voltar

SEGURO EDUCACIONAL: COMO EVITAR A INADIMPLÊNCIA DAS MENSALIDADES

16.08.2021
SEGURO EDUCACIONAL: COMO EVITAR A INADIMPLÊNCIA DAS MENSALIDADES

A educação universitária é um grande investimento. O pagamento da educação é geralmente uma das maiores despesas que as famílias brasileiras enfrentam. Afinal, o custo médio de mensalidade nas últimas décadas saltou de R$ 2000 para R$ 3500.

Agora, imagine um cenário que impossibilite que o aluno cumpra as obrigações contratuais ou  quando a instituição arcar com os custos de evasão ou inadimplência? No primeiro semestre de 2020, marcado pelo início da pandemia, a inadimplência cresceu 29,9% e a evasão subiu 14%. O que fazer para evitar prejuízo financeiro quando a educação do seu aluno é interrompida? 

Para isso que existe o seguro educacional universitário, uma valiosa rede de segurança financeira para cobrir instituições de ensino quando o responsável pelas mensalidades está incapacitado de realizar pagamento em caso de dificuldades financeiras diante de uma situação de desemprego, acidente, morte ou invalidez.

O que é o seguro educacional?

 O Seguro educacional universitário é uma apólice que oferece cobertura à instituição de ensino caso um aluno enfrente complicações para arcar com a mensalidade e pode ser obtido em uma seguradora. 

No mundo atual, instituições de ensino enfrentam mais riscos financeiros do que nunca. Embora seja ideal realizar medidas de precaução para conter os prejuízos, é aconselhável obter ajuda extra.

Como funciona o seguro educacional?

O seguro educacional normalmente é voltado para o ensino superior.

O segurado pode solicitar a cobertura nas seguintes condições:  

  • Perda de renda por desemprego;

  • Perda de renda por invalidez;

  • Invalidez permanente;

  • Falecimento;

Observe que para receber o seguro, você deverá instruir o estudante a reunir toda a documentação necessária. 

Quantas mensalidades o seguro educacional cobre?

Em geral, as apólices de seguro educacional cobrem de um a dois semestres acadêmicos, mas você pode ter um contrato para vários períodos e alunos. E as apólices podem ser negociadas de acordo com a necessidade da instituição de ensino superior.

Quem pode adquirir o seguro educacional

O seguro educacional é indicado para:

  • Auxiliar a gestão financeira da instituição, com o objetivo de estabelecer um sistema de pagamentos eficiente para determinados alunos;

  • Se proteger de sinistros, que podem ocorrer com o aluno ou instituição ao longo da jornada acadêmica;

  • Auxiliar a conter o processo de evasão, uma vez que dá margens maiores de negociação com os alunos. 

Tendo como exemplo a crescente evasão em universidades privadas durante a pandemia, causada pelo desemprego e queda na renda. Sem condições de arcar com as matrículas, se fez necessário trancar a graduação sem previsão de retorno. 

Com o seguro educacional, a instituição terá condições de continuar a oferecer os cursos sem prejuízos financeiros e possibilitar o retorno do aluno, a fim de retê-lo até a formatura..

Quais são os benefícios do seguro educacional universitário?

  • Pagamentos de mensalidades e taxas cobradas pela universidade;

  • Cobrir alguns casos de evasão, dando margem financeira segura para o planejamento da instituição;

  • Segurança e assistência para alunos cobertos pelo seguro.

Como adquirir o seguro educacional?

A sua instituição pode adquirir seguro educacional por meio de uma corretora.

As empresas oferecem vários produtos de seguro estudantil, sendo importante a atenção para os contratos da apólice, entendendo o que o seguro cobre e até que porcentagem. Por exemplo, alguns planos cobrem apenas 3 mensalidades, enquanto outros incluem 6 mensalidades.

Recentemente, houve investigações sobre como a pandemia de coronavírus se encaixa nessa estrutura. Epidemias e pandemias são normalmente excluídas, mas algumas seguradoras flexibilizaram suas diretrizes

Quanto custa uma apólice de seguro educacional?

Em média, o seguro educacional custa cerca de 1% do custo total do curso. Além disso, a quantidade de cobertura adquirida é flexível, dependendo das necessidades e circunstâncias do contrato. 

Por exemplo, os alunos podem optar por segurar uma parte de suas mensalidades ou o valor total do semestre. Uma apólice geralmente cobre a duração do semestre acadêmico corrente, ou o ano acadêmico, e precisa ser renovada a cada período subsequente para que a cobertura permaneça em vigor.

Garanta o equilíbrio financeiro de sua instituição 

Acreditamos ser importante oferecer uma maneira fácil e econômica de proteger a saúde financeira da sua instituição de ensino superior. A MSD Brasil, junto com a QH Consult, fornece seguro educacional com planos especiais.

O seguro escolar ajuda os alunos e suas famílias a superar as perdas financeiras que podem resultar de eventos que acarretem a falta de pagamento do semestre e possibilitam que a instituição de ensino possa garantir o recebimento das mensalidades.

Os planos também evitam o desgaste com pais, família e alunos em decorrência de perda de capacidade de arcar com os custos do ensino superior.

Como acontece com outros seguros, uma apólice de seguro educacional pode proporcionar diminuição de custos eventuais com despesas jurídicas e evasão.

Entre em contato hoje e compare várias cotações com um agente especializado, faremos o possível para oferecer mais informações e ajuda necessária para que você aprenda mais sobre o seguro educacional.

FALE COM UM DE NOSSOS ESPECIALISTAS 
Siga também as nossas páginas no LinkedIn, Facebook e Instagram para acompanhar o panorama, tendências e as novidades do mercado.