voltar

GESTÃO DE RISCOS E SEGURO EMPRESARIAL: COMO APLICAR?

03.05.2023
GESTÃO DE RISCOS E SEGURO EMPRESARIAL: COMO APLICAR?
A sua empresa possui uma boa gestão de riscos? Mesmo com marcas fortes e serviços diferenciados, as organizações estão vulneráveis a eventos adversos, o que pode prejudicar o negócio de inúmeras formas.  

Nesse contexto, é imprescindível contar com gerenciamento de riscos para que, caso aconteçam imprevistos, sócios e colaboradores saibam o que fazer. No artigo de hoje, você vai entender tudo sobre o assunto e descobrir como a gestão de riscos e o seguro empresarial devem andar juntos, a fim de assegurar a proteção da sua companhia. 

O que é a gestão de riscos? 


A gestão de riscos, também chamada de gerenciamento de risco, é usada pelas empresas como forma de prevenir situações que possam prejudicar o negócio. Sendo assim, a gestão de riscos envolve a identificação de pontos frágeis da organização e a definição de medidas de enfrentamento

Veja um exemplo prático: somente um funcionário possui conhecimento em executar certa atividade, mas pediu desligamento da empresa. Com isso, os projetos que ele realizava tiveram de ser pausados, até contratar outro profissional adequado à função específica. Isso não faria parte da realidade da organização, caso ela tivesse uma gestão de risco com um planejamento de ações. 

Por que a gestão de riscos é fundamental para os negócios? 


A gestão de riscos é muito importante para minimizar os efeitos de qualquer problema que aconteça no ambiente organizacional. Para você ter uma ideia, a PWC divulgou uma pesquisa que comprova: 7 em cada 10 empresas já passaram por, pelo menos, uma crise nos últimos cinco anos. 

Diante de números como esses, é fato que o gerenciamento de imprevistos é mais do que essencial para manter o futuro do negócio. Ao optar por manter um bom plano de ação contra riscos, a companhia garante que colaboradores, clientes e parceiros fiquem satisfeitos e seguros. 

4 principais formas de trabalhar a gestão de riscos nas empresas 


Existem diferentes maneiras de implementar a gestão de riscos na sua empresa. Elencamos quatro: 

1. Gestão de risco operacional 
Envolve diferentes eventos que podem ocasionar a pausa das operações da organização, como economia, legislação, greves, entre outras situações. 

2. Gestão de risco de liquidez 
Essa medida ajuda a manter dinheiro suficiente no caixa para arcar com todas as despesas obrigatórias de uma empresa. 

3. Gestão de risco de crédito 
Tem o objetivo de proteger o negócio contra imprevistos relacionados à perda de receita financeira, devido à função de vendas a prazo. 

4. Gestão de risco de mercado 
Prepara a companhia para a variação de preços das matérias-primas utilizadas na produção, além de outros recursos semelhantes. 

Vantagens de aplicar a gestão de riscos 


A seguir, confira as vantagens em aplicar o gerenciamento de riscos nas organizações. 

1. Promove o crescimento da empresa 
Ao ter um plano de ações para gerenciar crises, tenha a certeza de estar investindo no desenvolvimento da empresa. Isso porque, com um planejamento, você antecipa eventuais cenários, analisa e monitora todos os objetivos e está preparado para lidar com os imprevistos nesse processo. 

2. Aprimora a competitividade 
Avaliando todos os riscos e estando consciente deles, você já sabe como conter em caso de algum imprevisto acontecer. Portanto, está a um passo à frente dos seus concorrentes. 

3. Contribui para a criação de novas oportunidades 
Com um gerenciamento de riscos, a sua empresa estabelece quais são os melhores investimentos e as estratégias a serem seguidas. Isso representa a abertura de novas oportunidades, já que terá consciência do que é melhor para o negócio. 

4. Minimiza os prejuízos financeiros 
A gestão de riscos é extremamente importante para minimizar os prejuízos financeiros da organização. Afinal de contas, sabemos que imprevistos acontecem, mas estar preparado para eles faz com que você proteja o capital do negócio. 

5. Aumenta a segurança dos seus objetivos 
Com um levantamento de todos os eventuais riscos a que a sua empresa está sujeita, é possível desenvolver os seus objetivos de maneira mais tranquila e eficiente. Isso porque, caso aconteça qualquer imprevisto, já existe uma solução a qual pode ser aplicada rapidamente, contendo os prejuízos. 

6. Qualifica a equipe 
Quando você faz um gerenciamento de riscos, é possível encontrar possíveis falhas na equipe, como a falta de conhecimento sobre algum tema específico. Sendo assim, você pode qualificar o time e desenvolver os profissionais. 

Etapas para realizar a gestão de risco 


Para fazer uma gestão de risco, é preciso seguir algumas etapas, entre elas: 

1. Organização do plano 
Antes de tudo, é necessário organizar o ambiente organizacional de maneira dinâmica, dividindo o processo em fases para que o planejamento siga de forma eficiente. 

2. Identificação dos riscos 
Nessa etapa, é hora de fazer um brainstorming com todos os possíveis eventos que podem ocorrer na sua empresa. A dica é reunir a equipe e os prestadores de serviço, para ter uma visão ampla do negócio e seus riscos. 

3. Mensuração dos riscos 
Com os riscos identificados, é possível prever a mensuração de cada um deles. A partir disso, você consegue encontrar uma solução para cada tipo de imprevisto. 

4. Definição das ações 
Aqui, são escolhidos os métodos e ferramentas para conter e prevenir os riscos, a fim de se manter preparado para os imprevistos identificados que possam surgir. 

5. Monitoramento 
De nada adianta a empresa identificar e realizar um plano de ação para conter os riscos, se o monitoramento não estiver na lista da gestão. Portanto, é preciso estar sempre acompanhando e identificando novas ameaças para manter a proteção da empresa e a eficiência das soluções encontradas. 

Compliance: qual é o papel na minimização dos riscos? 


Os programas de compliance são uma das formas cruciais de garantir que a empresa cumpra com a legislação, o que garante a redução de uma série de riscos à empresa. Caso o negócio não esteja seguindo as normas às quais é obrigada, pode arcar com consequências graves, como multas e sanções geradas por irregularidades, o que ocasiona até mesmo a falência de algumas organizações. 

Sendo assim, compliance significa se manter dentro dos regulamentos e, por isso, é uma das ferramentas utilizadas na gestão de risco. Para aplicar o método, é necessário que as regulamentações da companhia estejam caminhando de forma efetiva. 

Como o Seguro Empresarial está relacionado com a gestão de riscos? 


Uma das maneiras de aprimorar a gestão de riscos do seu negócio é investir em um Seguro Empresarial. A solução serve para proteger os bens e o patrimônio de uma organização, amparando-a em eventos inesperados e amenizando os prejuízos. O serviço é indicado para todos os tipos de segmento. 

Aqui, na MDS, temos o Programa de Gerenciamento de Riscos, um conjunto de ferramentas utilizadas para identificar, avaliar e priorizar o tratamento de situações com potencial de gerar perdas à sua empresa. 

Veja também: Seguro de Crédito

Quer saber mais sobre como aplicar a gestão de riscos? 


Entre em contato com a nossa equipe e saiba como podemos ajudá-lo.