voltar

SUDESTE: A PLURALIDADE E OS DESAFIOS DA REGIÃO COM O MAIOR DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DO BRASIL

06.03.2020
SUDESTE: A PLURALIDADE E OS DESAFIOS DA REGIÃO COM O MAIOR DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DO BRASIL
Formado pelos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e o Espírito Santo, a Região Sudeste ocupa um décimo do território nacional e concentra cerca de 77 milhões de habitantes, sendo o bloco mais populoso do Brasil segundo o IBGE

 A Região Sudeste, historicamente, consolidou-se como a maior zona geoeconômica brasileira. Atualmente, o bloco apresenta a maior participação no PIB entre as Unidades Federativas, chegando aos 57,4% entre 2002 e 2016.

A pluralidade e abrangência industrial, agrônoma, tecnológica e comercial desses estados levou a região a um altíssimo patamar econômico nacional em múltiplos segmentos,  conquistando também grande relevância para o cenário internacional. O feito merece destaque, já que o processo de industrialização brasileiro teve um ritmo tardio em comparação a outros países. 

Além disso, o Sudeste está na dianteira do desenvolvimento e da pesquisa nacional, fomentando alguns dos maiores pólos científicos e tecnológicos do país. A região também ocupam um um papel de destaque no Mapa do Turismo Brasileiro, oferecendo lazer, belezas naturais e o Turismo de Negócios. Nenhum grande eventos cultural ou empresarial ocorre no Brasil sem passar por suas grandes capitais, que, por muitas vezes, são as sedes exclusivas desses acontecimentos.

"Uma região que concentra tamanha profusão econômica pode ser considerada como uma amostra genuína das principais tendências econômicas mundiais. No Sudeste, podemos nos deparar com segmentos capazes de prosperar dentro dos sistemas mais tradicionais de negócios, ao mesmo passo que as principais inovações despontam ali para transformar as tendências de mercado que serão replicadas pelo país,” explica Paulo Loureiro, Diretor Executivo de Filiais da MDS Brasil.

Panorama: As soluções MDS Brasil para a Região Sudeste


Considerando a força econômica dos estados do Sudeste, os riscos financeiros, patrimoniais e operacionais são proporcionais à sua intensa atividade. Dos commodities às fintechs, todas as cadeias produtivas precisam de atenção quanto ao gerenciamento de riscos, preservação de seu capital,  e, em casos de incidentes e acidentes, contar com planejamento eficiente para o gerenciamento de crises.

Um ponto crucial para a segurança operacional e jurídica das empresas do Sudeste são suas ações protetivas contra crimes cibernéticos. Segundo o Mapa de Ameaças Digitais, a região concentra  45% das investidas de ataques:São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais estão no topo dos alvos dos cibercriminosos.
 
Além disso, a aprovação iminente da Lei Geral de Proteção de Dados vai exigir um contingenciamento ainda maior das informações e dados das empresas e do apoio de uma consultoria de TI para as adequações necessárias.

"Neste cenário, o Cyber Risks ampara os potenciais prejuízos decorrentes de ataques e fraudes, além de respaldar as empresas nos casos de violações das bases de dados corporativos ou pessoais em poder das empresas. As medidas devem ser implantadas rapidamente e com planejamento extensivo para para os próximos anos”, alerta Loureiro.

O portfólio 360º desenvolvido pela MDS oferece a proteção financeira necessária para respaldar diversas ameaças aos Riscos Patrimoniais, essenciais à continuidade dos negócios, assim como a proteção necessária do Seguro de Responsabilidade Civil.

Além disso, as grandes corporações da Região Sudeste podem contar com o suporte para gerir e reduzir o segundo maior gasto empresarial depois da folha de pagamento: a folha de benefícios, tão necessários para a atração e retenção de talentos e qualidade de vida dos colaboradores. 

"Pensando nos desafios diários dos grandes RHs, especializamo-nos  na Gestão Integrada de Benefícios . Essa frente da MDS Brasil é capaz de automatizar processos operacionais, desburocratizar rotinas e eliminar inconsistências. Neste escopo, adicionamos a A.I. ao Big Data na nossa ferramenta de B.I. para predição de riscos e correções de rotas na Gestão de Saúde da população empresarial, aprimorando ações para a atenção primária, saúde ocupacional e também para a Medicina do Trabalho”, esclarece Loureiro.

