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E&O CONSUMERISTA: CONHEÇA O SEGURO PARA TRANSFERÊNCIA DE RISCOS JURÍDICOS

30.07.2020
E&O Consumerista MDS
 

O E&O, também conhecido como Seguro de Erros e Omissões, já é tradicionalmente  utilizado por profissionais liberais empresas que buscam proteger seu patrimônio caso tenham de arcar judicialmente com possíveis falhas na prestação de seus serviços. Este tipo de apólice diminui os riscos de despesas provenientes dos  custos de defesa jurídica e pagamentos de indenizações por danos materiais (principalmente) movidas por seus clientes insatisfeitos.

Analisando essa categoria de cobertura necessária e estratégica para os negócios — ainda mais em um cenário de crise tão desafiador como o atual —, a MDS e a EHTS Consulting, trazem ao mercado o Seguro E&O Consumerista, voltado à proteção de fornecedoras de serviços e produtos para clientes pessoas físicas, ou às empresas B2C (Business to Consumer).

Ao que tudo indica, a nova dinâmica da realidade durante as medidas de isolamento social — necessárias para o combate à pandemia do novo coronavírus — estabeleceu mudanças nos padrões de consumo da população em todo mundo, o que demandando um amadurecimento por parte das empresas em uma velocidade nunca antes vista.

Em poucas palavras: as organizações foram colocadas no olho do furacão e receberam o desafio de assumir papel estratégico na retomada da economia. Consequentemente, a eficiência e a qualidade antes esperadas agora se tornaram obrigatórias, uma vez que as falhas e problemas no atendimento tornaram-se pontos fatais na relação com os clientes.

Paralelamente, os consumidores viram seu poder nas redes sociais se acentuar: a avalanche no número de processos judiciais – que não para de crescer desde a promulgação do Código de Defesa do Consumidor, em 1990 – segue em ritmo de aumento. 

Segundo dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) divulgados no relatório Justiça em Números (ano base 2019), há mais de 80 milhões de processos ativos no Brasil. Dentre estes, mais de 1,5 milhão estão relacionado a ações de Juizados Especiais Cíveis e Justiça Comum julgando temas de Direito do Consumidor e alcançando valores médios de acordos e condenações em torno de R$ 2.000,00, mas com custos enormes de gestão e defesa. 

"Por isso, as empresas B2C devem estar preparadas para qualquer cenário de insatisfação dos consumidores no pós-venda, ter atenção ao Código de Defesa do Consumidor e se resguardar para eventuais ações judiciais que podem impactar sua receita, seja pelos custos do processo ou pelo pagamento de acordos e indenizações em juízo”, alerta Thiago Tristão, Vice-presidente de Riscos Corporativos e Resseguro da MDS Brasil.

Como o E&O Consumerista protege seu negócio?

O Seguro E&O Consumerista, desenvolvido pela parceria entre MDS e EHTS Consulting, é uma solução completa para auxiliar clientes de todos os tamanhos a lidarem com a avalanche de processos judiciais e com o enorme trabalho proveniente de gestão e custos relacionados. "Utilizamos a experiência da EHTS Consulting em grandes clientes para definir os fluxos de pagamento e as expectativas de desembolsos. Criamos um modelo único, que une a capacidade de proteção do seguro de riscos à modelagem estatística, financeira e econométrica a fim de quantificar os custos de defesa de forma correta e melhorar a gestão tecnológica. Dessa forma, torna-se possível selecionar os caminhos certos para a proteção das marcas e reduzir despesas”, esclarece Tristão. 

Trata-se de uma apólice de seguro para cobrir todos os custos e despesas relacionados às ações de clientes distribuídas no Brasil, além de casos de Procon (como cobertura alternativa), até o limite individual de 40 salários mínimos. Assim, há a transferência destes riscos e responsabilidades resultantes de eventos que ocorreram antes ou durante o prazo da apólice (1 ano renovável), desde que a empresa seja intimada até 3 anos após o término da apólice (produto à base de reclamação). O pagamento é realizado direto pela seguradora, sem necessidade de reembolso.

"Esta solução parte de estratégias importantes para eliminar os riscos de aumento de reclamações não previstas e reduz despesas administrativas e de headcount dedicados a elas. Ainda, a empresa se beneficia da simplificação de procedimentos, zera as provisões contábeis relacionadas a essas ações”, elucida o executivo. 

Com a transferência de um conjunto enorme de atividades normalmente desenvolvidas pelos departamentos jurídico, planejamento e financeiro, essa solução, que alia os conceitos mais modernos do mercado de seguros, garante a tranquilidade do segurado ao transferir à seguradora atividades que, como estas, não são o principal foco da empresa. A seguradora, por sua vez, atua alinhada aos interesses do segurado e garante uma resolução mais segura, fácil, rápida e barata para estes litígios.

"Temos um aparato desenvolvido para gerenciar os riscos e mitigar impactos. Contamos com robôs que trabalham 24 horas por dias, sete dias por semana, e nos dedicamos a aprimorar cada vez mais o controles dos dados de B.I por meio de relatórios e dashboards personalizados. Dessa forma, as empresas  podem analisar seus indicadores e ocorrências críticas de maneira autônoma e simplificada, estabelecer ações preventivas e alinhadas ao negócio e, assim, evitar novas ações”, explica Tristão. 

O Seguro E&O Consumerista abrange todo o fluxo de trabalho para cuidar dos processos da forma mais completa possível, desde o controle, pagamento, orientação e  relacionamento junto a escritórios de advocacia, até a gestão das informações (internas e externas), contando também com controle dos pagamentos efetuados pela seguradora.

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