voltar

SEGURO DE RESPONSABILIDADE CIVIL AMBIENTAL: PROTEJA A IMAGEM E A REPUTAÇÃO DA SUA EMPRESA

07.05.2021
SEGURO DE RESPONSABILIDADE CIVIL AMBIENTAL: PROTEJA A IMAGEM E A REPUTAÇÃO DA SUA EMPRESA

Em abril a MDS Brasil participou do evento "Valoração de Danos Ambientais, Gestão de Riscos e Seguros”, no qual foi discutida a importância de práticas na responsabilidade ambiental, termos como ESG e soluções de sustentabilidade.

Trouxemos um pouco do assunto
 nesse blogpost exclusivo. Confira! 

 

O dia a dia das atividades empresariais é cercado de riscos que podem levar a danos pessoais, ambientais e materiais. Porém, há outra seara de ameaças que nem sempre estão mapeadas e, caso venham a acontecer, podem ocasionar efeitos irreversíveis no solo, ar ou água, além de afetar espécies protegidas, habitats naturais e a reputação da empresa responsável. Esses são os riscos ambientais. 

 

Confira, a seguir, uma análise sobre o que é o seguro de responsabilidade ambiental, bem como suas diferentes bases e as vantagens de adquiri-lo.  

 

O que é o seguro de responsabilidade ambiental? 


Em países desenvolvidos, o sistema de seguro de responsabilidade 
ambiental entrou em um estágio relativamente maduro. Esta solução não apenas desempenhou um papel único na dispersão de riscos ambientais de empresas poluidoras, ao proteger os interesses ambientais de terceiros e reduzir as pressões ao governo, mas também fortaleceu as seguradoras que supervisionam e gerenciam a proteção do meio ambiente e a prevenção de danos ambientais.  

As pessoas geralmente associam o seguro de responsabilidade ambiental a reivindicações pesadas, como petroquímica, mineração e indústria de resíduos, entretanto, é importante reforçar que muitas notificações ambientais vêm de setores não tradicionais da indústria, incluindo construção, shopping, propriedade privada, manufatura, hospitalidade e saúde. 

Além de gerenciarem suas operações e funcionários, os proprietários de empresas também são responsáveis ​​pela proteção ambiental. Por isso, na aprovação e manutenção de um estabelecimento estável, deve-se observar um grande número de leis e regulamentos que tratam da proteção da natureza e do meio ambiente e incluem a responsabilidade por não conformidades e por incidentes. 

Conforme já descrito acima, o seguro de responsabilidade ambiental é frequentemente usado como um termo genérico no seguro de responsabilidade por danos ambientais. Embora o risco ambiental seja uma ameaça no que diz respeito à gravidade, ele pode ter um impacto no que diz respeito à reputação e ao financeiro da empresa. 

Por que os riscos ambientais representam uma ameaça à empresa? 


Os
 riscos ambientais estão no topo da agenda das reuniões de gestão, pois ameaçam a reputação e a posição financeira da empresa. Apesar dos melhores esforços de muitas empresas, acidentes ocorrem resultando em destruição ambiental, lesões corporais ou danos à propriedade.  

À medida que a conscientização do público sobre a proteção ambiental aumentou, os investidores começaram a prestar atenção às informações de proteção ambiental das empresas, e o desempenho ambiental também começou a influenciar as decisões de investimento. Contudo, quando uma empresa sofre um acidente de poluição ambiental, isso prejudica gravemente sua imagem e reputação da empresa e também faz com que o mercado de capitais reaja negativamente ao empreendimento que causou o acidente.  

Além disso, acidentes ambientais graves são geralmente acompanhados de uma série de incidentes de multas, indenizações e litígios. Fatores como esses tendem a afetar as expectativas dos investidores quanto aos lucros futuros da empresa por muito tempo após o acidente e terá um sério impacto negativo sobre o valor da marca. Não por acaso, a cobertura ambiental reveste-se de grande importância no contexto atual para recorrer e resolver os numerosos processos judiciais de reclamação, tendo em conta a tendência crescente de tornar a responsabilidade estrita em muitos casos. 

