voltar

OS DESAFIOS DO MERCADO DE SEGUROS NO CENÁRIO PÓS-PANDEMIA

11.09.2020
Ariel Apólice 25 anos

A pandemia do coronavírus, que já atinge mais de 100 países, transformou os padrões de consumo e impactou diversas indústrias pelo mundo, inclusive o mercado de seguros. Os cancelamentos de diferentes eventos, sejam esportivos, acadêmicos ou corporativos, as tramitações relacionadas a cobertura de seguros de vida e saúde e também o aumento das dúvidas e reclamações relacionadas ao seguro de property (ligado a proteção dos bens e ativos de empresas que passam por situações inesperadas de danos ou perdas patrimoniais) são alguns dos exemplos desafiadores que este setor enfrenta atualmente.

A MDS Brasil, uma das principais corretoras do País no segmento de seguros, resseguros, gestão de benefícios e consultoria de riscos, está atenta aos desdobramentos da crise atual. Quando a pandemia começou, a MDS Brasil estava bem preparada e colocou rapidamente sua operação em trabalho remoto sem qualquer prejuízo a produtividade e ao atendimento aos clientes.

Mesmo com o novo formato de trabalho, a indústria de seguros terá que calcular os danos da pandemia e seguir em frente. O impacto nos negócios, em geral, tende a influenciar diretamente na geração de prêmios em 2020 e, independentemente do cenário, as empresas do setor de seguros terão que gerenciar riscos que aumentam a cada dia, afetando a realidade dos seus clientes e até mesmo o próprio mercado.

Para permitir mais agilidade nesse momento, a MDS Brasil tem encarado com cautela a pandemia e também está pronta para ajudar as companhias na retomada dos negócios, oferecendo soluções inovadoras para as necessidades de mercado. Afinal, cabe às corretoras e seguradoras adotar uma aproximação consultiva e criativa para a oferta de alternativas que tragam tranquilidade para os clientes, mantendo uma relação de custo e benefício eficaz. É preciso fazer isso de forma rápida, adotando modelos flexíveis que abracem todo o contexto da inovação disruptiva.

Para avançar em conjunto com essas transformações, em um cenário cada vez mais digital, o universo dos seguros precisa oferecer mecanismos de proteção que avancem com o novo momento de Cyber Risks e com as mudanças nas relações de trabalho da era pós-covid—l9, A comunicação remota entre profissionais e empresas e o transporte de informação sensível em dispositivos móveis são pontos nevrálgicos da nova economia digital, que abre mais flancos para um possível ataque ou perda de dados, e representa um nicho importante a ser explorado.

Segundo a Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), os desafios não param por aí e o segmento de seguros será afetado por esta crise epidemiológica e econômica até 2021 , Mas o desempenho resiliente desse mercado e seu alto padrão de eficiência possibilitarão uma retomada gradual. 

Na MDS, por exemplo, foram definidas prioridades como cuidar das pessoas, preservando empregos, benefícios e a segurança de todos com o trabalho remoto. Já para os clientes, a companhia se colocou à disposição para analisar cenários e indicar oportunidades. Tiramos muitos aprendizados deste período, como a importância da agilidade nas tomadas de decisões, o fortalecimento dos canais de comunicação internos e externos, o reforço das bases e sistemas tecnológicos que viabilizam a plena funcionalidade dos negócios e, principalmente, o olhar atento e humanizado para o nosso ativo mais valioso: as pessoas – sejam elas clientes, funcionários, parceiros ou outros stakeholders.

Neste momento desafiador que o mundo enfrenta, é essencial contar com publicações como a Revista Apólice, que neste ano celebra seus 25 anos de existência, para manter o público informado com o que de fato é relevante. Parabenizamos a Revista Apólice pelo seu 25º aniversário. Para a MDS Brasil, é uma honra poder contribuir com o segmento de seguros em assuntos essenciais abordados por essa mídia. 

 

#MDSBrasil #Seguros #Insurance #Tendencias #Trend #Perspectivas #Insights #Pandemia

 

Conteúdo extraído da matéria original no especial de 25 anos da Revista Apólice: https://www.revistaapolice.com.br/2020/08/edicao-257/