voltar

COMO FUNCIONA O SEGURO DE FIANÇA LOCATÍCIA PARA PROPRIETÁRIOS?

08.07.2021
COMO FUNCIONA O SEGURO DE FIANÇA LOCATÍCIA PARA PROPRIETÁRIOS?

Atualizado em 12/04/2024

Quando você investe dinheiro em seu negócio ou propriedades de aluguel, faz sentido querer protegê-los.

De acordo com um estudo realizado pela Brain Inteligência Estratégica em parceria com a Associação Brasileira de Incorporadoras e Imobiliárias (Abrainc), 46% dos imóveis comprados à vista no Brasil são para investimento

A pandemia causou impactos diretos no mercado de locação de imóveis residenciais e comerciais. Em São Paulo, a inadimplência de aluguel respondeu por 87,9% das ações judiciais em abril de 2023. De maio de 2022 a abril de 2023, o volume de processos chegou a 13.645 casos.   

Nestes casos, o seguro de fiança locatícia permite que os locatários protejam seus investimentos. Embora só fosse conhecido internacionalmente, o seguro de fiança locatícia está se tornando mais popular no Brasil. 

Você está perdendo dinheiro por inadimplência no pagamento de aluguel de imóveis? Esta opção de seguro faz sentido para muitos proprietários. 

Vamos falar mais sobre o seguro fiança locatícia e que tipo de benefícios ele pode oferecer a você.

O que é o seguro de fiança locatícia?

O seguro de fiança locatícia é uma apólice de seguro que cobre o aluguel quando este não é pago pelo locatário. Ao contrário das apólices de seguro que cobrem incidentes devido a fatores externos, como incêndios, esta apólice de seguro funciona quando o inquilino não paga o aluguel.

Como funciona o seguro de fiança locatícia?

O seguro de fiança locatícia é adquirido pelo locador e, no caso de um locatário não pagar o aluguel, a cobertura é acionada e o locador recebe diretamente após apenas um mês, enquanto a seguradora inicia uma ação para recuperar o dinheiro do locatário.

Quanto custa o seguro de fiança locatícia?

As seguradoras irão considerar todos os tipos de fatores quando se trata de calcular seu prêmio, mas uma das maiores influências no preço é o valor do aluguel que você cobra. Quanto mais alto, maior o valor do prêmio.

As seguradoras também levarão em consideração o tipo de inquilino para o qual você aluga, por exemplo, estudantes com renda irregular podem ser considerados mais propensos a inadimplência do que um profissional que trabalha em tempo integral.

Você precisa de seguro de fiança locatícia? 

Como proprietário, você pode contar com a renda do aluguel para cobrir os pagamentos da hipoteca. Sua apólice de seguro de garantia de aluguel pode lhe dar um pouco de tranquilidade, uma vez que você aluga sua propriedade a um inquilino. 

Embora seja uma cobertura opcional e não seja um requisito legal, foi projetado para fornecer alguma proteção adicional aos proprietários que estão alugando suas propriedades aos inquilinos.

Os benefícios do seguro de fiança locatícia

Por que os proprietários optam por colocar mais dinheiro em seguro por meio de uma apólice de garantia de aluguel além do que já estão gastando na hipoteca, seguro do proprietário e outros custos?

O que faz a fiança locatícia valer a pena? 

Existem algumas coisas principais que podem ajudar este tipo de programa a valer a pena:

  1. Menos estresse

Se o seu inquilino repentinamente passar por momentos difíceis ou deixar a propriedade sem aviso prévio, é um momento muito estressante. Com uma garantia em vigor, você pode registrar uma reclamação depois de apenas um mês e ficar menos estressado.

  1. Mais tempo para encontrar bons inquilinos

Quando um contrato termina repentinamente, você pode ficar tentado a preencher a vaga o mais rápido possível com o candidato. Isso pode deixá-lo com inquilinos não verificados que podem repetir o processo, o que apenas duplicaria o seu estresse. Com a ajuda de um programa de garantia, você pode fazer todo o seu processo de triagem com menos preocupação.

  1. Além de Danos Físicos

As apólices de seguro de perda de aluguel padrão se concentram apenas em danos à propriedade física que causam a redução de sua receita, mas esse não é o caso com uma apólice de garantia de aluguel. Você pode completar sua cobertura adicionando este tipo de apólice.



Proteja o seu retorno financeiro com o seguro de fiança locatícia

Adquirir uma apólice de seguro fiança locatícia como de qualquer outro tipo de seguro, tem a ver com proteger sua propriedade e seus investimentos. 

Qualquer situação em que você não possa cobrar o aluguel se torna muito estressante, portanto, ter um seguro para reduzir esse encargo pode ser uma jogada muito inteligente.

Lembre-se de como o seguro de garantia de aluguel pode ajudá-lo:

  • Cobre até seis meses de aluguel devido ao não pagamento do locatário

  • Pode ser contratado para cobrir políticas de aluguel específicas

  • Oferece proteção de backup contra perda repentina de receita

O mundo pode ser turbulento e você nunca pode prever o que vai acontecer. Considere ter uma apólice de fiança locatícia para protegê-lo em tempos difíceis.

Quer você esteja planejando seu seguro de fiança locatícia para seu primeiro investimento para alugar ou se for um proprietário estabelecido que está pensando em obter alguma cobertura adicional depois de lidar com inquilinos que não efetivaram pagamentos, nossa equipe está à disposição para ajudá-lo.

FALE COM UM DE NOSSOS ESPECIALISTAS 

Aproveite para nos acompanhar no Facebook, LinkedIn e Instagram e fique sempre por dentro dos melhores seguros e serviços para proteger seus bens, sua família e seus negócios!