrigação. Primeiro, a seguradora realiza uma análise cadastral para a avaliação de risco do tomador. Em seguida, oferece as condições para a contratação (limites e taxas), de modo que é criado um contrato de contragarantias. Esse contrato assegura o direito de regresso da seguradora contra o tomador em caso de sinistro. Por fim, a seguradora estará apta a emitir as apólices do tomador em favor do segurado e garantir as obrigações assumidas pelo contrato.