voltar

VEJA AS DIFERENÇAS ENTRE OS SEGUROS D&O E E&O

22.09.2023
Veja as diferenças entre os Seguros D&O e E&O
Este conteúdo também está disponível em formato de áudio. Clique aqui e ouça!


Existem diversos seguros importantes que envolvem responsabilidade civil, por exemplo, o Diretores e Administradores (D&O) e o Erros e Omissões (E&O). Esses seguros costumam gerar dúvidas aos profissionais e gestores de empresas pois são distintos, isto é, cada um tem uma função. 

Então, você sabe qual a diferença entre os Seguros D&O e E&O?

Não se preocupe, nós da MDS abordaremos, neste conteúdo, as principais diferenças entre eles para esclarecer exatamente o que cada um faz, quais coberturas oferecem e por que devem ser contratados.

Confira tudo isso a seguir e garanta mais proteção à sua empresa, a você e aos seus profissionais!

Diferença entre os Seguros D&O e E&O: entenda cada um


Apesar de os Seguros D&O e E&O serem ambos de responsabilidade civil, suas finalidades e características são diferentes. Cada um oferece um tipo de proteção, sendo destinado a um determinado público.

Seguro D&O


Conheça agora as principais informações sobre o seguro D&O: 

Objetivo do seguro


O Seguro D&O tem como objetivo principal proteger o patrimônio das pessoas com poder de gestão de uma companhia caso sejam reclamados pelo exercício de suas funções. 

Esse tipo de seguro é destinado a cargos como: 
 
  • Gerência; 
  • Diretoria; 
  • Conselho; 
  • Administração;.
  • Procuradores e representantes legais;
  • E demais que tenham poder de gestão, ainda que temporário.
  

Cobertura

 
Em relação à cobertura, o amparo securitário do produto é amplo e está embasado no conceito "All Risks”, em que tudo que não consta expressamente excluído é passível de cobertura.

Sendo assim, apesar de existirem extensões de cobertura como forma de facilitar o entendimento e a aplicabilidade diante de situações reais do cotidiano da gestão empresarial, o que norteia, de fato, o amparo do Seguro D&O são as exclusões existentes.

Com esse produto, caso os segurados sejam reclamados, eles poderão ser reembolsados, garantindo a proteção de seus patrimônios. 
 

Quem pode solicitar

 
A contratação é realizada pela empresa para proporcionar maior tranquilidade aos seus profissionais, já que eles precisam tomar decisões em nome da instituição. Como resultado, a empresa consegue atrair e manter lideranças engajadas e fortes, o que é um grande diferencial. 

Seguro E&O

 
Veja como o seguro E&O funciona: 

Objetivo do seguro 

 
Diferentemente do anterior, o Seguro E&O, também chamado de Seguro de Responsabilidade Civil Profissional ou Seguro para Erros e Omissões, visa arcar com os custos provenientes de eventuais reclamações por danos causados a terceiros em decorrência dos serviços profissionais.

Cobertura 


Este seguro protege de algum erro praticado na prestação dos serviços da companhia. Sendo assim, tem a intenção de amparar eventuais prejuízos decorrentes de qualquer negligência, imperícia e/ou imprudência na atividade profissional.  

Além disso, cobre omissões e ações involuntárias e é direcionado, principalmente, a categorias que possuam órgão regulador (como, por exemplo: escritórios de engenharia, hospitais, construtoras, clínicas veterinárias, escritórios de advocacia e cartórios). 

De maneira geral, é indicado para empresas prestadoras de  serviços, as quais estão sujeitas a ocasionar danos não intencionais a terceiros.

Quem pode solicitar 


No caso dessa modalidade de seguro, a contratação pode ser feita pela empresa ou diretamente pelo profissional, devidamente inscrito em sua entidade de classe reguladora.

Por que contratar?


Após conhecer os objetivos e as características dos Seguros D&O e E&O, fica claro como eles são importantes para as empresas e os profissionais.

Isso porque, muitas vezes, decisões precisam ser tomadas, e, somente depois de um tempo, é que o profissional percebe que foram equivocadas e que acabaram gerando prejuízos. 

Além disso, nenhum profissional está livre de cometer um erro no exercício de sua função. Nesses casos, tanto a empresa quanto o próprio profissional acabam sendo prejudicados, e os responsáveis precisam arcar com eventuais prejuízos utilizando até mesmo o seu patrimônio pessoal.

Portanto contratar um Seguro de Responsabilidade Civil é indispensável para mitigar os riscos do negócio e para resguardar os profissionais caso algo não saia como o previsto.

A contratação também é fundamental para que a companhia esteja preparada para lidar com imprevistos e para prestar o apoio necessário aos terceiros lesados.

Importante ressaltar que esses seguros são indicados independentemente do porte da empresa, já que, em negócios de diferentes tamanhos, o risco sempre existe.

Quando o seguro deve ser contratado?


O ideal é que os Seguros D&O e E&O sejam contratados logo no início das atividades e que a cobertura seja mantida sem interrupções. Afinal, não há como prever quando algum dano será causado, reclamado ou quando um erro será cometido.

Sendo assim, é sempre bom estar preparado e ter uma cobertura que atenda aos riscos possíveis ao tipo de atividade desenvolvida.

E saber a diferença entre os Seguros D&O e E&O é o ponto de partida para ir em busca de uma cobertura adequada para cada caso, garantindo a segurança patrimonial dos segurados em casos de reclamações, ações judiciais e despesas, que, sem os seguros, podem representar grandes problemas às empresas e até a falência pessoal de um administrador ou de outro profissional que comenta um erro no exercício de sua profissão.

Contrate seu seguro hoje mesmo! Entre em contato com a MDS por meio do nosso site e tenha todos os detalhes sobre a contratação.