Uma equipe de Seguro de Responsabilidade Ambiental composta por verdadeiros profissionais em engenharia, consultoria, subscrição, empreendedorismo e gestão de risco é capaz de fornecer as melhores soluções a empresas de todos os portes e segmentos por meio de estreita colaboração e compartilhamento de conhecimento. 

O seguro de responsabilidade ambiental é exigido por lei? 


Tal como o seguro de responsabilidade civil ou empresarial, o seguro de responsabilidade ambiental também é uma
 apólice contratada de forma voluntária. No entanto, para as empresas que lidam com substâncias perigosas para o meio ambiente, é extremamente aconselhável que os riscos sejam cobertos por uma apólice de seguro adequada. Caso contrário, a existência da companhia pode ser posta em perigo devido às elevadas exigências em caso de danos. 

Por que considerar um seguro de responsabilidade ambiental? 


O seguro de responsabilidade ambiental é recomendado para todas as empresas que trabalham com
 sistemas ambientalmente relevantes e armazenam substâncias ambientalmente perigosas 

Os sistemas típicos são: 

  • tanques de óleo; 
  • estações de tratamento de esgoto; 
  • tanques de combustível e produtos químicos; 
  • separadores de óleo; 
  • produção de tintas; 
  • produtos químicos.  
  • Entre outros. 

Os danos resultantes devem ser segurados separadamente pelo seguro de responsabilidade ambiental. Além das proteções já mencionadas, o seguro ambiental tem relevância nos temas ligados a ESG 

ESG: você sabia? 


Apesar de já ser discutido há anos, o termo ESG (Environmental, Social & Governance
), na sigla em inglês, é o assunto do momento em meio aos investidores e se tornou tendência após vários movimentos que discutiram a sustentabilidade.  

Environmental, Social and Corporate Governance (ESG) pode ser traduzido para o português como Meio Ambiente, Social e Governança Corporativa (ASG). São os três pilares da sustentabilidade que determinam algumas atitudes específicas para cuidar do meio ambiente, realizar ações sociais e garantir a organização e compliance dentro das companhias. Mas que tal citar ações envolvendo cada um dos três pilares? 

Environmental 


Esse pilar determina 
práticas sustentáveis dentro das empresas, que promovam o gerenciamento de resíduos e efluentes, a economia circular, uso de energias renováveis, redução de emissões de gases de efeito estufa (CO2, gás metano), eficiência energética e preservação ambiental. As empresas devem realizar uma série de ações e programas voltados à sustentabilidade para estar alinhadas a esse primeiro pilar. 

Para alcançar esse índice, as companhias precisam reduzir as emissões de carbono, a fim de evitar o aquecimento global, além de adotar programas de eco eficiência e, até mesmo, desenvolver produtos voltados ao setor ambiental. As companhias também devem fazer toda a gestão dos resíduos, incluindo a logística e manufatura reversa de eletrônicos. 

Empresas totalmente sustentáveis, que cuidam do meio ambiente ao promover a economia circular e fazer a gestão de gases de efeito estufa, são muito visadas pelos investidores. O tema ambiental está em alta no mundo dos negócios e impacta diretamente na imagem das companhias. Portanto, ser sustentável é um fator relevante para os acionistas na hora de escolher onde aplicar o dinheiro. 

Social 


pilar social determina ações sociais que contribuem com o bom relacionamento e ambiente de trabalho para os colaboradores das empresas, inclusão e diversidade, direitos humanos, proteção de dados e práticas para ajudar comunidades ou pessoas carentes. 

Uma empresa alinhada a este critério social é aquela que reconhece seus colaboradoresdesenvolve pessoasoferece melhorias na qualidade de vida com boas relações de trabalho, promove doações e auxílios aos mais necessitados e incentiva o trabalho voluntário dentro de comunidades. 

A parte social das empresas é cada vez mais vista por toda a sociedade. É um dos requisitos mais importantes para ter uma boa imagem no mercado. Crises podem gerar prejuízos gigantescos para companhias que não se preocupam com esse aspecto, capaz de gerar grandes impactos financeiros e queda nas ações. 

Corporate Governance 


A
 governança corporativa nada mais é do que regras de compliance, código de conduta das empresas e toda a forma de administração, que deve primar pela transparência e atendimento às legislações vigentes.  

