voltar

QUAL A IMPORTÂNCIA DO SEGURO DE ACIDENTES PESSOAIS?

08.04.2021
seguro contra acidentes pessoais

O Seguro de Acidentes Pessoais oferece coberturas desenvolvidas para proteger financeiramente o segurado em caso de invalidez permanente (parcial ou total) e outros riscos causados exclusivamente por causas acidentais. Também conhecido como seguro acidente ou seguro contra acidentes pessoais, este tipo de apólice também abrange coberturas voltadas aos beneficiários do segurado em caso de seu falecimento acidental.


Quando o foco é a segurança financeira, o Seguro Acidentes Pessoais atua como uma salvaguarda para garantir que tanto o segurado quanto sua família estejam amparados e protegidos frente às situações adversas ou mesmo inevitáveis, afinal, riscos e imprevistos  podem acometer pessoas de todas as idades. Por isso a MDS Brasil vai explicar neste artigo como o Seguro de Acidentes Pessoais funciona e quais são seus benefícios para quem busca se proteger e proteger sua família.

Seguro de Acidentes Pessoais: principais coberturas

O pacote de cobertura do seguro contra acidentes pessoais costuma variar de acordo com as  necessidades do contratante frente aos diferentes planos que as seguradoras podem lhe oferecer. No entanto, as principais coberturas disponibilizadas nesse segmento são delimitadas de acordo com a gravidade do sinistro.


  • Invalidez permanente total por acidente (IPTA): quando o segurado fica permanentemente impossibilitado de realizar suas atividades por causa de lesões físicas acidentais estipuladas no ato da contratação do seguro. A cobertura abrange impotência funcional ou a perda definitiva de um órgão, membro ou função do corpo humano, como por exemplo, perda total da visão, impacto mental total e incurável, perda total dos membros ou das funções das mãos, braços, pernas e pés. 


  • Invalidez permanente por acidente (IPA): diferentemente da indenização integral dedicada aos casos de invalidez total, a cobertura para invalidez permanente por acidente é proporcional à gravidade da lesão causada acidentalmente ao segurado. Para isso, é usada uma base de cálculo para o grau de limitação causado à função, órgão ou membro afetado, que pode ser considerada mínima, média ou alta. 


  • Invalidez permanente por acidente majorada (IPA majorada): cobertura em que o contratante do seguro de acidentes pessoais recebe o valor integral do capital segurado quando uma parte específica do seu corpo (que lhe é fundamental para o exercício de suas atividades) é comprometida em um acidente. Ou seja, o segurado pode voltar 100% da cobertura para um órgão ou membro indispensável para sua profissão, como, por exemplo, um artista ou atleta que "assegura suas pernas”.


  • Morte acidental: quando o segurado vem a falecer de causas acidentais estipuladas, seus beneficiários recebem a indenização estipulada na apólice. Neste ponto, é importante compreender completamente as cláusulas do seguro de acidentes pessoais, pois, diferentemente de um seguro de vida convencional, este tipo de cobertura costuma não atender os chamados riscos excluídos por causas naturais, como doenças.



O Seguro de Acidentes Pessoais também cobre casos de invalidez temporária?

Toda cobertura deve ser verificada no ato da contratação do seguro de acidente, mas, geralmente, os pacotes oferecidos incluem também as chamadas diárias de incapacidade temporária. Quando adquiridas na apólice, o segurado recebe valores indenizatórios correspondentes aos dias em que não pode trabalhar por causa das lesões físicas causadas pelos tipos de acidentes cobertos em seu contrato.

Este tipo de cobertura que pode ser incluída no Seguro de Acidentes Pessoais é uma proteção importante para profissionais e autônomos que venham ficar impossibilitados de exercer suas atividades após sofrer um acidente. É importante lembrar que o valor da diária de incapacidade temporária deve ser estipulado de acordo com os limites fixados e de acordo com as ocorrências acidentais discriminadas na apólice.  

O que um Seguro de Acidentes Pessoais não cobre?

Geralmente, o seguro contra acidentes não abrange os riscos de invalidez causados por doenças pré-existentes ou laborais e também quando ocorre morte natural do segurado. Para essas situações, existem outros tipos de seguros disponíveis.


O seguro de acidentes pessoais também exclui riscos que não se enquadram no conceito de acidente como, por exemplo, catástrofes naturais, atos dolosos ou ilícitos praticados pelo beneficiário ou qualquer ato de alto risco assumido  praticado sem que haja uma necessidade justificada.

O que considerar ao contratar um Seguro de Acidentes Pessoais?

Considerar que um seguro de acidentes pessoais será somente acionado somente quando for necessário conter prejuízos financeiros causados por sinistros que levem à invalidez ou a morte acidental do segurado.


Verificar a base de cálculos para indenizações referentes à invalidez permanente ou parcial por acidentes

Contratar o seguro contra acidentes pessoais junto a uma corretora de seguros especializada, como a MDS Brasil, capaz de avaliar as melhores opções do mercado para as suas necessidades profissionais e pessoais, sempre com o melhor custo-benefício.


Acompanhar atentamente a vigência e prazo de renovação da apólice do seguro de acidentes. Não se esqueça de atualizar os dados do contrato quando necessário. 

A MDS Brasil ajuda você a contratar o Seguro de Acidentes Pessoais de acordo com o seu perfil e suas necessidades.

Além de coberturas diferenciadas, sempre elaboradas a partir de uma análise individualizada para suas reais necessidades, o Seguro de Acidentes Pessoais da MDS Brasil também abrange vantagens exclusivas que são extensivas ao seu cônjuge, filhos e pais, com correção anual do capital segurado.


Fale com a MDS Brasil e tenha uma apólice de Seguro de Acidentes Pessoais personalizada, com proteções eficientes para garantir sua segurança financeira e de seus familiares com mais economia e serviços exclusivos.

Proteger o seu mundo é a nossa ambição



Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, você está consentindo o seu uso.Saiba mais

Compreendi