voltar

CUIDAR DO QUE IMPORTA

25.03.2021
Artigo CEO MDS Brasil 1 ano de pandemia

Por Ariel Couto, CEO da MDS Brasil e Americas Regional Manager da Brokerlink


Completamos, neste mês, um ano de trabalho remoto. Pode ser lugar comum falar das consequências da 
pandemia sob as mais diferentes perspectivas: sanitária, econômica ou emocional, mas todos temos um importante papel na forma como encaramos, reagimos e nos comportamos diante da inevitável realidade. 

Uma visão positiva e ações efetivas são fundamentais para superar este momento e impactar quem nos cerca – seja em nossas vidas pessoais ou profissionais. E, na qualidade de líderes, a responsabilidade é ainda maior,  quemuitas vezes, somos a referência para quem nos observa – dentro e fora da empresa. 

Felizmente, ao longo desses últimos 12 meses, pude, ao lado do Comitê Executivo da MDS, implementar as mais diversas ações para que a nossa equipe tivesse a tranquilidade e o acolhimento necessários para passar por este momento tão difícil. 

No campo sanitário, com a adoção do trabalho remoto e o esvaziamento dos nossos 12 escritórios, procuramos contribuir com a redução da propagação do contágio nas cidades em que atuamos. Repaginamos o portal DE BEM COM A VIDA, que traz as melhores dicas, conteúdos e orientações de prevenção e promoção à saúde, e criamos também o #MDSFOCUSCOVID, um hotsite que condensa informações gerais sobre o vírus, materiais de diferentes formatos, informes do Ministério da Saúde e notícias de mídias do Brasil e do mundo. Por fim, com a ampla utilização de fluxos de assinatura digital, praticamente eliminamos a circulação de documentos, bem como o deslocamento de portadores pelas cidades. 

Do lado econômico, não tomamos nenhuma medida que impactasse nossos colaboradores, tais como demissões, redução de jornada ou suspensão de contratos em função da pandemia e, muito pelo contrário, contratamos novos funcionários ao longo desse período. Em 2020, ainda realizamos a antecipação do pagamento do PPR/Bônus ao nosso time, o que será repetido – e ainda mais antecipado – neste ano de 2021!  Reforçamos também o cuidado com os colaboradores que nos prestam serviços através de fornecedores e, por meio de ações sociais - a exemplo do Programa Reciprocidade, em parceria com a ONG Casa José Coltro - pudemos ajudar as Instituições que apoiamos, que precisam ainda mais de nós neste momento. 

  

A perspectiva emocional requer de nós, líderes, um cuidado ainda maior. Não nos basta "ser”, temos que também "parecer”. Como já disse, todo líder está sendo constantemente observado e um gesto, palavra, ou até a entonação aplicada pode gerar entendimentos ou suposições dissonantes da mensagem que se gostaria de passar. 

E o cuidado com a nossa equipe passa por atenção, cuidado e acolhimento. Ao longo desse período, escolhemos ser uma voz positiva e acreditar que até os tempos mais complexos podem ser transformados por pessoas e para pessoas. Com essa premissa lançamos a campanha We See Hope. Além disso, com incansável apoio da nossa área de Recursos Humanos, adotamos diversas ações nessa direçãocriamos e reforçamos canais abertos de comunicação, realizamos ações em datas festivas como Pascoa, Dia dos Pais, das Mães e das Crianças e Fim de Ano, promovemos Happy Hours virtuais e muitas outras iniciativas que visam manter cada colaborador conectado à empresa, ainda que à distância. 

É muito importante que todos, não somente nas empresas, saibam que não estão sozinhos. Afinal, passar por tudo o que estamos passando se torna mais fácil, ou menos difícil, se estivermos todos juntos – ainda que remotamente. 



Acompanhe os desdobramentos do mercado, notícias, insights e tendências em nossas páginas no 
LinkedIn, Facebook e Instagram  


#MDSBrasil #Pandemia #Pandemic #Covid19 #Coronavirus #Gestao #Management