Algumas ações que podem ser citadas são:  

  • definir, assegurar, promover e induzir boas práticas dentro da companhia;  
  • garantir a gestão eficiente de riscos,  
  • adotar práticas de proteção aos direitos dos acionistas,  
  • ter um conselho totalmente independente;  
  • ter o compromisso da geração de valor aos investidores; 
  • tudo com total ética e transparência na governança. 

A governança corporativa é de extrema importância para o bom funcionamento da empresa. Quando uma companhia é desorganizada, não possui um código de conduta e nem cumpre a legislação, pode ter problemas dentro e fora da organização, o que impacta diretamente no valor das ações e o financeiro da organização. 

Uma das ações foi a carta para cotistas, investidores e parceiros redigida por Laurence Fink, CEO da BlackRock, uma das maiores companhias do mundo de gestão de investimentos. O empresário já falava sobre sustentabilidade desde 2016, mas somente no fim de 2019 focou totalmente no assunto. O influente empresário defendeu que as mudanças climáticas afetam diretamente a economia e reconhece que as empresas alinhadas aos critérios ESG obtêm resultados financeiros melhores. Por isso, a BlackRock decidiu recomendar ações dessas companhias nas carteiras que oferecem aos seus clientes. 

Além disso, entre outros movimentos colocaram o assunto em foco, destaca-se Acordo de Paris, em 2015, que discutiu o problema das mudanças climáticas e a responsabilidade dos países em diminuir as emissões de carbono. A sustentabilidade e aquecimento global também foram discutidos no World Economic Forum Annual Meeting, em Davos.  

Não há como deixar de citar o comprometimento de diversas empresas em relação aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU e o número de signatários do código de sustentabilidade dos Princípios para o Investimento Responsável (PRI). O PRI representa o compromisso dos grandes investidores institucionais do mundo de investir em negócios sustentáveis. 

Há também, desde 2005, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da bolsa de valores brasileira (B3), que apoia os investidores na hora de decidir onde aplicar o dinheiro, além de resoluções como do Conselho Monetário Nacional (CMN), criada em 2014, que determina que as instituições financeiras autorizadas pelo Banco Central devem adotar uma Política de Responsabilidade Socioambiental (PRSA), influenciando as companhias a adotarem as práticas ESG como uma nova realidade no mundo dos negócios. 

O mundo observou esses movimentos e discussões com atenção e o ESG passou a ser o centro das atenções para os investidores. As corporações estão cada vez mais preocupadas, não só com a sustentabilidade, mas também com a exposição de riscos socioambientais que impactam diretamente nos negócios e estabilidade das ações, levando investidores a adotarem o conceito de "investimentos responsáveis” como fator decisivo na alocação de recursos. Afinal, as práticas ESG impactam diretamente na imagem da empresa e, consequentemente, há um aumento ou diminuição no valor das ações.  

A importância de ser ESG 


Praticar os três pilares da sustentabilidade é uma tarefa árdua para as empresas, mas que traz
 resultados positivos no mundo dos negócios, vantagem competitiva, lucratividade e melhora da reputação e valoração ao longo do tempo.  

Além da parte ambiental, as organizações passam a realizar ações sociais para garantir melhores condições de trabalho e um ambiente de reconhecimento e diversidade dentro da empresa. Dentro do pilar social, as companhias buscam, cada vez mais, ajudar comunidades e pessoas carentes. Já na área da governança corporativa, as empresas buscam o compliance transparência para garantir processos justos que atendam à legislação. 

Portanto, estar alinhada aos pilares ESG significa cuidar do planeta e garantir que o mercado veja a empresa de forma positiva para atrair investimentos e movimentar a economia. 

A MDS Brasil disponibiliza o seguro de responsabilidade ambiental mais adequado às necessidades da sua empresa e fornece proteção à sua marca, de maneira otimizada e abrangente, contra as consequências financeiras. 

Conte com esta solução para: 

  • Verificação de reclamações de danos; 
  • Cobertura dos custos de pedidos de indenização justificados; 
  • Defesa contra reclamações injustificadas ou excessivas sem custo adicional. 

E muito mais.  

 

 

Aproveite para nos acompanhar no FacebookLinkedIn e Instagram e ficar sempre por dentro dos melhores seguros e serviços para proteger seus bens, sua família e seus negócios!