voltar

SUL: REGIÃO PROMISSORA E ESTRATÉGICA PARA O BRASIL E O MUNDO

07.05.2020
Presença MDS Sul

Tradição e modernidade se cruzam não apenas na cultura da região Sul, mas também em sua economia variada e dinâmica. Mesmo sendo territorialmente a menor das regiões brasileiras, esta localidade é responsável pela segunda maior parcela do PIB nacional, atrás apenas da região Sudeste. 


Um universo de atividades comerciais e industriais


Vamos aos dados: em 2019, os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul atingiram os maiores rendimentos domiciliares per capita segundo a Pnad do IBGE (atrás apenas do Distrito Federal, São Paulo e Rio de Janeiro). Neste mesmo ano, o Rio Grande do Sul apresentou sozinho um crescimento de 2,7% em seu PIB – número superior ao acumulado nacional. Segundo análise do Banco Central, isto foi possível graças aos setores de serviços e comércio, capazes de equilibrar as quedas das safras regionais sazonais.


A agricultura, a pecuária e o extrativismo são os grandes pilares econômicos da região, afinal, as condições geográficas, o clima temperado e a característica vegetação gramínea dos pampas favorecem este tipo de atividade. Além disso, o Sul brasileiro  abriga uma indústria diversificada graças à sua localizações estratégicas e próxima às áreas extrativistas de matérias-primas – fator que beneficia os segmentos agroindustrial e automotivo.


Vale dizer que há também uma maior facilidade de circulação e escoamento de produtos para países importadores do Mercosul, de onde os estados estabelecem excelentes parcerias comerciais. E por fim, que tal destacar o potencial energético local? Além da forte presença do carvão mineral e do xisto, a hidrografia dos estados sulistas, com rios caudalosos e de planalto, permitiram a construção e operação de das usinas hidrelétricas regionais e da binacional Itaipu, em Foz do Iguaçu, Paraná.


"Dentro da economia sulista pulsam indústrias e atividades comerciais essenciais para todo o cenário nacional. Embora pequena em extensão, esta parte do Brasil tem um dos papéis de maior destaque nas atividades de exportação que movem o nosso mercado e sustentam a nossa presença internacional”,  destaca William Lanfranchi, Diretor Regional Sul da MDS Brasil. "A região também conta com 18 instalações portuárias ‒ cinco delas entre as dez maiores do Brasil ‒ a uma distância de 200km (Paranaguá/ PR, Itapoá/ SC, Itajaí/ SC, Navegantes/ SC e São Francisco do Sul/ SC). E por fim, há o Porto de Rio Grande/ RS, também entre os dez maiores portos do Brasil”,  reforça o executivo.


Raio-x: destaques por estado

  • Paraná

Com a quinta maior população brasileira (11.433.957, segundo o IBGE/2019) e também um dos mais altos IDHs do país, o Paraná alcançou um crescimento de 1% de seu PIB estadual somente no último trimestre de 2019. O estado se destaca não apenas pelo segundo maior polo e 14% da produção automotiva do Brasil, mas também pela sua agricultura (principalmente soja, milho, trigo, café e algodão), pecuária e mineração.

Sua capital, Curitiba, é um centro de grandes empresas de diversos segmentos, além de uma dos cartões-postais mais visitados pelos turistas no estado e é mundialmente conhecida por seus projetos e ações de sustentabilidade urbana.


  • Santa Catarina

Chegando aos seus 4,2 milhões de habitantes (IBGE/2019), Santa Catarina é o menor dos estados do Sul, mas isso não significa que suas atividades econômicas deixem a desejar. Pelo contrário: cenários paradisíacos como a ilha de Florianópolis e as praias do litoral catarinense atraem turistas do Brasil e do mundo movimentam o turismo e incentivam a circulação.

Também com destaque na agroeconomia, o estado que é destaque na produção de suínos e aves e abriga alguns dos maiores frigoríficos brasileiros. A pesca tem um papel fundamental na economia catarinense, assim como o cultivo de arroz, feijão, fumo, soja, cereais, banana e batata e cana-de-açúcar, que representam as safras mais importantes do estado . Municípios como Blumenau e Joinville abrigam plantas diversificadas que abrangem o setor têxtil, a produção de motocompressores  e até a indústria de softwares.

