voltar

CONHEÇA AS VANTAGENS DA PREVIDÊNCIA PRIVADA PARA PLANEJAR A APOSENTADORIA

26.11.2020
Previdência Privada Genial e MDS Brasil

Já ouviu falar no "rombo” do INSS no Brasil? Para 2020, a projeção desse déficit gira em torno de R$ 306,2 bilhões, devido aos severos impactos da pandemia da covid-19. Em contrapartida, para driblar esse cenário preocupante, mais de 13 milhões de brasileiros apostam nas vantagens da Previdência Privada em busca de um futuro permeado pela independência financeira. 

Em um país que tem 30,7 milhões de aposentados, muitos brasileiros almejam se aposentar sem depender da contribuição social do governo. Por isso, é essencial investir em um plano de Previdência Privada para acumular recursos a longo prazo, de modo a complementar a aposentadoria advinda da Previdência Social. 

Por sinal, para compreender com mais profundidade o que é Previdência Privada, bem como os prós e contras de começar a aplicar recursos hoje para colher os frutos no futuro, recomendamos o episódio do podcast Carteira Inteligente, da CNN Brasil, que aborda os caminhos para uma aposentadoria segura. 

Como funciona a Previdência Privada?

De fato, não é preciso ser um especialista do mercado financeiro para entender o que é Previdência Complementar e como esse investimento pode contribuir para assegurar as finanças da sua família na aposentadoria, seja na opção de renda fixa, renda variável, multimercados, etc.

Em síntese, os planos abertos são aqueles comercializados por instituições financeiras e regulamentados pela Superintendência de Seguros Privados (Susep). Por outro lado, os planos fechados, conhecidos como "fundos de pensão”, são criados por organizações para atender seus colaboradores, cuja fiscalização é efetivada pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc).

Com um modelo tributário apropriado para atender as necessidades de quem vai contratar uma Previdência Privada, pode-se escolher entre os formatos:

  • Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL): indicado para quem utiliza o modelo completo na declaração do IR, usufruindo dos benefícios fiscais com a dedução das contribuições na renda bruta tributável, no limite de 12% ao ano. Contudo, no ato do resgate, o IR incide sobre o valor total, considerando o valor principal e os rendimentos;


  • Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL): recomendado para quem declara o IR no modelo simplificado, visto que não inclui os mesmos benefícios fiscais do PGBL. Entretanto, a incidência do IR recai somente sobre os rendimentos - e não sobre o valor principal das referidas contribuições. 


Em paralelo, existem duas alternativas de tabelas que podem ser aplicadas no momento do recebimento, cuja opção deve ser feita no ato da contratação:

  • Tabela progressiva: a alíquota aumenta conforme o valor recebido, variando de zero até 27,5%;

  • Tabela regressiva: a tributação diminui de acordo com o período decorrido da realização da contribuição, com alíquota iniciando em 35% e podendo chegar até 10%.

Por fim, em relação aos custos, há a taxa de carregamento (desconto das contribuições no período de acumulação de recursos) e a taxa de administração (cobrada pelo gestor do fundo em que os valores são aplicados).

Três principais vantagens da Previdência Privada

1. Fonte de renda adicional

Em face das inúmeras vantagens da Previdência Privada, um dos pontos centrais é justamente assegurar a tranquilidade da família no futuro, em termos econômico-financeiros. Em outras palavras, isso significa ter uma fonte de renda adicional para manter o padrão de vida na aposentadoria, contemplando os imprevistos que podem acontecer na jornada, como as doenças e o desemprego, por exemplo. 

2. Aplicação de longo prazo

Em se tratando do rendimento da Previdência Privada, os investimentos que envolvem riscos mais elevados costumam propiciar resultados vantajosos no longo prazo. Aliás, em termos de rentabilidade, uma das principais vantagens da Previdência Privada é justamente o quesito do longo prazo, pois são aplicações pensadas para possibilitar resgates futuramente, com uma margem de cerca de 10, 20 e até mesmo 30 anos adiante, podendo, portanto, assumir mais riscos. 

3. Diferentes perfis de investidores

Outra grande vantagem da Previdência Privada é se adequar ao perfil do investidor: conservador, moderado ou arrojado. Isso porque há concepções distintas acerca da "tolerância” aos riscos, levando em conta a renda, a idade, o conhecimento sobre o mercado e os objetivos em si.

Dessa forma, os conservadores priorizam a segurança para preservar o patrimônio, enquanto os moderados costumam optar pela versatilidade, equilibrando a rentabilidade e os riscos. Já os arrojados, também conhecidos como "agressivos”, aceitam aumentar a exposição a esses riscos, podendo ter perdas momentâneas para aproveitar lucros mais expressivos posteriormente.

As vantagens da Previdência Privada para as metas a longo prazo

A Previdência Privada realmente vale a pena para quem estabelece metas a longo prazo? Confira os principais pontos dentre o rol de vantagens da Previdência Privada:

  • Desconto na alíquota do Imposto de Renda (IR), que inclusive é menor em comparação a outros tipos de investimentos;

  • Não há incidência do imposto "come-cotas”, visto que, nesse caso, o IR é cobrado apenas no resgate;

  • Redução da burocracia na sucessão patrimonial aos beneficiários, por se tratar de uma solução isenta da declaração nos inventários. Com isso, os herdeiros podem recuperar o capital investido com mais facilidade, além da possível isenção do Imposto sobre Transmissão "Causa Mortis” e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos (ITCMD);

  • Opção de efetivar a portabilidade desses investimentos, mantendo a alíquota da tabela regressiva do IR, se for o caso;

  • Fomento à disciplina com aportes regulares aplicados automaticamente, o que contribui para mitigar o risco de gastar valiosos recursos com itens que não são, necessariamente, prioridades. 

Vale lembrar que proteger o seu mundo é a ambição da MDS Brasil, portanto, não medimos esforços para propiciar um amplo leque de soluções taylor-made, de modo que você possa decidir qual a melhor previdência privada para seus objetivos. Igualmente, temos diversos conteúdos em nosso Blog para te ajudar a fazer uma gestão financeira assertiva.

CONSULTE NOSSOS ESPECIALISTAS 

Nosso time pode fornecer informações mais detalhadas sobre o custo-benefício e as demais vantagens da Previdência Privada para seu perfil investidor, em prol de uma aposentadoria com mais tranquilidade financeira.
Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, você está consentindo o seu uso.Saiba mais

Compreendi