voltar

O QUE SÃO BENEFÍCIOS FLEXÍVEIS E QUAIS AS VANTAGENS DE OFERECÊ-LO!

05.10.2021
O QUE SÃO BENEFÍCIOS FLEXÍVEIS E QUAIS AS VANTAGENS DE OFERECÊ-LO!

Apesar da forte recuperação econômica de 1,2% no PIB brasileiro, os empregadores enfrentam atualmente um conjunto de desafios pós-Covid, o que significa que muitas empresas estão lidando com cortes e restrições orçamentárias. 

Junto a isso, tem-se a ascensão de uma força de trabalho multigeracional e a adoção do trabalho em casa, assim, parece quase impossível agradar a todos com benefícios padrão. 

Como agradar funcionários que podem trabalhar de qualquer lugar do globo e possuem novos hábitos de vida, principalmente em tempos de distanciamento social? Como resposta à pandemia, 60% das empresas que têm equipes remotas adotaram o sistema de benefícios flexíveis.

Não existe uma abordagem única para todos os benefícios dos funcionários. Pessoas diferentes valorizam benefícios diferentes, em diferentes fases da vida. A tendência mais recente são os benefícios flexíveis, onde 87% das empresas veem satisfação dos trabalhadores diante a iniciativa. 

O que são benefícios flexíveis?

Os benefícios flexíveis oferecem uma solução para os desafios impostos por uma força de trabalho multigeracional e um amplo cenário de necessidade de benefícios. 

Com um pacote de benefícios flexíveis os funcionários têm mais controle sobre as vantagens oferecidas pela empresa, pois os indivíduos podem escolher e modificar a combinação de benefícios que estão recebendo a qualquer momento.

Uma ampla gama de opções de benefícios pode ser apresentada aos colaboradores, desde a academia até o vale-creche, que atendem às diferentes necessidades e fases da vida. 

Esta é uma abordagem de benefícios bem vista por 95,79% dos trabalhadores entrevistados, dentre a maioria, gostariam que as empresas adotassem um cartão de multibenefícios, por exemplo.

Qual a vantagem para a empresa ao adotar benefícios flexíveis?

Um plano de benefícios flexíveis pode trazer vantagens significativas para empregadores e funcionários. Eles têm um impacto econômico, é claro, mas também têm um impacto social positivo, melhorando o comprometimento, a motivação e o bem-estar.

Vantagens para empregadores
  • Atração e retenção de talentos: uma empresa que oferece um esquema de benefícios flexível será mais atraente para 78% dos potenciais candidatos. 

  • Compromisso e produtividade: 80% dos trabalhadores geralmente se sentem mais valorizados, o que aumenta seu comprometimento e sensação de bem-estar. Isso, por sua vez, terá um impacto positivo em sua produtividade. (Fonte: FlexJobs)

  • Redução dos custos salariais: 75% dos entrevistados preferem valores pré-pagos. Assim, os funcionários ganham mais dinheiro sem que a empresa precise aumentar o orçamento da folha de pagamento. (Fonte: Pagamentos daVinci)

  • Melhora a marca do empregador: a imagem da empresa melhora à medida que mais e mais profissionais apreciam regalias e benefícios salariais extras. 69% dos funcionários dizem que ter uma gama  ampla de benefícios aumentaria a lealdade. (Fonte: Metlife Employee Benefit Trends)

 Vantagens para os trabalhadores
  • Redução de benefícios fiscais: alguns benefícios estão sujeitos a cobranças fiscais ou descontos, como  vale-transporte e INSS.  

  • Ganho real: os funcionários economizam dinheiro por meio dos benefícios que recebem, pois o empregador os fornece a um custo reduzido ou gratuitamente. 

  • Voluntário e personalizável: o funcionário pode selecionar sua própria combinação de salário e benefícios e decidir se prefere dinheiro ou benefícios para cada opção.

A implantação de planos de benefícios flexíveis

O negócio não se limita a simplesmente oferecer um pacote de benefícios flexível, existem desafios na implementação do programa de benefícios flexíveis. A comunicação do plano pelo empregador é essencial para estimular o engajamento dos funcionários. 

Empregadores e fornecedores de benefícios devem trabalhar em parceria para compreender totalmente e adaptar a oferta do produto para atender às necessidades da força de trabalho da empresa.

Por exemplo, um bom fornecedor de benefícios de saúde e bem-estar costuma produzir materiais de marketing e conscientização internos para promover a saúde diária dos funcionários. 

Nenhum grande benefício será eficaz se os funcionários não souberem que os possuem e como usar. Prepare uma seção em seu manual do funcionário para fornecer informações importantes sobre os benefícios flexíveis que sua empresa oferece.

A força de trabalho futura e o futuro de benefícios flexíveis

Há uma grande expectativa na força de trabalho de hoje de receber uma oferta abrangente de benefícios de um empregador. De acordo com a Glassdoor, 60% das pessoas relataram que os benefícios e vantagens são um fator importante ao considerar a aceitação de uma oferta de emprego.

Os benefícios flexíveis permitem que cada funcionário escolha e combine benefícios para complementar suas necessidades de estilo de vida. Isso não apenas contribui para uma força de trabalho satisfeita, mas 66% dos funcionários afirmam que estão dispostos a ficar com um empregador que oferece benefícios flexíveis.

Descubra o mundo de benefícios flexíveis para funcionários 

Como especialista em seguros corporativos e benefícios  para funcionários orientados por tecnologia, a MDS Brasil está na vanguarda dos mais recentes desenvolvimentos e tendências de benefícios para funcionários, incluindo benefícios flexíveis e ferramentas de tecnologia para RH

Precisa de ajuda para implementar um programa de benefícios flexíveis para funcionários ? Nossa equipe corporativa ficará mais do que feliz em discutir as necessidades de sua organização, explorar como nossas soluções podem ajudar e dar a você uma descrição completa do que esperar de nossos serviços. Sinta-se à vontade para marcar uma consulta conosco hoje!

FALE COM UM DE NOSSOS ESPECIALISTAS 

Siga também as nossas páginas no LinkedIn, Facebook e Instagram para acompanhar o panorama,  tendências e as novidades do mercado.