voltar

SEGURO DE TRANSPORTES: QUANDO A CABOTAGEM PODE SER A MELHOR OPÇÃO?

14.03.2022
SEGURO DE TRANSPORTES: QUANDO A CABOTAGEM PODE SER A MELHOR OPÇÃO?

A cabotagem é um tipo de navegação diferente da que conhecemos, chamada de longo curso (realizada entre portos de variados países), pois, concentra-se em portos localizados no mesmo território que, por sua vez, é uma alternativa viável para compor a cadeia de suprimentos de uma nação continental, como é o caso do Brasil. 

 

Com custos reduzidos em relação à navegação de longo curso e maior capacidade de carga se comparada ao transporte rodoviário e ferroviário, a cabotagem se mostra como um modal promissor, visto que a costa navegável brasileira é extensa, com as principais cidades, polos industriais e centros consumidores sendo localizadas nas faixas litorâneas do território nacional. 

 

Apesar do termo ainda ser bastante segmentado, o crescimento da área é significativo. Apenas em 2021, o setor obteve uma alta de 14%, segundo o portal Portos e Navios. O cenário é promissor para os próximos anos, com a nova lei sancionada pelo presidente brasileiro, especialistas, como o advogado Larry Carvalho, acreditam que a cabotagem aumentará 40% até 2025. 

 

Em sua maioria, os serviços de cabotagem no Brasil são realizados na cadeia de produção e distribuição de produtos agrícolas e industriais, tanto para consumo interno, quanto para exportação e importação. A estimulação da competitividade entre esses produtores pode ter resultado positivo na economia nacional. 

 

BENEFÍCIOS DA CABOTAGEM 

 

"O transporte de cabotagem apresenta inúmeros benefícios em relação a outros modais para carregamento de cargas. O número de acidentes em relação a modelos como o rodoviário é reduzido, logo, diminuem também o número de vítimas, perda ou avaria de mercadorias e, consequentemente, a sinistralidade de apólices para seguradoras”, detalha Rodrigo Fugishima, Superintendente de Transporte, Aeronáutico e Casco da MDS Brasil. 

 

Além disso, o sistema hídrico brasileiro contém certas particularidades que o diferenciam dos outros países do globo. São cerca de 2,3 km de vias interiores economicamente utilizáveis para cada 1 mil km² de área no Brasil, segundo a Agência Brasil. Levando em consideração as condições climáticas favoráveis na maior parte dos meses do ano e uma extensa faixa litorânea sem interferência de outros países. 

 

"Vale ressaltar também, como uma vantagem, a baixa emissão de gases poluentes. Tendo em vista que o sistema de transportes é o principal responsável pelo lançamento de CO2 em solo brasileiro, a cabotagem é o modal que menos interfere no meio ambiente, acrescenta o especialista 

 

Por fim, não podemos deixar de mencionar dois grandes diferenciais dessa opção de transporte: o baixo índice de avarias e perdas de mercadoria e a redução com custos logísticos. O deslocamento de mercadorias por cabotagem tende a manter a integridade da carga por mais tempo, e ainda pode pode consumir oito vezes menos combustível para mover a mesma quantidade de carga em relação a outros modais. 

 

COMO FUNCIONA O SEGURO PARA CABOTAGEM? 

 

De forma mais comum, o seguro para cabotagem está inserido dentro de um guarda-chuva de seguros para diferentes modais, mais especificamente sendo tratados como parte do Seguro Transporte.  

 

A avaliação de um seguro para cabotagem é construída considerando diversos fatores: tipo de mercadoria, embalagem, valores transportados, performance do risco, logística utilizada, percurso, locais de armazenagem e outros fatores específicos para cada segurado. 

  • As coberturas básicas podem incluir riscos de: 
  • Naufrágio 
  • Encalhe 
  • Abalroação 
  • Colisão 
  • Explosão 
  • Incêndio, raio e suas consequências 
  • Ressaca marítima e tempestade 
  • Mudança forçada de rota  
  • Falta de dever do capitão e tripulantes (barataria) 

 

Além destes citados acima, podem ser incluídos riscos maiores, como explosões em armazéns ou vandalismo e pirataria. 

 

COMO CONTRATAR UM SEGURO TRANSPORTE? 

 

Contratar um programa de seguros que englobe todas as etapas de transporte exige uma equipe com total domínio técnico da operação, além de forte atuação no setor de seguros em todas as fases do seu negócio, desde o gerenciamento de risco até a implementação efetiva do programa de seguros. 

 

Nesse sentido, a MDS Brasil é a melhor opção para sanar essa demanda. Confira alguns tipos de serviços são oferecidos: 

  • Análise de risco para contratação de Seguro Transporte; 
  • Projeto de gerenciamento de riscos em transportes e logística (PGR); 
  • Análise logística para a prevenção de perdas (loss control); 
  • Treinamentos. 

Entre em contato conosco e conte com a melhor proteção para as operações de logística da sua empresa. 

 

 

Siga também as nossas páginas no LinkedIn, Facebook e Instagram  para acompanhar o panorama, tendências e as novidades do mercado.