voltar

SEGURO OPERADOR PORTUÁRIO: PROTEGENDO SUAS OPERAÇÕES PORTUÁRIAS

11.01.2024
SEGURO OPERADOR PORTUÁRIO: PROTEGENDO SUAS OPERAÇÕES PORTUÁRIAS
Este conteúdo também está disponível em formato de áudio. Clique aqui e ouça!

As empresas portuárias têm enorme importância na logística de transporte nacional e internacional, e esse é um segmento em expansão.

Em 2022, por exemplo, o setor portuário teve crescimento de 15,4% na movimentação de cargas e, conforme informações da Agência Nacional de Transporte Aquaviários (ANTAQ), movimentou quase 800 milhões de toneladas.

Porém, com grandes operações, surgem grandes responsabilidades e riscos. Por isso contratar um Seguro Operador Portuário é indispensável para ter segurança e proteção no desenvolvimento das atividades.

Além de ser um seguro obrigatório para as organizações que atuam com atividades portuárias, ele ainda confere uma série de benefícios ao segurado.

Para entender melhor como proteger suas operações portuárias, confira as informações que reunimos sobre essa modalidade de seguro e conheça suas vantagens e coberturas.

Aproveite a leitura!

O que é o Seguro de Responsabilidade do Operador Portuário?


O Seguro de Responsabilidade do Operador Portuário tem como objetivo proporcionar maior segurança às empresas do setor na realização de suas operações que envolvem inúmeras atividades, como carregamento, armazenagem, gerenciamento de estoque, administração e muitas outras.
Isso é crucial devido às diversas atividades envolvidas, como carregamento, armazenagem e gestão de estoque, que estão sujeitas a imprevistos como incêndios, falta de energia, bloqueios de atracadouro ou ancoradouro, questões climáticas, acidentes, roubos e danos a terceiros.
Portanto, esse seguro evita que a empresa tenha que arcar com prejuízos financeiros significativos decorrentes de tais eventos.

A quem se destina o Seguro RC Operador Portuário?


Qualquer empresa que desenvolva atividades portuárias, como terminais, movimentação, armazéns, transporte e carregamento e descarregamento, pode contratar o Seguro Obrigatório de RC Operador Portuário.

Quais as vantagens em contratar um seguro para operações portuárias?


As vantagens de contratar um seguro para operações portuárias são muitas. Afinal, esse é um segmento que contempla riscos inerentes às atividades.

Dentro disso, uma das vantagens mais importantes é ter respaldo técnico e financeiro no caso da ocorrência de algum evento danoso. Com isso, a empresa garante proteção às operações e infraestrutura, sem comprometer a continuidade do negócio.

Além disso, algumas outras vantagens são:
  • Maior respaldo para a execução das operações da empresa;
  • Proteção para o armazenamento e movimentação das mercadorias transportadas;
  • Mitigação de riscos;
  • Acompanhamento, administração e coordenação de processos de sinistros;
  • Amparo de danos a propriedades de terceiros, cargas, embarcações e navios.

Quais são as coberturas do Seguro Operador Portuário?


As coberturas que o segurado tem acesso são amplas e variadas, para abarcar todas as necessidades desse ramo.

Abaixo reunimos algumas, confira:

Danos materiais, corporais e perdas

Uma das principais coberturas é a proteção contra danos corporais, materiais e perdas causados a terceiros.

Nesse caso, ainda há possibilidade de inclusão de sublimite para:
  • Armazenagem;
  • Danos morais;
  • Poluição súbita;
  • Coleta e entrega;
  • RC-Empregador, incluindo Órgão Gestor de Mão de Obra do Trabalho Portuário Avulso (OGMO).


Bens móveis e imóveis

O Seguro de RC Operador Portuário também fornece indenização por perdas físicas diretas ou por danos físicos diretos que eventualmente atinjam bens imóveis e móveis.

Os bens móveis são maquinários ou qualquer objeto e estrutura que não seja bem imóvel. Já os bens imóveis protegidos são aqueles como prédios, seus conteúdos e as benfeitorias existentes no terreno.

Além disso, é possível adicionar sublimite para:
  • Pagamento de aluguel de imóvel;
  • Equipamentos;
  • Quebra de maquinários;
  • Custos com honorários de consultores e especialistas;
  • Danos elétricos.


Perda de receita

Por fim, o seguro garante ressarcimento se houver perda de receita ou despesa durante período de paralisação em razão de danos nos equipamentos de manuseio ou devido à interrupção no fornecimento de energia elétrica e bloqueio de ancoradouro e atracadouro.

O seguro também faz o ressarcimento ao segurado em casos de despesas extraordinárias e de perdas de receita bruta decorrentes da suspensão parcial ou total das operações da empresa por motivo de:
  • Bloqueio de ancoradouro e atracadouro;
  • Danos a equipamentos de manuseio;
  • Interrupção da energia elétrica.

Como contratar um Seguro Operador Portuário?


Agora que você já sabe o que é um Seguro Operador Portuário e conhece as principais vantagens e benefícios que ele oferece, só falta contratar a sua apólice para garantir maior segurança à sua empresa e tranquilidade na realização das suas atividades cotidianas.

Para isso, conte com a MDS para encontrar as coberturas que mais atendem às suas necessidades e expectativas.

Navegue em nosso site e conheça mais detalhes sobre o Seguro de Responsabilidade Civil Portuário!

Fale hoje mesmo com um de nossos especialistas!