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VEJA AS DIFERENÇAS ENTRE OS SEGUROS D&O E E&O
22.09.2023

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Quem pode solicitar
Existem diversos seguros importantes que envolvem responsabilidade civil, por exemplo, o Diretores e Administradores (D&O) e o Erros e Omissões (E&O). Esses seguros costumam gerar dúvidas aos profissionais e gestores de empresas pois são distintos, isto é, cada um tem uma função.
Então, você sabe qual a diferença entre os Seguros D&O e E&O?
Não se preocupe, nós da MDS abordaremos, neste conteúdo, as principais diferenças entre eles para esclarecer exatamente o que cada um faz, quais coberturas oferecem e por que devem ser contratados.
Confira tudo isso a seguir e garanta mais proteção à sua empresa, a você e aos seus profissionais!
Diferença entre os Seguros D&O e E&O: entenda cada um
Apesar de os Seguros D&O e E&O serem ambos de responsabilidade civil, suas finalidades e características são diferentes. Cada um oferece um tipo de proteção, sendo destinado a um determinado público.
Seguro D&O
Conheça agora as principais informações sobre o seguro D&O:
Objetivo do seguro
O Seguro D&O tem como objetivo principal proteger o patrimônio das pessoas com poder de gestão de uma companhia caso sejam reclamados pelo exercício de suas funções.
Esse tipo de seguro é destinado a cargos como:
- Gerência;
- Diretoria;
- Conselho;
- Administração;.
- Procuradores e representantes legais;
- E demais que tenham poder de gestão, ainda que temporário.
Cobertura
Em relação à cobertura, o amparo securitário do produto é amplo e está embasado no conceito "All Risks”, em que tudo que não consta expressamente excluído é passível de cobertura.
Sendo assim, apesar de existirem extensões de cobertura como forma de facilitar o entendimento e a aplicabilidade diante de situações reais do cotidiano da gestão empresarial, o que norteia, de fato, o amparo do Seguro D&O são as exclusões existentes.
Com esse produto, caso os segurados sejam reclamados, eles poderão ser reembolsados, garantindo a proteção de seus patrimônios.
Quem pode solicitar
A contratação é realizada pela empresa para proporcionar maior tranquilidade aos seus profissionais, já que eles precisam tomar decisões em nome da instituição. Como resultado, a empresa consegue atrair e manter lideranças engajadas e fortes, o que é um grande diferencial.
Seguro E&O
Veja como o seguro E&O funciona:
Objetivo do seguro
Diferentemente do anterior, o Seguro E&O, também chamado de Seguro de Responsabilidade Civil Profissional ou Seguro para Erros e Omissões, visa arcar com os custos provenientes de eventuais reclamações por danos causados a terceiros em decorrência dos serviços profissionais.
Cobertura
Este seguro protege de algum erro praticado na prestação dos serviços da companhia. Sendo assim, tem a intenção de amparar eventuais prejuízos decorrentes de qualquer negligência, imperícia e/ou imprudência na atividade profissional.
Além disso, cobre omissões e ações involuntárias e é direcionado, principalmente, a categorias que possuam órgão regulador (como, por exemplo: escritórios de engenharia, hospitais, construtoras, clínicas veterinárias, escritórios de advocacia e cartórios).
De maneira geral, é indicado para empresas prestadoras de serviços, as quais estão sujeitas a ocasionar danos não intencionais a terceiros.
Quem pode solicitar
No caso dessa modalidade de seguro, a contratação pode ser feita pela empresa ou diretamente pelo profissional, devidamente inscrito em sua entidade de classe reguladora.
Por que contratar?
Após conhecer os objetivos e as características dos Seguros D&O e E&O, fica claro como eles são importantes para as empresas e os profissionais.
Isso porque, muitas vezes, decisões precisam ser tomadas, e, somente depois de um tempo, é que o profissional percebe que foram equivocadas e que acabaram gerando prejuízos.
Além disso, nenhum profissional está livre de cometer um erro no exercício de sua função. Nesses casos, tanto a empresa quanto o próprio profissional acabam sendo prejudicados, e os responsáveis precisam arcar com eventuais prejuízos utilizando até mesmo o seu patrimônio pessoal.
Portanto contratar um Seguro de Responsabilidade Civil é indispensável para mitigar os riscos do negócio e para resguardar os profissionais caso algo não saia como o previsto.
A contratação também é fundamental para que a companhia esteja preparada para lidar com imprevistos e para prestar o apoio necessário aos terceiros lesados.
Importante ressaltar que esses seguros são indicados independentemente do porte da empresa, já que, em negócios de diferentes tamanhos, o risco sempre existe.
Quando o seguro deve ser contratado?
O ideal é que os Seguros D&O e E&O sejam contratados logo no início das atividades e que a cobertura seja mantida sem interrupções. Afinal, não há como prever quando algum dano será causado, reclamado ou quando um erro será cometido.
Sendo assim, é sempre bom estar preparado e ter uma cobertura que atenda aos riscos possíveis ao tipo de atividade desenvolvida.
E saber a diferença entre os Seguros D&O e E&O é o ponto de partida para ir em busca de uma cobertura adequada para cada caso, garantindo a segurança patrimonial dos segurados em casos de reclamações, ações judiciais e despesas, que, sem os seguros, podem representar grandes problemas às empresas e até a falência pessoal de um administrador ou de outro profissional que comenta um erro no exercício de sua profissão.
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