Canal de Transparência MDS


NOTA DE ESCLARECIMENTO
 
RELATÓRIO DE TRANSPARÊNCIA E IGUALDADE SALARIAL


GRUPO MDS


Empresas com mais de 100 (cem) empregados devem publicar em seus websites o Relatório de Transparência e Igualdade Salarial. Esse documento é elaborado pelo Ministério do Trabalho e Emprego ("MTE”), com base em informações gerais lançadas pelas empresas na Relação Anual de Informações Sociais ("RAIS”), no Portal Emprega Brasil e no eSocial (sistema de registro, elaborado pelo Governo Federal, para facilitar a administração de informações relativas aos trabalhadores).

O Grupo MDS esclarece que o Relatório de Transparência Salarial elaborado pelo MTE não ilustra de forma totalmente fidedigna sua força de trabalho atual. 
 
O Grupo MDS possui total compromisso com a diversidade e inclusão, fundamentais para a construção de um ambiente de trabalho equitativo e enriquecedor. Atualmente, mais de 70% do quadro total de empregados são mulheres, e, ainda, mais de 50% da liderança é também composta por mulheres.
 
A base utilizada pelo MTE para confecção do Relatório foi de 2022. Portanto, além de ter distorções nos dados, nota-se que o Relatório de Transparência e Igualdade Salarial não se valeu de informações em conformidade com a organização laboral atual. 
 
Ademais, o Grupo MDS possui uma estrutura de cargos, segregada em níveis, com atribuições e responsabilidades específicas. Desse modo, o Grupo MDS entende que os critérios utilizados pelo MTE na divisão de sua força laboral em subgrupos geraram distorções. Nota-se que as subdivisões englobaram trabalhadores de diferentes níveis de senioridade e de áreas com pacotes remuneratórios distintos, que não são passíveis de comparação. Englobar no mesmo grupo empregados da área de vendas com empregados na área financeira, por exemplo, gera distorções nos números e conclusões não condizentes com a realidade.
 
Promover a igualdade de oportunidades e fortalecer a presença feminina em todas as áreas são pilares fundamentais da cultura organizacional do Grupo MDS. Portanto, o Grupo MDS concorda veementemente com o intuito da Lei 14.611/2023, assim como de outras medidas buscando a igualdade entre todos os cidadãos. Todavia, o Grupo MDS se resguarda no direito de informar que o Relatório de Transparência e Igualdade Salarial, no formato elaborado pelo MTE, não retratou sua realidade atual, seus valores e sua força laboral.

Clique Aqui e veja o relatório de Transparência e Igualdade Salarial.