voltar

SEGURO VIAGEM: O QUE É E COMO FUNCIONA ESSE BENEFÍCIO?

22.03.2022
Imagem de casal viajando tranquilo por contar com seguro viagem

Pode apostar que a contratação de um seguro viagem não é artigo de luxo, e sim um recurso fundamental que evita problemas para quem está longe de casa. Afinal, ninguém vislumbra uma viagem com imprevistos, como o extravio de bagagens, por exemplo.

O hábito de uma viagem prazerosa voltou a aquecer o mercado nos últimos meses, afugentando uma crise mundial de grandes proporções que afetou o mundo. Nos oito primeiros meses de 2020, a pandemia de Covid-19 intensificou as quedas das viagens em até 70%, de acordo com a Organização Mundial do Turismo (OMT). 


Agora
, o cenário já é outro. 
 


Diante do avanço da vacinação, tanto o turismo doméstico quanto o internacional voltaram a ganhar fôlego. E, consequentemente, a procura por
seguro viagem também aumentou, principalmente entre os viajantes que entenderam a importância dessa proteção para evitar dores de cabeça e despesas extras, sobretudo, em casos de doenças durante a estadia no lugar de destino.

Essa percepção também se confirma com os dados da CNseg (Confederação Nacional das Seguradoras), que apontam um crescimento de 27,1% nas vendas da carteira no acumulado de novembro de 2020 a novembro de 2021. Em outubro de 2021, por exemplo, foi registrado uma alta de 30% na contratação do seguro viagem.

Em 2022, as perspectivas continuam positivas.  Afinal, no ano passado, o setor de turismo foi marcado pela alta na movimentação de passageiros em portos, aeroportos e rodovias do país, principalmente, durante os feriados prolongados.

Neste ano, o cenário deve continuar propício para o turismo interno, uma vez que, dos 14 dias de folga definidos para 2022 - entre feriados nacionais e pontos 2 facultativos –, 11 deles caem em dias úteis, o que pode ser um fator motivador para esse deslocamento.

Esse mesmo cenário fortalece a ideia de que nunca foi tão necessário pensar em obter um seguro viagem. Por isso, neste artigo explicaremos em detalhes o que é seguro viagem, qual o custo, e como contratar um serviço de qualidade.

Acompanhe com a gente!
 

O que é seguro viagem? 

É muito comum a contração de alguma doença, acidentes e bagagens extraviadas durante uma viagem, o que gera dor de cabeça para o viajante.  


Por isso, embora recomendável para alguns destinos, principalmente internacionais, é sempre indicado contar com um
seguro viagem, serviço cuja finalidade é assegurar a viagem sem conflitos aparentes durante a jornada.


Acesse a página do produto e conte com a MDS para ter viajar com tranquilidade e segurança:


           Seguro Viagem MDS Brasil

Como funciona o seguro viagem? 

O seguro viagem passa a ser válido conforme as condições do contrato. Ele começa a ser utilizado no mesmo dia ou depois de um determinado período acordado entre o cliente e a seguradora.

A grande vantagem é que o suporte pode ser acionado de qualquer lugar, então, caso aconteça um acidente e você esteja em percurso para fora do país, basta entrar em contato com a central de atendimento 24 horas da assistência contratada para que sejam tomadas as devidas providências.

 

Quanto custa um seguro viagem? 

O custo de um seguro viagem depende do destino, do período da estadia e do que consta na cobertura, isto é, quanto maior a cobertura, mais alto será o valor a ser pago. 


Qual a cobertura de um seguro viagem? 

A cobertura da apólice de seguro precisa ser avaliada com cautela, pois é ela que determina os serviços disponíveis para a utilização imediata. Na cobertura básica de um seguro viagem constam: 

  • Despesas médico-hospitalares ou odontológicas; 
  • Traslado médico; 
  • Traslado do corpo; 
  • Regresso sanitário; 
  • Morte em viagem; 
  • Invalidez permanente total ou parcial 

E no seguro viagem internacional? 

Em viagens à longa distância, além dos benefícios anteriores, são incluídos: 

  • Atraso de bagagem; 
  • Orientação em caso de perda de documento; 
  • Cancelamento, interrupção e extensão de viagem; 
  • Assistência jurídica; 

Obs: Esses recursos também podem fazer parte do seguro básico, quando solicitados pelo cliente, no entanto, eles são imprescindíveis para uma viagem internacional.

 

Quais são os tipos de seguro viagem? 

Um seguro viagem não representa apenas as férias, mas também contratações como destinos de trabalho. Veja quais são os vários tipos de coberturas: 

  • Lazer (familiar ou individual) 
  • Trabalho; 
  • Intercâmbio; 
  • Prática de esportes amador 
  • Multiviagens 

Quando contratar um seguro viagem? 

É sempre recomendável que a contratação de um seguro viagem não ocorra imediatamente ou quando a viagem já está em andamento, já que requer uma série de avaliações que precisam ser revistas antes de fechar a mala. 

Imagine sua bagagem extraviada em plena ida do São Paulo a Paris, por exemplo, o custo é especificamente do cliente para a busca do objeto. Já com seguro viagem, você conta com a cobertura dos gastos e agilidade no processo de procura. 
 

Por isso, a averiguação de um seguro viagem deve ser feita semanas ou até meses antes da viagem.

Já o prazo limite para adquirir o benefício costuma ser de 24, 48 horas ou até o momento do embarque, ou seja, há uma vantagem em situações de emergência. Mesmo assim, previna-se!

Como funciona a contratação do seguro viagem com MDS Brasil?

Experiente no ramo de seguros, resseguros e risco, a MDS Brasil é uma das maiores empresas responsáveis por tratar de diversos tipos de seguros com confiança e credibilidade.

Ao cotar seu seguro viagem com a MDS, você conta com uma equipe de especialistas preparada para oferecer as melhores opções de acordo com a sua necessidade, além de
suporte rápido e sem complicações, entre diversos outros benefícios que levam a empresa a ser uma das maiores do ramo.

E o melhor: a MDS Brasil fez uma parceria com a Allpoints, clube de vantagens que troca dinheiro por pontuações e várias vantagens embutidas.

Juntas, as empresas disponibilizam um plano no qual todos os colaboradores e clientes acumulam pontos e trocam por reservas de hotéis, ônibus, voos, aluguéis de carros, e muito mais.
 

Gostou da ideia? Conte com a MDS.


Siga também as nossas páginas no 
LinkedInFacebookInstagram para acompanhar o panorama, tendências e as novidades do mercado.   

Leia também: Seguro de Obra