Finalmente, Santa Catarina também desempenha um importante papel na cadeia logística da região, abrigando em seu território dois troncos de linhas férreas, cinco portos e 32 aeroportos privados e públicos.

  • Rio Grande do Sul

Mesmo com algumas oscilações nos resultados de suas lavouras sazonais, o Rio Grande do Sul conquistou um crescimento notável, chegando 2,7% do PIB estadual no acumulado de 2019. Com um setor agrônomo diversificado, o estado destaca-se pela produção de soja, tabaco, arroz, algodão. A agropecuária segue forte no Rio Grande do Sul, que, além da criação de gado leiteiro e de corte, também promove fabricação de laticínios, óleos e gorduras vegetais e animais e curtimento de couro. O estado também movimenta indústrias voltadas à fabricação de alimentos para rebanhos, equipamentos e tratores para o setor agrícola.

Vale ressaltar também que o Rio Grande do Sul é um dos estados brasileiros com maior grau de industrialização: há destaque para o ramo alimentício e também para os ramos de calçados, têxtil, farmacêutico, químico, mecânico e de usinas siderúrgicas. 

As belas paisagens naturais do estado  também movimentam o turismo. Belezas como a Serras Gaúchas, o Vale dos Vinhedos e seus famoso e premiados vinhos, além de cidades coloniais como Antônio Prado ou os cânions de Caçapava do Sul, são algumas das suas múltiplas e ecléticas opções de lazer e passeios.


Olhar 360º: a presença da MDS na região Sul

Como nas demais regiões do país, a experiência aprofundada da MDS Brasil na mitigação e no gerenciamento de riscos consolidou um portfólio especializados nas particularidades e desafios da indústria e do mercado sulista. 

"Os riscos que cercam o Sul são tão diversificados quanto as atividades econômicas locais. Além de estarem respaldadas contra riscos financeiros, patrimoniais e operacionais inerentes aos negócios, as empresas da região devem estar atentas a outros recursos necessários para proteção de suas receitas e amparo à modernização de seus processos”, alerta Lanfranchi. 


Auxiliando nas proteções necessárias para as bases de dados corporativos, inclusive quanto às exigências impostas pela Lei Geral de Proteção de Dados (Lei 13.709), as coberturas para Cyber Risks foram desenvolvidas para amparar técnica e financeiramente as responsabilidades das empresas nos possíveis casos de ataques cibernéticos criminosos. Além disso, apólices de Responsabilidade Civil e Linhas Financeiras também podem ser adquiridas  a fim de proteger orçamentos  e assegurar transações e cumprimentos de contratos.


 Da mesma forma, proteções essenciais como o Seguro de Riscos Patrimoniais e o RC Ambiental têm suas coberturas delineadas sob medida para as múltiplas necessidades dos estados sulistas, seja nas atividades agropecuárias, seja para os setores de serviços e techs. O mesmo se aplica ao tão necessário Seguro Transporte, que ampara custos logísticos decorrentes de acidentes e incidentes dentro e fora da região Sul, incluindo suas exportações. 


Grandes corporações também podem contar com outras especialidades da MDS Brasil. A automatização de processos, eliminação de custos e melhorias na gestão de saúde  da população corporativa são algumas das frentes da Gestão de Benefícios. São ferramentas integradas e equipes dedicadas a auxiliar os grandes RHs a focar em estratégias necessárias para a administração dos maiores custos da folha de pagamento e, ao mesmo tempo, manter a satisfação dos colaboradores.


"A MDS Brasil disponibiliza um portfólio completo em que cada uma das soluções é personalizada de acordo com a necessidade, porte e segmento das empresas. Essa personalização ajuda a impulsionar os negócios”, finaliza William. 


Conte com expertise da MDS em soluções empresariais! Conheça nossas alternativas e saiba como a MDS, através da proximidade e experiência, pode ajudar a minimizar os riscos da sua atividade com o melhor custo-benefício. Entre em contato e não deixe de nos acompanhar no Facebook, LinkedIn e Instagram!


#MDSBrasil #Seguros #Insurance #Sul #Corporate #Risks #Benefits #Management #Seguranca