voltar

SEGURO EDUCACIONAL: POR QUE DEVO INVESTIR EM EDUCAÇÃO?

24.01.2022
Seguro Educacional MDS

No dia 24 de janeiro é celebrado mundo a fora o Dia Internacional da Educação, instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2018. A data tem como objetivo enfatizar a importância do ensino e entender as dificuldades da área, como desigualdade social e inclusão. 

A área evoluiu muito com o tempo, mas, ainda assim, apenas 21% dos brasileiros com até 34 anos têm um diploma de ensino superior. O levantamento do Ministério da Educação, feito em maio de 2021, mostra que a educação do país tem um longo caminho a percorrer. 

A pandemia do coronavírus, que acometeu o mundo no início de 2020, mudou os rumos da educação no Brasil, fechando escolas e faculdades por mais de um ano. Apesar das instituições estarem reabrindo aos poucos, o cenário enfrenta as cicatrizes deixadas pelo ensino a distância. 

Em 2021, mais uma marca histórica negativa para a educação brasileira. A taxa de evasão de alunos das universidades públicas chegou a 36,6%, o que representa quase 3,5 milhões de estudantes, segundo o Semesp. No ano de 2020 havia sido ainda pior, com um percentual de 37,2% — 3,78 milhões de abandonos. 

Em meio a dificuldades que podem surgir repentinamente como desemprego, doença, falência ou até mesmo óbito, é importante garantir que o investimento dedicado à educação esteja seguro. Por isso, optar por um seguro educacional pode ser ideal. 


Como funciona o seguro educacional?
 

Embora a iniciativa não seja tão popularizada no Brasil, há formas de assegurar o pagamento das mensalidades desde os primeiros anos na escola até o ensino superior. 

Oferecido pela própria instituição de ensino, o seguro educacional nada mais é do que a medida de emergência caso algum imprevisto não permita a continuação dos gastos estudantis. 

Caso os pais — ou responsável — por arcar com os pagamentos da mensalidade escolar, ficar impossibilitado, por motivo de desemprego, afastamento por doença ou acidente, óbito por qualquer causa ou Invalidez a seguradora é quem assume e paga diretamente para a instituição de ensino. 

A forma de contratação do seguro educacional pode variar, sendo válida por apenas um ciclo escolar ou até a conclusão da faculdade. Isso fica à escolha do segurado. Além disso, há o seguro coletivo, oferecido pela própria instituição, com custo abaixo do padrão; e o seguro individual, com valores superiores. 

A importância de obter um seguro educacional 


Cada seguro é importante com suas próprias particularidades, com o seguro educacional não é diferente. Como todos os investimentos, o seguro necessita ser feito quando, de fato, há necessidade.
 

Tanto para ter aquela segurança a mais na educação dos filhos, quanto para se proteger de possíveis instabilidades financeiras, há muito o que levar em conta para contratar o serviço. 

Separamos três pontos importantes para levar em conta antes de obter o seguro educacional: 

  • Escolha da seguradora: é imprescindível que a seguradora seja de confiança e respeitada no mercado. A decisão de uma boa seguradora pode fazer total diferença no futuro, evitando prejuízo e arrependimento; 
  • Investimento em educação: mais do que nunca, é importante colocar a educação dos filhos como prioridade. Entender os benefícios que uma boa instituição de ensino pode trazer para o futuro é essencial; 
  • Cobertura certa: além de optar por uma boa seguradora, escolher a cobertura que mais se adequa é fundamental, seja para um ano letivo ou para a jornada escolar completa, entender quais são as carências e requisitos para cada cobertura é crucial. 

A seguradora ideal 

Fazer um grande investimento envolve vários fatores, para evitar riscos e possíveis prejuízos, escolher uma seguradora é um dos passos de maior relevância. Respeitada no mercado de seguros do Brasil, a MDS atua em todos os segmentos do seguro no país, e está presente em oito estados no território nacional. 
Em maio de 2021, a MDS adquiriu a QH Consult, corretora do segmento educacional que é líder no ramo. Com mais de 20 anos de experiência no mercado, a QH Consult está presente em 21 estados do Brasil. 

Por que escolher a QH Consult? 

Ainda há muito o que desbravar no cenário de seguros educacionais no Brasil, e o portfólio de seguros e soluções financeiras da QH Consult pode ser um parceiro poderoso nessa jornada. 

Com dois seguros principais em seu catálogo, a empresa visa atingir o custo escolar de um aluno cujo responsável seja acometido por doenças, desemprego, invalidez ou óbito; além disso, a corporação também busca atender as instituições particulares que desejam proteger seus alunos nas redondezas de sua propriedade ou em atividades externas. 
Conforme divulgou a MDS para a revista IstoÉ, 87% das instituições de ensino do país não possuem nenhum seguro. A precaução em tarefas rotineiras deve sempre estar em pauta, um seguro educacional pode ser um aliado em momentos de apuro.
 
Conheça mais sobre a QH Consult no vídeo abaixo: 



A aquisição da empresa pela MDS mostra a importância de estar atento às dificuldades financeiras e de escolher um negócio líder em seu ramo para consentir tomar conta de uma parte tão fundamental da vida de qualquer um: a educação.
 



Siga também as nossas páginas no 
LinkedInFacebook e Instagram para acompanhar o panorama, as tendências e as novidades do mercado.