GESTÃO DE RISCOS CORPORATIVOS: PERDAS RELACIONADAS A CRIMES CIBERNÉTICOS SOMAM MAIS DE US$ 10 BILHÕES EM 2022

18.05.2023
São Paulo, 27 de abril de 2023 – As companhias estão vulneráveis a uma série de desafios que podem variar de perda financeira a danos à sua própria reputação. Entre os principais problemas que as organizações enfrentam na atualidade estão os crimes cibernéticos. O Internet Crime Complaint Center (IC3), agência do FBI, responsável pelas investigações de ataques cibernéticos e invasões a ambientes digitais, recebeu, de acordo com seu último relatório, mais de 800 mil reclamações relacionadas a crimes cibernéticos em 2022, com perdas totalizando mais de US$ 10 bilhões.

Nesse contexto, é fundamental para as companhias mapearem os principais riscos que elas devem enfrentar para se prepararem adequadamente. Para isso, é necessário traçar prioridades e escolher a partir da relação custo x benefício a aplicação de políticas e medidas de segurança para mitigar os riscos identificados.

De acordo com o Centro de Pesquisa Econômica e Empresarial (CEBR), o mundo deve enfrentar recessão em 2023, uma vez que os custos mais altos dos empréstimos destinados a combater a inflação estão provocando a retração de várias economias. O Fundo Monetário Internacional (FMI) afirma que, apesar da inflação no mundo estar caindo, o ritmo não é suficiente para restaurar a estabilidade de preços.

Segundo levantamento do relatório ECIIA | European Confederation of Institutes of Internal Auditing, divulgado em setembro do ano passado, os cinco principais riscos para as empresas em 2023 seriam: cibersegurança e segurança de dados (82%), capital humano, diversidade e gestão de talentos (50%), incerteza macroeconômica e geopolítica (46%), mudança nas leis e regulamentos (44%) e disrupção digital e novas tecnologias (38%).

Diante desse cenário, a MDS utiliza diversas ferramentas lógicas, matemáticas e estatísticas para identificar, mensurar e dar o devido tratamento aos riscos que cada empresa enfrenta. O seguro desempenha um papel importante no gerenciamento de riscos de uma empresa, sendo parte de uma estratégia abrangente e integrada.

As tendências, tecnologias e práticas de gerenciamento de riscos mais recentes e dos principais desafios que as empresas enfrentam atualmente foram discutidos no maior e mais abrangente evento de gerenciamento de riscos do mundo -  RIMS (Risk and Insurance Management Society, Inc.), realizado entre os dias 30 de abril e 3 de maio, em Atlanta, nos Estados Unidos.

Os ciberataques compõem a lista dos 10 maiores riscos globais no curto e no médio prazo, segundo o relatório anual do Fórum Econômico Mundial, e encabeçam o ranking de preocupações do Allianz Risk Barometer 2023. O gerenciamento de riscos é fundamental e um componente importante para a gestão de possíveis ameaças é o seguro, que tem a finalidade de prevenir os crimes cibernéticos que vêm aumentando em gravidade e sofisticação.

De acordo com um estudo da CheckPoint Software, o Brasil registrou alta de 37% no número de ciberataques no terceiro trimestre de 2022, revelando um aspecto de insegurança para empresas e governos. Levantamento da Proofpoint aponta que 78% das empresas brasileiras tiveram, ao menos, uma experiência de ataque de roubo de dados por e-mail, chamado de "phishing”, bem-sucedido em 2022, e 23% delas sofreram perdas financeiras como resultado.

Um programa abrangente e efetivo de Risk Management se caracteriza por um conjunto de ações coordenadas com o objetivo de neutralizar, prevenir e controlar situações que possam gerar despesas e prejuízos ao negócio. A etapa de mitigação de ameaças conta com uma análise quantitativa e qualitativa para saber quais riscos devem ser priorizados e, por fim, culmina na definição de uma solução para resolver ou amenizar o problema.