voltar

COMO CUIDAR DA SAÚDE MENTAL E EMOCIONAL: 5 MANEIRAS PRÁTICAS PARA O SEU RH

20.07.2021
COMO CUIDAR DA SAÚDE MENTAL E EMOCIONAL: 5 MANEIRAS PRÁTICAS PARA O SEU RH

Já faz cerca de um ano e meio que medidas de isolamento social foram tomadas para desacelerar e interromper a disseminação da COVID-19. Apesar do fato de que a situação continua extremamente grave, a OMS também alerta para o aumento de casos de depressão e ansiedade. 

Atualmente, o Brasil apresenta a maior prevalência de depressão e ansiedade durante a pandemia, segundo pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo (USP) em onze países. A taxa de transtornos depressivos foi de 3,3% para 2,8%, enquanto a taxa de transtornos de ansiedade variou entre 13,8% e 8%. 

O trabalho remoto foi uma das medidas necessárias e, mais do que nunca, os departamentos de Recursos Humanos tiveram a necessidade de falar sobre o que é saúde emocional no trabalho. No entanto, uma pesquisa realizada pela Isma-BR, representante da International Stress Management Association no Brasil, constatou que somente 18% das empresas mantêm um programa para cuidar da saúde mental.

É por isso que elaboramos o e-book "Saúde Mental: um estudo no mundo MDS”, com dados sobre saúde mental durante a pandemia, assim como algumas formas de cuidar da saúde mental e emocional, capazes de impactar diretamente na vida de seus funcionários. Dessa forma, é possível iniciar uma nova fase marcada pela priorização do bem-estar e da humanidade em meio ao trabalho. 

Nosso estudo mostrou que, em 2020, a busca por sessão psicoterapêutica aumentou em 43% dentre os titulares e 57% em dependentes de planos de saúde. O ano de 2021 é oportuno para gestores analisarem a saúde mental dentro das empresas como uma forma de criar um consenso coletivo sobre a importância de identificar pontos a serem transformados e maneiras de como cuidar da saúde mental e emocional.

Mas, enquanto sua companhia ainda não implementa novas ações, ela pode apostar na manutenção da comunicação e do engajamento entre o RH e os colaboradores e reforçar benefícios já oferecidos dos quais, muitas vezes, esses funcionários não têm conhecimento. Continue a leitura para aprender 5 maneiras de como seu departamento de RH pode cuidar da saúde emocional no trabalho!

  1. Bem-estar em primeiro lugar!

Se antes as empresas já se preocupavam com a saúde dos funcionários – ação que se reflete muito nos benefícios oferecidos – hoje os cuidados precisam ir além. 

A inteligência e saúde emocional no trabalho segue em foco nos últimos anos e trabalha temas voltados para o autoconhecimento, para que cada um consiga performar melhor dentro de um ambiente corporativo. 

Outro ponto de destaque é que a inteligência espiritual seja cada vez mais valorizada como um indicador a favor da saúde e da produtividade. Este tema importante não está relacionado com ideologias religiosas, mas com o propósito de vida de cada um. Para facilitar este trabalho, é possível trabalhar o alinhamento de objetivo que ambas as partes têm e mostrar o impacto que o trabalho de cada um tem na vida dos parceiros, clientes e de todos os stakeholders envolvidos. 

  1. Experiência do colaborador

A chegada da pandemia nos trouxe o desafio de manter o bom funcionamento do trabalho remoto com os nossos colaboradores. Hoje, é preciso cuidar do funcionário e incentivar seu desenvolvimento e formação contínua para que ele possa traçar uma trajetória de sucesso dentro da companhia ou, até mesmo, em outras corporações. 

Uma empresa que cuida de seus funcionários e lhes oferece o suporte necessário – seja em forma de educação ou benefícios e programas de bem-estar e saúde –, demonstra mais humanização, fideliza os profissionais e os transforma em porta-vozes da companhia dispostos a propagar a experiência positiva que têm no trabalho. A pandemia nos trouxe mais empatia, fortalecendo as lideranças que se mostram mais abertas a escutar opiniões e, junto ao RH, essa questão passou a ser endereçada mais fortemente. 

Para 2021, acreditamos que a atenção primordial entre colaboradores e líderes com foco na saúde física dos funcionários, mas também ao bem-estar mental e emocional dos mesmos.

  1. Saúde 5.0 e novas tecnologias

Aqui o foco é a prevenção. Uma gestão de saúde baseada em dados gera muito mais eficiência operacional, ajuda a reduzir o absenteísmo e o turnover, trazendo muito mais qualidade de vida e motivação aos colaboradores. Quando conseguimos garantir o bem-estar dos colaboradores, trabalhando consciência e empatia, automaticamente falamos sobre saúde mental. 

Sua empresa precisa levar em conta o trabalho remoto ou híbrido, conforme a reforma trabalhista,  as condições de trabalho em que as pessoas estão submetidas e entender individualmente o que pode ser adaptado, por exemplo. Em relação à saúde física, é de extrema importância que haja engajamento entre o RH e os colaboradores no incentivo de boas práticas como uma alimentação saudável, consumo de água e a prática de alguma modalidade de exercício físico.

A pandemia acendeu o sinal vermelho para questões da saúde mental que, em tempos anteriores, não eram amplamente discutidos no ambiente corporativo: um estudo publicado pela revista britânica Lancet, indicou que os efeitos psicológicos negativos da quarentena incluem estresse pós-traumático, confusão, raiva e ansiedade. Confira o vídeo sobre vantagens e desafios do trabalho remoto:




  1. Treinamentos online flexíveis

Atualizar os conhecimentos é essencial para o crescimento profissional, entretanto, o formato de estudo do futuro tende a colocar o aluno no centro das decisões. De acordo com um estudo publicado pela empresa britânica de educação Pearson e repercutido na Consumidor Moderno, os trabalhadores sentem-se prontos para assumir o controle sobre o próprio aprendizado, complementando a educação formal com cursos de curta duração em plataforma online, na hora e lugar que preferirem. 

Por isso, é importante disponibilizar cursos em formato self-service, em plataformas próprias ou por meio de parcerias com instituições especializadas em educação. Dessa maneira, os funcionários estarão livres para escolherem no que desejam se especializar e em que momento do dia a dia, tendo uma maior flexibilidade em sua agenda. A gama de cursos pode ser abrangente e reunir conteúdos de hard e soft skills, inteligência emocional, gestão e outras áreas de conhecimento.

  1. Ofereça suporte profissional

Enquanto gestor, não hesitar em recomendar ajuda adicional caso a organização não se sinta preparado para lidar com a situação em que o funcionário se encontre. Psicólogos e terapeutas são especialmente capacitados para auxiliar na manutenção da saúde mental. Você pode informar a respeito de atendimento terapêutico através do plano de saúde ou oferecer um programa de assistência ao empregado. 

Os funcionários ficam mais vulneráveis ​​ao impacto negativo do estresse dentro e fora do local de trabalho se não construírem relacionamentos fortes e positivos.  É imprescindível que o departamento de Recursos Humanos ajude a tornar o trabalho interessante, social e divertido, para que funcionários estressados ​​não fiquem isolados. 

Relacionamentos positivos e ajuda no local de trabalho fornecem uma fonte de apoio que é difícil para qualquer outra coisa substituir. Para obter mais informações sobre as estratégias descritas acima e saber a respeito de saúde emocional no trabalho, baixe o nosso ebook!