Ainda assim, o executivo ressalta que a MDS oferece soluções taylor made para as atividades econômicas de cada estado do Sudeste, incluindo assistência pessoal como o Seguro Residencial e o Seguro de Portáteis: "Em todos os casos, temos expertise multissetorial e estratégias customizadas para respaldar todos Riscos Empresariais das atividades em andamento, de acordo com seu segmento e porte, além de proteger o patrimônio pessoal de indivíduos e famílias”.

Rio de Janeiro


Além de atrair turistas do Brasil e do mundo, o Rio de Janeiro desempenha um papel importante no segmento de Oil & Gas. Em 2019, o setor fluminense registrou seu melhor desempenho em 14 anos, crescendo 11,6% somente de janeiro a outubro.

A complexidade da sondagem e exploração desses recursos vão além das perfurações, plataformas e estaleiros, atingindo toda uma rede de atividades secundárias que englobam grandes responsabilidades ambientais e com da integridade física e segurança de diversos profissionais. 

 Pensando nos grandes riscos assumidos nas atividades de extrativismo, desenvolvemos coberturas para as operações de tecnologia On e Offshore para com as Apólices de Riscos de Petróleo. 

Complementando, a MDS Brasil também oferecemos as principais Linhas Financeiras para alavancar a receita diante dos possíveis sinistros milionários do segmento e que também podem afetar o estratégico setor de Energia, em ascensão no estado

Minas Gerais


A mineração têm um papel histórico no desenvolvimento econômico de Minas Gerais. Atualmente, o estado, juntamente com o Pára, respondem por 90% do valor de produção total da mineração no Brasil. 

Todas as atividades relacionadas à pesquisa, extração em solo e subsolo e beneficiamento dos diversos minérios brasileiros podem apresentar riscos calculados para o meio ambiente e sociedade civil. Por isso, o Seguro Ambiental e indispensável para contenção financeira de impactos ambientais e seus desdobramentos imediatos e de médio e longo prazo. 

Além disso, os insumos transportados na cadeia de mineração têm um alto valor agregado. Tanto, que os frequentes roubos de carga mobilizam as autoridades mineiras em busca de soluções para tentar conter esses prejuízos incalculáveis. Segundo Loureiro, "neste ponto, o Seguro Transportes MDS pode ser elaborado de acordo com os fatores de riscos operacionais de cada empresa, incluindo cobertura adicional para Danos e Reparação Ambiental causado por acidentes com esta categoria de carga”. 

Espírito Santo


No Porto de Vitória está uma dos mais estratégicos polos logísticos da região Sudeste. De acordo com a Codesa, houve um crescimento de 4,26% na movimentação de cargas durante o ano de 2019 (o maior resultado dos últimos oito anos). 

As intensas operações de transporte da região se espalham por todo o estado do Espírito Santo, alimentando uma enorme cadeia industrial e comercial. Mais uma vez, a MDS está presente com as soluções para gerenciamento de risco e em Seguros para Transportes na região.

São Paulo


O estado de São Paulo pode ser considerado o motor da economia de todo o Brasil. Seus municípios se dividem em polos industriais, tecnológicos, de negócios e também têm papel estratégico na indústria de Açúcar e Álcool.

Para se ter uma ideia, o estado retém 76% do faturamento do mercado farmacêutico nacional, responsável pela movimentação de bilhões de reais todos os anos. "A indústria farmacêutica cresce exponencialmente e investe em inovação e pesquisa para isso. Para amparar um segmento fundamental e repleto de exigências legais, seguros como o Clinical Trials, além das proteções contra Riscos Patrimoniais e de Responsabilidade Civil são as soluções mais robustas da MDS para esta indústria vital”,  esclarece Loureiro.  

São Paulo pode ser considerado a vanguarda dos negócios e tendências de mercado, seja pelo seu papel histórico na entrada do Brasil na modernidade e na industrialização nacional. Por isso, a MDS Brasil desenvolveu um encadeamento de coberturas proporcional à gestão de risco e às complexidades e particularidades da Economia de São Paulo.

"Como a MDS trabalha junto às suas filiais internacionais, estamos em contato com a antecipação de riscos para negócios praticados ao redor do mundo e somos especialistas em adaptar as demandas globais mais urgentes às particularidades e cenários de São Paulo. Antecipamos mesmo os riscos que poderiam ser considerados imprevisíveis”, finaliza o executivo. 


Conte com expertise em soluções empresariais para a saudabilidade dos negócios. Conheça nossas alternativas e saiba como a MDS, através da proximidade e experiência, pode trazer o melhor custo-benefício para evitar os riscos de sua atividade. Aguardamos seu contato e não deixe de nos acompanhar no Facebook, LinkedIn e Instagram!