voltar

NOVEMBRO AZUL: A SAÚDE MASCULINA EM DESTAQUE

04.11.2020
Novembro Azul MDS

O Novembro Azul é uma campanha de conscientização dirigida à sociedade para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata – glândula responsável por produzir parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides, liberado durante o ato sexual.

A data foi criada em 2008 pelo Ministério da Saúde, quando lançou a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem com o objetivo de fortalecer a saúde da população masculina e ajudar na prevenção de doenças. A ação ganhou força quando identificou-se que grande parte dos homens só vai ao médico já com as doenças em estágio avançado, o que, muitas vezes, pode comprometer a cura.

Câncer de Próstata

Câncer de próstata é o tumor que afeta a próstata, glândula responsável por produzir parte do sêmen e é o segundo tipo de tumor maligno mais comum entre a população masculina. 

Triste realidade

Em 2018, foram registradas 15.576 mortes por esse mal. E a expectativa de novos casos em 2020 é ainda maior: 65.840. È preciso cuidar-se e estar atento aos males à saúde que podem ser evitados. 

Outras doenças que também podem atingir os homens

  • Andropausa: entre 40 e 55 anos, os homens apresentam uma queda nos níveis do hormônio testosterona. As mudanças ocorrem muito gradualmente e podem se revelar por meio de alterações nas atitudes, humor, fadiga, perda de energia, libido e agilidade física.

  • Disfunção Erétil: é a incapacidade de o homem conseguir obter e manter uma ereção do pênis suficiente para uma atividade sexual satisfatória. Pode ser um sinal de doenças crônicas em atividade ou mesmo problemas psicológicos. Nem sempre o fato de não conseguir ter uma ereção adequada se traduz em disfunção erétil, porém se isso ocorrer de forma frequente, o ideal é consultar um médico urologista para uma avaliação adequada.


Os males abaixo são comuns em homens e mulheres, sem distinção:

  • Doenças Cardiovasculares:  são enfermidades cardíacas que afetam o coração e os vasos sanguíneos, como por exemplo o infarto, a angina e o AVC. Homens de até 50 anos sofrem mais com essa condição do que as mulheres da mesma faixa etária, e este fato está associado à susceptibilidade em desenvolver algumas doenças como hipertensão arterial, colesterol alto e alcoolismo em maior grau que as mulheres.

  • Diabetes:  a diabetes é uma doença silenciosa que cada vez mais atinge homens no Brasil e no mundo, e está muito associada a hábitos de vida pouco saudáveis. A enfermidade é diretamente associada ao surgimento de outras patologias e disfunções no homem, incluindo a erétil.

  • Obesidade: é o aumento excessivo de gordura corporal, que, por sua vez, funciona como fator de risco para diversas outras doenças. Pessoas do sexo masculino são mais acometidos por esse problema no comparativo com as mulheres

Você Sabia?

Muito embora a prevenção ainda seja o procedimento mais recomendável, muitos homens ainda não têm o hábito de fazer um check-up anual.

 Cuide-se! Inclua essas ações em sua rotina, e tenha mais saúde!

  • Pratique atividade física de forma regular. E lembre-se de que esta prática não precisa ser tediosa: algumas combinações podem tornar os exercícios bem mais prazerosos que se imagina, por exemplo: exercitar-se acompanhado de um amigo ou familiar.

  • Alimente-se bem e de forma saudável. Isso não significa fazer dieta, o segredo está no equilíbrio.

  • Mantenha o peso adequado. Independente do tipo de corpo que você tem, o importante é manter o peso adequado para você.

  • Mantenha consultas médico de forma regular. De acordo com a sua idade e questão de saúde, é possível optar por um clínico geral, cardiologista, urologista entre outros.


Seja do tipo que cuida da saúde!

 

#MDSBrasil #Novembroazul #Prevenção #Cancerdeprostata #Saude #Health #DicasMDS